Wednesday, February 25, 2009

Aquecimento Global????

A temperatura chegou a 23 graus Celsius hoje em Albuquerque. Ontem estava uns 20 graus e ate liguei o ar-condicionado do carro na volta pra casa porque eu estava toda empacotada e o carro (parado no sol o dia todo) tava super quente. Hoje usei uma camada a mais por baixo de uma blusa de la e cardigan, uma blusinha sem manga, e tirei as meias antes de dirigir pra casa.
Todo mundo tava usando camiseta la no trabalho e uma cliente minha estava de short!!!
Nao chego a tanto porque de manha quando saio de casa ainda esta meio frio, dai todas as camadas, pra ir descascando...
Isso eh incrivel porque ainda estamos em fevereiro!!!
Hoje deu vontade de passar o dia num parque. Espero que continue assim ate sabado pelo menos. Talvez de pra ir ao Jardim Botanico!
O problema eh que essa temperatura tao alta em fevereiro nao eh normal e, alem de quente, continua super seco por aqui. Nao nevou muito esse inverno e eh a neve acumulada nas montanhas que garante agua durante o resto do ano no deserto.
Mas, enfim, vou curtir a primavera que chegou adiantada e esperar que chova, ja que nevar ta dificil!

Tuesday, February 24, 2009

Feliz Aniversario, Socorrinha!!!!




















Ja que hoje eh o aniversario da Soccorrinha eu resolvi mostrar aqui umas imagens de uma viagem que fizemos juntas na Alemanha e Austria em setembro de 2007 pra comemorar 30 anos de amizade!!!!
Quer dizer, a Socorrinha passou dois meses em Munique e eu fui visitar por duas semanas. De la nos visitamos dois castelos em Fussen (Alemanha) e fomos a Salzburg (Austria) pra procurar o Mozart e fazer a tour do filme "The Sound of Music" (A Novica Rebelde).

A primeira foto eh em Munique, no Hofbrauhaus, tomando uma cervejinha na primeira noite da Oktoberfest. A segunda eh no cafe do castelo de Blutenburg (tambem em Munique), onde a Socorrinha estava fazendo pesquisa.

As duas fotos do meio sao em Fussen. Eu e a Socorrinha estamos em frente ao castelo de Neuschwanstein e a Beatriz e a Socorrinha estao descendo da carruagem que nos levou ate la.

As duas ultimas fotos sao na Austria. O castelo de Leopoldskron (usado no filme "The Sound of Music" como residencia dos Von Trapp) e o Cafe (Konditorei Braun tem a melhor apfelstrudel do mundo) eh em Mondsee e nao tem nada a ver com o filme. :)
HAPPY BIRTHDAY!!!! Prosit!
Espero que a gente faca mais umas viagenzinhas como essa em breve!









Sunday, February 22, 2009

Barcelona, Fevereiro de 2006












Hoje estava assistindo "Vicky Cristina Barcelona" quando lembrei que exatamente ha 3 anos estava em Barcelona visitando minhas amigas Adriana e Joanna.
Nas minhas andancas tirei muitas fotos e resolvi mostrar algumas aqui.
A Cristina do filme eh obviamente uma fotografa bem melhor que eu, mas a cidade eh tao fotogenica que ate minhas fotos sao interessantes.
A escultura eh de Miro, uma das minhas paixoes!



Let the Good Times Roll - Festa na Casa da Blue

O livro de assinaturas na entrada da festa e o mini-caixao com os colares pros convidados usarem. Ao lado dessa mesinha estavam as mascaras pra quem quisesse usar. E ai esta meu copo de Hurricane. A Blue mandou trazer a mistura pra bebida do proprio Pat O'Brien's em New Orleans.
A Blue com a mesa cheia de comidas que ela mesma fez. Tinha Jambalaya, Shrimp Creole, Bread pudding, Gumbo e saladas. Tudo delicioso! A unica que ela nao fez foi o bolo da foto abaixo.

O "King Cake" eh o bolo tipico do carnaval de New Orleans e esse na foto foi enviado diretamente de la. A tradicao do "Bolo Rei" em Portugal, "Galette des Rois" na Franca e "Rosca de Reyes" na Espanha, diz que o bolo deve ser comido no dia de Reis ou durante o mes de janeiro. Nao sei como ele foi acabar sendo serivdo no carnaval em New Orleans. Mas o interessante eh que dentro do bolo tem um bonequinho de plastico que dizem ser o menino Jesus (mostrando a ligacao com o dia de Reis). Quem pega o pedaco com o bonequinho eh o rei ou rainha da noite. O namorado da Andrea (na foto abaixo) encontrou o bonequinho e quase engasgou com ele.


Andrea (qua trabalha comigo) e o namorado dela, o rei da noite.



Essa sou eu - a mascara eh emprestada da Blue.




Saturday, February 21, 2009

Before Sunrise/Before Sunset


Ontem eu fui a biblioteca e peguei o filme "Before Sunrise" em DVD pra rever. Nunca mais tinha visto esse filme apesar de ter adorado. Quando vi "Before Sunset", ha uns 4 anos, gostei mas ficava pensando no primeiro filme que, pelo que lembrava, era ainda melhor.

Entao ontem a noite assisti "Before Sunrise" duas vezes seguidas. Nao sei bem, mas talvez porque eu tinha a mesma idade que os personagens em 1994 e tambem viajei pela Europa naquele ano, o filme eh muito familiar, quase uma memoria da minha propria vida, apesar de nao ter tido uma experiencia igual (claro). Eh meio doido isso, eu sei. :)

E depois que vi o filme pela segunda vez fiquei querendo ver o outro porque eu nem lembrava mais se um deles tinha ido ao encontro 6 meses depois ou nao, ou porque eles nao se reencontraram em Viena... Estava tao obcecada que fui procurar online e quase comprei o DVD na amazon.com ontem a noite mesmo mas resolvi esperar e procurar pra alugar.

Hoje ja ia a locadora mesmo pra pegar "Vicky Cristina Barcelona" (que finalmente foi lancado em DVD) e resolvi procurar "Before Sunset" tambem, obviamente. Mas nao encontrei, entao continuei olhando a secao de Drama, procurando outra coisa interessante, e quando cheguei na letra S la estava o DVD, totalmente no lugar errado!!!

Mas o melhor vem agora: quando passei no caixa o rapaz da locadora me diz que aquele filme nao esta no inventorio deles, nao existe no banco de dados da loja. Eu pensei que nao ia poder alugar, ja ia perguntar se tinha outra copia numa outra loja deles quando ele me disse que eu podia ficar com o filme, ja que ele "nao existe"!!!! Eu ainda perguntei quanto era mas ele explicou: "It's yours for FREE" (Eh seu, de graca)!!! Da pra acreditar???? :)

Nao eh a primeira vez que ganho coisas assim em lojas mas acho que o presente de hoje foi especial. Uma vez ganhei um bolo de laranja organico no supermercado Whole foods porque eu nao encontrei o bolo de abacaxi que sempre comprava, e quando fui perguntar a gerente da padaria ela me disse que estava faltando mas que ela ia me dar outro tao bom quanto. Pra nao deixar o cliente insatisfeito eles oferecem um equivalente de graca!!! E na semana passada (tambem no Whole Foods) paguei so $1.99 por uma caixa de morangos organicos que custa $4.99 porque estava sem a etiqueta com o preco e a culpa nao eh do cliente, eh deles!! Entao ate ja estou acostumada com esse tratamento. Mas essa do DVD eu realmente nao esperava e achei o maximo!!!

Agora quero comprar o "Before Sunrise" pra ter os dois. :)

E estou deixando o filme rolar enquanto escrevo isso. Ja ta quase no fim. O segundo eh tao curto!! Adoro o final ao som de Nina Simone.

Pra quem nao conhece esse filmes, eu recomendo. Os dois sao com Julie Delpy e Ethan Hawke e foram feitos com orcamento baixissimo. O primeiro foi lancado em 1995 e o segundo, em 2004. So nao sei os titulos em portugues.

Thursday, February 19, 2009

Mardi Gras


Sabado eu vou a uma festa de carnaval americana. Tenho uma colega de trabalho, a Blue, que eh de New Orleans e resolveu fazer uma festona na casa dela pra compensar o fato de que vai ficar aqui esse ano.

Em anos passados eu fui a umas festas de carnaval aqui e nao gostei porque era pra ser festa brasileira e nao tinha nada a ver. Normalmente rola uma batucada horrorosa e comida pior ainda. Alias, existe alguma comida carnavalesca???? Alguem lembra de comer no carnaval do Brasil? A unica coisa que lembro ter comido em todos os meus carnavais foi tapioca com queijo em Olinda, la em cima, perto da igreja.

Mas a festa da Blue vai ser diferente porque vai ter comida, bebida e musica de New Orleans. Provavelmente tudo autentico porque ela eh de la mesmo e eh excelente cozinheira!

A outra vantagem eh que ela mora a 4 quadras daqui de casa e vou a pe, sem precisar me preocupar com carro... Isso porque hoje a Blue foi ao meu escritorio so pra me dizer que vai fazer "Hurricane" (que significa furacao), um drink tipico de New Orleans que experimentei com a Nalu no Pat O'Brien's. Eh coisa pra profissional, principalmente nessas terras altas em que o alcool tem um efeito bem mais rapido.
Vou ver se lembro de levar minha maquina (nao a do Bryan que ainda nao sei usar) e tirar umas fotos na festa.
A foto acima foi tirada em New Orleans, em novembro de 2004.
Eu estava visitando a Nalu, Rogerio, Mariana e Gustavo. Alias, tem um pedacinho do braco do Rogerio e da cabeca do Gustavo (chorando) na foto. :) A Mariana deve ter sido a fotografa. Da pra ver os colares e plumas usados no Mardi Gras expostos nessa loja.
Agora deu saudade...

Wednesday, February 18, 2009

Fantasia de Carnaval

Por favor, entendam que estou sem tempo de escrever porque estou terminando de costurar minha fantasia de carnaval pro desfile aqui de Albuquerque. So falta o resto das lantejoulas... hahaha!!!

Sunday, February 15, 2009

Eu andava procurando minha amiga Ina e ela me achou!!!




Nao lembro quando perdemos contato mas faz pelo menos 2 anos, acho que mais. O e-mail que eu tinha dela nao existia mais, ela sempre escrevia cartas mas eu mudo de endereco o tempo todo... Tentei escrever pra ela quando fui a Munich em 2007 mas o endereco era errado. Mas a ultima vez que tentei encontra-la foi pelo Facebook ha menos de um mes. Ai recebo um e-mail dela essa semana dizendo que a ultima carta que tinha me mandado (pelo correio) tinha sido devolvida e ela nao sabia mais como me encontrar. Ate que achou um endereco de e-mail e resolveu tentar me escrever. E dessa vez me achou!!!!

E que incrivel: estavamos as duas ao mesmo tempo tentando reconectar!!!!

A Ina eh alema e estudou comigo na Mishawaka High School (em Indiana, Estados Unidos) de 1985 a 1986 e por muitos anos nos continuamos escrevendo uma pra outra. Desde entao nos encontramos duas vezes na Alemanha. A primeira vez passei meu aniversario com ela em Marburg (onde ela fazia faculdade) em 1991. Ela me acordou cantando "Happy birthday" e trazendo um bolo feito as escondidas por ela na vespera. O pai e o irmao dela vieram de Bremen e me tiraram do apartamento com a desculpa de me levar numa cidadezinha historica la por perto, enquanto a Ina fazia o bolo pro dia seguinte. So sweet!

Depois eu e minha prima Giana passamos o natal na casa dos pais dela em Bremen em 1994. Foi um tradicional natal alemao com a familia inteira, inclusive a avo que so falava alemao mas conversou muito comigo assim mesmo. :) A Ina tocou piano (ela tambem toca violino) e ate eu e a Gi ganhamos presentes. Inesquecivel!

Nao vou contar a parte em que o irmao dela doido levou a gente pra um bar onde serviam um drink chamado "subindo pelas paredes" porque nao lembro muito bem. Hehehe!

De Bremen fomos pra Hamburg onde ela morava com o namorado Max. Hoje eles sao casados e tem 3 filhos. Fomos a uma festa de reveillon antecipado (acho que em 29 de dezembro - lembra a data, Gi?) na casa dos (entao futuros) sogros dela. A primeira foto acima eh nessa festa. Eu, a Ina e o Max (marido dela) aparece por tras dela.
Na outra foto a Ina, eu e a Gi estavamos em Bremen, fazendo uma caminhada no dia 25 de dezembro de 1994.
Olha como a gente era novinha!!!

Lembra que eu falei no post do aniversario da Giana que nao tinha nenhuma foto das viagens a Europa aqui comigo? Pois ontem na caixa que meu pai mandou do Brasil veio um CD com fotos de viagens a Europa que ele escaneou pra mim, inclusive as duas acima. Ele escolheu as fotos aleatoriamente e vieram essas fotos com a Ina. Exatamente quando eu precisava ilustrar esse post.
Mas que fique claro: Nao existe coincidencia, so sincronicidade!!! :)

Saturday, February 14, 2009

Happy Valentine's Day!!!

O nosso jantar de Valentine's Day : Spaghetti a la putanesca com pao de alho e mozarella.
Eu bebi Chianti e o Bryan, refrigerante de uva natural (organico).
Na foto eu estou usando uma camiseta e brincos cariocas que acabei de receber numa caixa chegada do Brasil com presentes!!! O Bryan disse que nos tambem estamos celebrando o "natal brasileiro" hoje, ja que nossos presentes chegaram e um CD com fotos da minha familia no Rio no natal e ano novo.
Aos Leite Lopes e Ary e Thelminha o nosso obrigado. Adoramos tudo! A casa ta com cheirinho de Brasil e nos vamos comer sonho de valsa de sobremesa. :)

The Godfather

Eu e o Bryan estamos preparando um spaghetti a la putanesca porque cheguei em casa desesperada pra comer comida italiana. Quer dizer, o Bryan esta cozinhando porque eu estou escrevendo aqui, ne? Eu fui no supermercado e comprei tudo, achei a receita e sugeri as modificacoes (porque eu sempre muda receitas). Eu sou a criadora de todos os pratos que ele cozinha! :)
A razao do cardapio italiano eh que hoje a tarde eu fui a uma mostra de filmes italianos com a Catherine. De todos os filmes que estavam mostrando nos assistimos o unico que nao era italiano: The Godfather (O Poderoso Chefao).
Isso porque eu so tinha visto esse filme em video e a Catherine nunca tinha assistido na vida. Uma vergonha!!!
Eles estao mostrando os 3 filmes seguidos mas nos so vimos o primeiro. Tinha um monte de fanatico la preparado pra maratona de 9 horas, alguns ate vestidos como os personagens!!!
Tambem gostei porque a mostra eh no antigo cinema da University of New Mexico (Lobo Theater) que hoje em dia eh uma igreja. Eu nunca tinha entrado la e achei super legal. Bem maior do que eu imaginava, eh um cinema simples mas antigo, da decada de 50. Todos os outros cinemas dessa cidade sao de shopping, aquela coisa totalmente sem graca. Fui ao banheiro so pra ver como era e encontrei um hall com o maior espelho redondo que ja vi na minha vida. Tambem da pra ver que o piso eh original.
E quanto ao filme, nos adoramos. Saimos as duas meio em estado de choque, olhando pros lados, esperando um gangster atirar na gente. Ate porque tinha umas criaturas fantasiadas na frente do cinema. Fiquei impressionada com o som do filme. Alias, fiquei impressionada com tudo porque o filme eh perfeito. Eh engracado, chocante, tocante. Nao lembrava de ter gostado do filme assim. Talvez porque nao tinha visto no cinema. E o Al Pacino nunca esteve tao maravilhoso.
A unica coisa que nao curti foi que fiquei lembrando do Tom Hanks em "You've Got Mail" repetindo partes de dialogos do filme. Mas isso eh culpa minha. Quem manda assistir o mesmo filme besta varias vezes?
Saimos do cinema com vontade de ver os outros dois, ate porque na entrada uma fanatica disse pra gente que o melhor eh o segundo. Mas vamos programar uma sessao em DVD porque nao dava pra ficar. Hoje eh Valentine's Day e o Bryan me esperava em casa pra jantar, enquanto o Bryan da Catherine (o namorado dela tem o mesmo nome) a esperava pra ir a um restaurante.

Thursday, February 12, 2009

Traveling Light ou A Arte de Viajar com Pouca Bagagem

Depois de um mes "frequentando" a website da Delta Airlines, procurando alternativas de dias, horarios, conexoes, eu comprei passagem pra Fortaleza.
Chego dia 26 de junho as 8:40 da manha!!!! Vou experimentar um voo (quase) direto de Atalanta a Fortaleza.
Desde 2002 que nao vou ao Brasil nessa epoca do ano. Entao ja estou me preparando pra comer muito pe de moleque e ir a pelo menos uma festa junina (ou julhina)!
Mas essa viagem sera revolucionaria para mim porque resolvi levar so bagagem de mao. Como isso vai funcionar? Eu nao sei, mas tenho pouco mais de 4 meses pra planejar. Sera que da tempo? :)
So ainda nao sei como uma pessoa que adora sapatos pode viajar so com uma malinha.
Talvez deva fazer um estagio com o Neto, meu cunhado, que viaja com a menor mala que ja vi na vida.

E tambem tem o meu chefe, Lee, que sera minha fonte de inspiracao. Quando eu falei pra ele que ia experimentar viajar so com bagagem de mao ele me disse que sempre viaja assim, principalmente em voos internacionais. E que ensinou a esposa dele a fazer o mesmo porque nao aguenta esperar por bagagem em aeroporto.
Ele, que eh arqueologo e passou metade da vida trabalhando em sitios arqueologicos em Jerusalem, me disse que vivia indo e voltando so com uma mochila na mao (equivalente a malinha do Neto). Ah, se eu conseguir fazer isso...
Eu sei que isso requer uma mudanca de atitude. Eh serio! Essa necessidade de viajar levando tudo menos a pia da cozinha eh coisa de quem precisa controlar tudo. Nao que eu seja assim, nao, as outras pessoas que viajam com muita bagagem eh que sao..:)
Nas minhas ultimas viagens eu ate ja levei mala pequena, mas nao o suficiente pra levar como bagagem de mao. Agora vou radicalizar!

E estou aceitando dicas e sugestoes.

Wednesday, February 11, 2009

Lost in Austen


Na foto acima Harewood House, usada na serie inglesa "Lost in Austen" como Pemberley.
A historia eh fantastica! Uma fan de Jane Austen descobre a Elizabeth Bennett no banheiro dela. Existe um portal que permite que ela va a casa dos Bennett, enquanto a Elizabeth fica em Londres no seculo XXI!!! How exciting is that???
Logo quando eu pensava que nao dava pra inventar mais nada usando as obras da Jane Austen alguem cria essa historia!
Estou esperando ansiosamente o lancamento dos DVDs aqui nos Estados Unidos no dia 14 de abril.

A famosa foto da bailarina

Olha como eu danco bem e estou conservada!!!

Na verdade quem aparece ai acima eh Natalia Leite, minha sobrinha/afilhada que eh atriz/bailarina! :) Essa eh a foto que uso como "papel de parede" no meu computador do trabalho.

A foto eh do Ballet Sylvia, apresentado em julho de 2008, pela Academia Lucia Toller, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional de Brasilia.

Tuesday, February 10, 2009

O Auditor e a Bailarina

Desde ontem que eu tenho um visitante praticamente acampado no meu escritorio/cozinha.
Sempre agradavel ter o governo federal dos Estados Unidos vasculhando suas gavetas e fazendo um interrogatorio sem fim. :)
Papo vai, papo vem, o auditor descobriu que eu sou brasileira e comecou a fazer as perguntas de sempre, tipo "Ipanema eh uma cidade ou uma praia?".
Eu mostrei o livro (versao inlges e portugues) sobre Fortaleza que tenho aqui e ele ficou impressionado que existe UM livro sobre a minha cidade!!! ????????
Mas o que interessou mais o meu amigo foi o "papel de parede" do meu computador: uma foto da Natalia (minha sobrinha/afilhada) dancando. A foto sempre faz sucesso. Ja estou acostumada. As pessoas dizem "que foto linda" e eu digo eh minha sobrinha e ficam todos impressionados, ai eles olham a foto de perto e dizem que parece que sou eu! Ja aconteceu varias vezes.
Pois o auditor tambem achou que fosse eu. Eu disse que nao. Ele continuou analisando a foto como se nao acreditasse em mim... Eu ja tava pra dizer "ta bom, sou eu!" quando ele resolveu acreditar. Ai ele fez mil perguntas sobre a Natalia. Queria saber em que companhia de danca ela trabalha. Parecia que ja queria comprar ingresso pra ve-la ao vivo!!! :) E quando eu disse que, infelizemente, ela mora em Brasilia ele ficou mais interessado ainda.
Ele, que eh um senhor ja "antigo", disse que lembra que estava na escola quando Brasilia foi construida e ele nem sabia que gente morava mesmo la porque era no meio do nada. Pois eh, no meio do nada, tipo Albuquerque, disse eu, e ele riu. Eu expliquei que Brasilia tem quase 50 anos e eh uma cidade como a nossa aqui, mais ou menos do mesmo tamanho, so que com muito mais dinheiro circulando. Ele gostou e acho que vai visitar em breve. :)

Friday, February 6, 2009

O que aprendi nos ultimos dias:

1) De acordo com a revista Glamour (que eu nao leio, juro, vi isso num blog por ai), o George Clooney eh a fim do Brad Pitt. :) Pra provar eles mostraram varias fotos em que o George esta olhando pro Brad!!! Eu escolhi so essa acima pra ilustrar. Alguem tem alguma duvida??? Hahaha! Mas depois de ver as fotos fiquei pensando como os filhos dos dois seriam lindos...
Claro que eu fui olhar essa besteira so pra ver um monte de foto dos dois rapazes!Depois de um dia inteiro vendo meus colegas de trabalho e meus clientes eu preciso limpar a vista.
***

2) O Dick Chenney nao tem mesmo vergonha na cara. Duas semanas depois de sair do poder ele ja anda dando entrevista dizendo que ha risco de ataque terrorista, e ataque com armas nucleares, porque o Obama quer fechar Guantanamo e proibiu tortura nesse pais.
Nao bastou 8 anos aterrorizando o povo desse pais? Ele acha que pode continuar parocinando a cultura do medo? Eu acho que nao vai colar.
E mais uma vez vou pegar emprestado uma das expressoes que um amigo meu gosta muito de usar: Da pena!!!!
Mas uma coisa que nao entendo eh porque alguem vai querer entrevistar o Dick Chenney! Com tanta coisa acontecendo nesse pais, tanta gente mais interessante pra entrevistar.
***
3) A "Igreja de Beethoven" vai reiniciar suas atividades no dia 15 de fevereiro e nesse mes a programacao eh em homenagem a Charles Darwin. Ja estava sentindo falta dos concertos! Mas o detalhe eh que eles agora vao cobrar ingresso. Os precos sao os seguintes: $10 so pra assistir o concerto, $20 inclui o concerto e quantidade ilimitada de cafe. Quem pagar $10 tem que comprar o cafe por fora. Nao gostei da novidade. Eu normalmente dava $10 de contribuicao e nem sempre tomava cafe por la, entao nao vai fazer diferenca pra mim. Mas tem muita gente que nao vai poder pagar pelo menos $10 todo domingo. Principalmente os moradores do bairro onde fica a "Igreja". Nao gostei. Quando for la vou perguntar ao violinista bonitinho que organiza os concertos porque eles resolveram mudar o que eu considerava um elemento essencial do projeto: o fato de que era aberto pra comunidade. Os concertos sao pra quem agora? So pro mesmo povo que ja vai aos Festival de Musica de Camera em Santa Fe, aos concertos no Popejoy Hall (UNM), a temporada de opera de Santa Fe. Elitizaram o projeto totalmente! Eu estou revoltada. E o povo unido jamais sera vencido! :)
***
4) O pessoal com quem eu trabalho nao acha importante me avisar que vamos ter uma auditoria da prefeitura a semana inteira. Entao me avisam na ultima hora que os auditores vao fazer uma visita ao meu escritorio e me dao uma lista de coisas que tenho que mostrar pra eles. Por isso ontem cheguei em casa super tarde, porque tive que encontrar uma quantidade enorme de relatorios, muitos que eu nao sabia que existiam porque foram arquivados antes de eu assumir esse cargo.
Tudo tinha que estar preparado pra hoje de manha quando os auditores chegariam no meu escritorio. Entao hoje de manha, la estava eu super cansada, esperando as criaturas, quando alguem comenta comigo que eles so vao olhar a parte de Habitacao (meu departmento) na segunda-feira. Pode?
***
5) Estao filmando o programa "In Plain Sight" no centro de Albuquerque. Na me pergunte do que se trata porque nao assisto muita TV comercial. Bloquearam metade das ruas e tem um circo armado em cada esquina. Eh o maior transtorno mas ninguem reclama, acha o maximo. O Novo Mexico eh agora a alternativa para os produtores de filmes (e TV) nesse pais. O voo daqui pra Los Angeles nao eh tao longo, o sol brilha o ano inteiro, e quem filma aqui tem descontos nos impostos. A condicao eh que na equipe tecnica tem que ter um percentual qualquer de mao de obra local. Eh parte do plano do governo estadual de estimulo a economia e criacao de empregos. Parece que tem funcionado. Voces ja devem ter visto muitos filmes feitos aqui no Novo Mexico e nao sabem. Depois procuro uma lista.
***
6) O restaurante frances "La Crepe Pierre" agora serve brunch aos sabados e domingos. Segundo minha amiga Catherine eh imperdivel. Entao vou encontra-la amanha as 11 pra experimentar "le brunch francais"! Ja estou com agua na boca so em pensar.
***
Meu jantar chines acabou de chegar aqui e ja escrevi besteira demais por hoje. :)
Um fim de semana maravilhoso pra voces!!!!

Wednesday, February 4, 2009

Mais Fotos de Santa Fe

Santa Fe Plaza (foto tirada da esquina do hotel La Fonda)
Em volta da Plaza, a arquitetura tipica (e um pedaco da cabeca da Thelminha)

Mais um pouco de arquitetura tipica.



Eu e a Thelminha a caminho da French Bakery e a placa do hotel La Fonda.
Depois de perceber que as fotos do post anterior nao mostravam nenhum predio, resolvi procurar mais algumas.
Creditos: Todas as fotos desse post e do anterior foram tiradas por Ary Leite. Com excecao da foto no banco da Plaza (que eu tirei) e a dentro da French Bakery (em que ele aparece). Aquela foi tirada por foi uma mulher que se ofereceu pra tirar uma foto do grupo. A gente tava rindo porque ela se empolgou e subiu numa cadeira pra pegar um angulo diferente.

Santa Fe tem 400 anos e eh a capital mais antiga dos Estados Unidos

Derek LaDuke ganhou o concurso do logo (acima) do aniversario de 400 anos de Santa Fe que sera oficialmente comemorado em 2010. Isso eu soube hoje porque eu pensava que era agora em 2009, ja que foi em 1609 que Santa Fe foi reconhecida como "villa", na epoca em que era territorio espanhol.
Ai em cima estamos Thelminha, Ary e eu na French Bakery do Hotel La Fonda, na parte antiga de Santa Fe. Apesar de ser na area mais turistica da cidade (bem na Plaza) eu adoro esse lugar. A comida eh deliciosa. Eles fazem o melhor croque monsieur!!!! Dizem que existia um hotel nesse mesmo local desde 1607 (talvez antes). Nao eh o mesmo hotel de hoje. O predio atual foi construido em 1922 e a arquitetura (como tudo nessa cidade) eh o estilo pueblo/espanhol que eu nao estou mostrando aqui. Talvez num proximo post... :)

O Ary e a Thelminha descansando num banco da Plaza (praca principal) que eh o centro de todas as villas espanolas. As festas tradicionais ainda sao todas aqui na Plaza, todo ano. So que agora eh mais pra turista do que pra populacao hispanica que vive aqui ha muitas geracoes.


Na foto acima aparece um "trading post" (posto de troca), fundado em 1603, que dizem ser o estabelecimento comercial mais antigo do pais. Em Santa Fe tambem existe a igreja de San Miguel (bem pequena), a mais antiga do pais, construida em 1626. A foto tambem fica pra outra vez.
O que descobri hoje eh que ninguem conseguia resolver quando comemorar o aniversario da cidade. As opcoes eram entre 2008, 2009 e 2010. No ano passado eu fui a uma exposicao sobre os primeiros povoados europeus na America do Norte chamada "Jamestown, Quebec, Santa Fe: Three North American Beginnings" . De acordo com os historiadores que organizaram a exposicao, Jamestown foi fundada em 1607, Quebec, em 1608, e Santa Fe, em 1609. Mas ha controversias.
Como a Santa Fe de hoje eh uma cidade turistica, carissima, cheia de milionarios, eu imagino que a comemoracao va ser um exagero. Alem disso, aposto que o governador Bill Richardson, que acabou de perder a chance de ser Ministro da Energia no governo Obama, vai querer usar o evento pra chamar atencao.
Em 2006 Albuquerque completou 300 anos (bem mais novinha) mas hoje eh muito maior que Santa Fe, que ainda eh a sede do governo do estado.
Mas a historia do Novo Mexico eh muito mais rica que isso. E o que mais me interessa eh a historia anterior a colonizacao espanhola. Por aqui viveram varios povos com linguas e tradicoes as mais diversas, alguns nomades, outros com comunidades estabelecidas (hoje chamados Pueblos). Os descendentes desses povos ainda vivem por aqui em mais de 20 reservas indigenas espalhadas pelo estado, e nas cidades como Albquerque.



Tuesday, February 3, 2009

As novidades dos ultimos dias

Voltei porque meus leitores ja estavam nervosos.
Ontem a noite eu ia escrever mas comecei um curso de 7 as 9 da noite. Tinha ate esquecido porque fiz a inscricao ha dois meses e acabei lembrnado na ultima hora e corri pra aula. Ainda bem que fica pertissimo da minha casa. O curso eh "Women in World Religions" (Mulheres nas Religioes do Mundo) e ja sai da aula ontem a noite com 3 livros emprestados da professora. Eu ja fiz um curso sobre "Os Celtas" com essa mesma instrutora ha uns 2 anos. Ela da aulas na casa dela. Uma sala maravilhosa, com uma tela de TV de trocentas polegadas (nao sei quantas mas eh enorme) onde ela mostra pelo menos um filme relacionado ao tema durante o curso. Ela e o marido sao aposentados e vivem viajando pelo mundo. A casa eh um museu. Alem disso tem a biblioteca deles que eh fantastica. E o melhor: eles emprestam qualquer coisa que voce queira ler.
Passamos duas horas de aula sentada em poltronas ou sofa super confortaveis, quem quiser tira sapato, coloca as pernas em cima do sofa, e durante o intervalo ela serve cha e biscoitinhos. As vezes tem pipoca, e ontem teve brownies!!! Da pra resistir? Eu faria curso sobre qualquer coisa com ela. Serio.
*****
No domingo eu sai de casa com a intencao de assistir "O Leitor". Resolvi ver apesar de nao estar tao empolgada. A entrada no cinema no fim de semana custa $10 a partir das 2 da tarde, antes disso a entrada "early bird" custa $5.50. Cheguei no cinema 30 minutos antes da sessao de 1:55 da tarde e pedi um ingresso para "O Leitor". Ai eles me dizem que a proxima sessao eh as 6 da noite!!! O horario estava errado no jornal. Eu fiquei ate aliviada e resolvi entao assistir "Doubt" ("Duvida", eu acho, em portugues). Ai eles me dizem que pararam de passar "Doubt". Ja frustradissima eu olhei a lista de filmes passando nas 10 salas do cinema do centro da cidade. Tinha os filmes que eu ja vi, os que eu nao quero ver e os que comecam as 2:05 (esperteza deles!). Ate que achei "O Lutador" comecando a 1:50. Comprei o ingresso. Nao estava nem um pouco a fim de ver luta livre mas tem falado tao bem do Mickey Rourke e eu ja tava la mesmo...
Felizmente, a gente ve muito mais ele embalando fatias de presunto na Deli do supermercado onde trabalha do que lutando. E eu fechei os olhos na luta mais sangrenta.
O Mickey Rourke esta mesmo fantastico e acho que merece o Oscar. O que eu nao gosto do filme eh que eh aquela mesma historia "white trash" americana. A stripper e o lutador, ambos em fim de carreira. Sao solitarios. Ela quer melhorar de vida por causa do filho, ele quer ter um relacionamento com a filha que praticamente abandonou. Eu sei, eu sei, tem um pouco mais que isso na historia, mas parece as historias que eu ouco meus clientes contarem pra mim todo dia. Eh o anti-sonho americano que eh realidade pra maioria das pessoas aqui nesse pais. Eu nao preciso pagar pra ver isso.
*****
Ontem foi "Groundhog Day" (Dia da marmota) e o Punxsutawney Phil viu sua sombra ao seu lado, o que significa que vamos ter mais 6 semanas de inverno. Pra quem nao sabe do que estou falando sugiro assistir "O Feitico do Tempo" com Bill Murray.
Por falar em inverno, ontem e hoje tenho visto as fotos da Inglaterra coberta de neve. Lindo... Ainda bem que nao eh aqui. :) Por sinal, aqui ta eh quentinho pro inverno. Durante o dia parece outono. E o povo sai de camiseta e short na rua pra "se amostrar"!!! Eu continuo toda agasalhada porque enfim a melhor coisa do inverno sao os modelitos que da pra usar. :)