Wednesday, February 24, 2010

Comunidade Brasileira no Novo Mexico (CBNM) - Olha nos aqui!!!!

Foto da diretoria da CBNM (Comunidade Brasileira no Novo Mexico) tirada em novembro de 2009, em uma das primeiras reunioes, na casa da Juno.
No degrau de cima: Lene e Tatiana. No de baixo: Paula, Sonia, Juno e eu.




Paula, Tati, Lene e Juno com parte do pessoal do consulado brasileiro em Houston. Essa mesa posta maravihosa eh o cafe da manha que nos preparamos pra eles. Tinha ate bolo de milho e pao de queijo!!!


Na entrada do predio do Latin American & Iberian Institute (LAII) na Universidade do Novo Mexico, onde o Consulado Itinerante funcionou de 9 da manha as 5 da tarde no dia 20 de fevereiro de 2010. Ai estamos Sonia, Tatiana, Lene, Juno e eu, depois de um looongo dia de trabalho voluntario!! So a Paula nao esta nessa foto porque teve que sair mais cedo.



Tuesday, February 23, 2010

Tenho o prazer de apresentar a CBNM - Comunidade Brasileira no Novo Mexico!!!

Faz uns meses que eu e outras cinco brasileiras que moram em Albuquerque nos reunimos pra tentar criar um grupo que no futuro (esperamos) sera uma organizacao sem fins de lucrativos para apoiar os brasileiros que moram no Novo Mexico.


Primeiro a gente se reuniu so pra se conhecer melhor e trocar ideias, depois pra determinar nossa missao e objetivos, mais tarde pra planejar alguns eventos, e, enquanto faziamos tudo isso, estavamos em contato com o Consulado Geral do Brasil em Houston para tentar traze-los ate Albuquerque nesse inicio de ano.

Mas, como assim? Voce deve estar se perguntado, caro(a) leitor(a)! Trazer o consulado pra ca? Pra que?? Ou voce nao esta nem um pouquinho interessado(a), mas vou explicar assim mesmo!
Eh que varios servicos prestados aos cidadaos brasileiros pelos consulados brasileiros so podem ser feitos pessoalmente.
Por exemplo, eu queria transferir meu titulo de eleitor para ca porque ate hoje, depois de quase 9 anos aqui, eu tenho que justificar ate quando perco eleicao de sindico do predio no Brasil!!! E com a trasferencia do meu titulo, nao so nao preciso mais justificar coisa nenhuma, como poderei votar pra presidente, coisa que nao fiz nas duas ultimas eleicoes!

Mas so que essa transferencia nao se faz pela internet ou mandando papelada pelo correio, somente pessoalmente. O que siginifica que eu teria que fazer uma viagem ate Houston, Texas. Eh uma viagem longa, cara, que nem todo mundo pode fazer.
Por isso eh indispensavel que alguns funcionarios do consulado de Houston viajem ate cidades que fazem parte da jurisdicao deles (que inclui sete estados!!!) para tornar esses servicos mais acessiveis. E o "consulado itinerante" eh isso!
Todo semestre o Consulado Geral em Houston divulga o calendario dessas visitas para que as pessoas possam se programar e se tiverem que viajar, que seja pelo menos pra um lugar mais proximo que Houston.
So que, por varias razoes (que nao vou citar aqui), Albuquerque ficou sem esse privilegio por um tempao.

Por conta disso, nada mais natural do que a gente da CBNM escolher essa vinda do consulado como nossa prioridade. Primeiro informamos ao pessoal de Houston da necessidade dessa visita. Porque se eles acharem que, por exemplo, o numero de brasileiros num lugar nao eh suficiente pra justificar os custos da viagem, eles nao vem.
Depois, quando finalmente eles nos deram uma data definitiva, divulgamos o consulado itinerante de toda maneira possivel. Acho que enchemos o saco de muita gente com tantos e-mails e avisos no orkut e facebook.
Mas era essencial que a gente atingisse a maioria dos brasileiros no estado do Novo Mexico. Primeiro para que todos pudessem ter acesso aos servicos e segundo para que o pessoal do consulado visse que existe mesmo muito brasileiro nessa regiao, o que justifica a vinda deles aqui uma vez por semestre, como faziam ha um tempo atras.


Finalmente no sabado passado, dia 20 de fevereiro, o tao esperado Consulado Itinerante aconteceu!!! E nos todas da CNM trabalhamos como voluntarias ao lado dos funcionarios do consulado o dia inteiro.
Veio gente registrar casamento, registrar filhos, renovar passaporte, pegar autorizacao de viagem para menores, fazer procuracao, e quase todo mundo aproveitou para tambem transferir titulo de eleitor! E eu transferi o meu!!!

Foi um dia de trabalho extremamente gratificante! Principalmente porque aprendemos muito sobre o processo de requisicao dessa papelada toda, porque quando se mora no exterior um dia a gente acaba precisando.
Alem disso, agora conhecemos alguns funcionarios do consulado pessoalmente e, mais importante ainda, "descobrimos" varios brasileiros que nao conheciamos ainda.
E olha, pela quantidade de gente que compareceu, valeu a pena sermos chatas! :)


Nos finalmente conseguimos uma lista de e-mails bem mais completa depois do consulado. Isso porque nos tinhamos um "guest book" e saimos pedindo pra todos assinarem e anotarem seu numero do telefone e/ou e-mail, se quisessem que a gente entrasse em contato com eles.
Vamos convidar todos para o proximo evento que vamos organizar! E nao vou dizer o que eh,nao porque eh segredo, mas porque ainda nao decididmos.
A CBNM ainda esta engatinhando, mas nos ja existimos!!! :) Estamos no orkut e facebook, e se alguem quiser nos contactar diretamente nos temos e-mail" cbnm09@gmail.com .

Para mim esta sendo um grande prazer fazer parte desse grupo. Cada reuniao da gente tem comidinha brasileira, guarana, sonho de valsa (porque a gente tem que se alimentar!!!), e a presenca de pessoas cheias de ideias e realmente dispostas a ajudar outros expatriados (como nos) a terem uma vida melhor fora do Brasil. E, apesar do pouco tempo disponivel que a gente tem, cada uma contribui da forma que pode, e acredito que com o tempo vamos ser capazes de criar pontes entre as pessoas da comunidade para que elas passem a ajudar umas as outras.
Voces ainda vao ouvir falar muito na CBNM!!!! Aguardem!

Monday, February 22, 2010

Mardi Gras (carnaval) na Blue

Fiquei devendo umas fotos da festa de "carnaval" na casa da minha amiga Blue e vou acabar postando so essas aqui mesmo. Na foto acima a "entrada" da festa onde a gente assinava o "guest book" e pegava os colares e mascaras. Uma das convidadas (que nao eh americana) pensava que a gente assinava pra Blue saber quem tinha pego os colares e as mascaras, e que no final da festa a gente tinha que devolver as coisas!!! Morri de rir quando ela me disse isso.

O bolo "Kings' cake" que foi importado de New Orleans especialmente pra festa. Bem diferente do que comi em Genebra e, por sinal, muito mais gostoso! Alias, TUDO o que comi em New Orleans era gostoso, entao como o bolo veio de la...

Eu e a Tabby com o nosso "baby". Eh nosso porque eu que achei mas ela que estava procurando no bolo. Isso mesmo, ela estava cortando o restinho do bolo em mil pedacos porque todo mundo ja tinha comido e ninguem tinha achado o "baby". Eu estava falando o tempo inteiro que podia ser igual o bolo de Genebra que veio sem... e a Blue ja preocupadissima! Hahaha Entao a Tabby resolveu que ia encontra-lo!! Ate que eu que achei o coitadinho, vi de longe, em meio ao bolo todo despedacado!
No ano que vem todos nos que estavamos na festa estamos pensando em ir a New Orleans juntos para o Mardi Gras!! Isso foi o combinado depois de muitos "hurricanes" serem consumidos!!! Hahaha
Mas ja basta de "carnaval", ne?
****
Pois eh, eu sei que ainda estou devendo o resto de Paris e entendo que ninguem conseguira viver sem que eu continue escrevendo os posts sobre os outros 16 dias da minha viagem. Prometo que volto a esse assunto e espero terminar antes de tirar ferias de novo. Mas aviso que o proximo post vai ser sobre outra coisa totalmente diferente.
Mas antes de ir, uma novidade! O meu mais novo amigo Carlos Navarro, que conheci na festa de Mardi Gras da blue, e que eh marido da Karen, minha colega de trabalho, gostou muito de um texto que publiquei no meu blog em dezembro passado. Foi um post sobre o "Homeless Persons' Memorial Vigil". Ele gostou tanto que traduziu pro ingles e pediu permissao pra reproduzi-lo no blog dele. Nao eh legal?
No post dele do dia 18 de fevereiro foi incluido um video da cobertura que a TV local fez do evento.
E pra quem le ingles, vale a pena ver o blog do Carlos: "Bread for the World" www.breadnm.blogspot.com .

Tuesday, February 16, 2010

Hoje eh Carnaval...

...e eu estou trabalhando, naturalmente!
Como o dia esta lindo, ensolarado, ai eh que da vontade de sair na rua dancando frevo!
Fui procurar musica carnavalesca no meu ipod e descobri que so tenho alumas musicas do Olodum e da Timbalada (de uns 15 anos atras). Pois essa foi a trilha sonora do dia enquanto dirigia pela cidade em direcao a duas casa que fui inspecionar. Ouvi ate "Mulate do Bunde"!!!! hahaha
Parece que hoje em Albuquerque tem uma festa de carnaval com uma banda de gringo (que eh mais ou menos, sendo que mais pra menos) e diz que toca musica brasileira, entao prefiro ir para a minha aula e nao me arriscar.

Mas nao pensem que nao curti o carnaval!!! No sabado fui a festa anual de "Mardi Gras" na casa da minha amiga Blue. Como ela eh de Louisiana, faz um cardapio de comida cajun, distribui colares (beads) e mascaras pros convidados, e toca New Orleans jazz e zydeco a noite toda. Foi muito divertido.
No fim da noite nos comemos "King's cake" que a Blue importa diretamente de New Orleans. Isso mesmo! Ela compra o bolo online e eles entregam aqui.
Pois quem encontrou o "baby" dentro do bolo dessa vez fui eu! Yay!!! Significa boa sorte... eu acho. Ou estou inventando? Nao lembro bem. Mas vamos fazer de conta que sim, porque estou precisando. :)
A comida estava deliciosa, o "hurricane" (mistura de rum com um monte de coisa), forte pra caramba, e eu conversei a noite toda com gente muito interessante.
Ah, o que nao se fez foi dancar!!! Estranho, ne? Senti falta...

Mais tarde mostro umas fotos dos folioes de Albuquerque. Hahaha

Sunday, February 14, 2010

Happy Valentine's Day!!!








Pulei um dia da minha viagem especialmente para mostrar essas esculturas em marmore de Auguste Rodin (1840-1917).
Na realidade so fomos ao Musee Rodin no dia 3 de janeiro, mas, como hoje eh Valentine's Day, e eu ou uma romantica incorrigivel, achei que essas imagens seriam super apropriadas.
Essa foi minha primeira visita a esse museu, nao sei bem porque, ja que sou apaixonada pelo trabalho dele... Todas as fotos foram tiradas por mim no interior do museu que fica na antiga residencia de Rodin e tem um jardim lindo cheio de esculturas como, por exemplo, " Le Penseur". Nada disso aparece nesse post. Fica tudo para depois que a gente passar pelo Louvre e voltar a ordem cronologica da minha viagem. Paciencia!
Por enquanto deixo so o genio do Rodin "falar" de amor... (suspiros)
Feliz dia de Sao Valentim (eh assim que se diz em portugues?)!
Bom domingo de carnaval!!
Feliz ano novo lunar!!!! Ah, posso dizer "Bonne Annee" mais uma vez!!!! :)
Mais informacoes sobre o museu: www.musee-rodin.fr



Saturday, February 13, 2010

Passeando de carro por Paris!

Mas o que fizemos mais nesse primeiro dia foi mesmo passear de carro pra evitar o frio.
Adivinhem de onde tiramos essas fotos?? Acima estavamos na avenida de Champs Elysees. Da pra ver um pouco da iluminacao... estava tudo lindo!! E quentinho dentro do carro.

Acima o L'Arc de Triomphe e os carros...


E olha so a torre que encontramos!!!



Chegando mais perto da torre ainda no carro...



Ate que paramos so pra tirar umas fotos obrigatorias! E daqui de volta para o hotel.
Vimos Paris quase inteira de carro nesse primeiro dia. Devo dizer que como todos nos sete ja conheciamos Paris (alguns bem melhor que outros), tinhamos uma programacao bem especifica para esses 3 dias. O que nao incluia subir na torre Eiffel, por exemplo, ou ir ao L'Arc de Triomphe, nem fazer comprinhas na Champs Elysees.




Friday, February 12, 2010

E o ano comecou...em Paris!!!!

Depois de devidamente arrastada do hotel, fomos de carro ate o Quartier Latin. Estava super frio mas a gente andou pelas ruas cheias de gente e resolveu fazer uma refeicao rapida na rua mesmo. Eu comi um crepe complete absolutamente delicioso!!! Na primeira foto voces podem ver o crepe antes de ser devorado.

Depois fomos ate a Notre Dame e a ideia era entrar pra esquentar um pouco so que tinha uma fila gigantesca... Entao so tiramos umas fotos e voltamos pro carro. Na foto acima, meu pai em frente a catedral.


A proxima parada, ainda na Rive Gauche, foi Montparnasse. Estava dificil de caminhar no frio e quando a fome chegou entramos na famosa Brasserie La Rotonde, frequentada por Pablo Picasso, Diego Rivera, entre outros. Meu peixe estava delicioso. Infelizmente o salmao da Thais nao era tao apetitoso... Mas o melhor foi mesmo a sobremesa: o creme brulee que voces veem acima.

Interior do restaurante La Rotonde...


... e passando frio no lado de fora. So tiramos a foto e corremos de volta pro carro.
No caminho passamos do lado da rua onde meu pai morou quando estudou em Paris.
Se voces estao pensando que passamos o dia comendo, eu passei mesmo... E por que nao, se estavamos em Paris?
Eu tinha uma lista de coisas pra comer. Nesse primeiro dia ja foi crepe, sole e creme brulee. E cafe, muito cafe. So com muita cafeina consegui ficar acordada no primeiro dia do ano!

Sunday, February 7, 2010

Reveillon a Geneve

Depois de muitas conferencias pelo skype e meses pensando onde passariamos o reveillon, nos acabamos ficando em Genebra mesmo no dia 31 e viajando pra Paris no dia 1 de janeiro de manha cedo... MUITO CEDO!!!
Na foto acima da pra ver como o dia 31 estava bonito, quentinho ate. Eu estou ai tomando um solzinho na varanda do ape com a vista fantastica!!! O rio que passa em frente eh o Rhone, como nos ja aprendemos num post anterior! Hahaha E a minha esquerda voces podem ver o famoso jato d'agua (Jet D'Eau) de Genebra que fica no lago Leman. E por todo lado se ve montanhas. Da pra ver a pontinha do Mont Blanc por tras das outras montanhas em dias claros. :)
A noite nos nos reunimos no ape de novo. Como no natal, vieram uns amigos brasileiros e somados aos moradores e hospedes virou festa de novo.
O menu foi simplificado: queijos e vinhos, pates, alguns frios, castanhas e frutas secas. Como sobremesa tinhamos boule mousse, um panetonne maravilhoso e galette de Roi.
Bebemos vinho tinto (ate alguem ter a ideia de misturar Johnny Walker Red label com Red Bull) e champagne, claro!
O nosso brinde a meia-noite em Genebra esta documentado nessa foto que eu tirei!!!

Essa eh a primeira foto do ano (depois do brinde). Acho que mostra mais ou menos como estava a visao de quem ja tinha tomado vinho, Red com Red e champagne...

Saimos entao para as ruas de Genebra. Eu desejei "Bonne Annee" para todos os desconhecidos que enconteri pelas ruas. Eu sai com "os jovens" para o Planpalais, mais especificamente para o bar "L'Elephant dans la Canette", onde nao entramos. Ficamos em pe mesmo do lado de fora, numa confraternizacao internacional como deve ser todo 1 de janeiro!!! Hehehe! La encontramos o amigo suico, que na realidade eh filho de americana com sul-africano (portanto nao eh suico), um russo, um boliviano (ou era colombiano? sei la, nesse ponto eu ja tinha adicionado cerveja ao coquetel!)... Melhor eu desistir de listar.
E de la ainda fomos a "Brasserie des Halles de l'Ile" onde dancei com aquelas malditas botas de salto ate umas 6 da manha. E ai nos voltamos pra casa a pe, chegando la exatamente na hora de pegar o trem pra Paris!!! Entramos, troquei de bota, pegamos as bolsas, e fomos eu e a Natalia de TGV pra Paris. O nosso trem saiu de Genebra as 7:17 da manha.
O resto da familia foi de carro.


E depois de dormir a viagem inteira de trem, eu e a Natalia chegamos na Gare de Lyon, em Paris, e tomamos o primeiro cafe (o meu au lait) e comemos a primeira baguette parisiense, num cafe da estacao mesmo.
Depois de devidamente cafeinadas nos pegamos o metro ate o hotel e dormimos de novo... ate o resto do pessoal chegar de carro e acordar a gente.
Como eles estavam cheios de energia, nos fomos passear pela cidade. E assim comecou 2010!!!!
Aguardem o proximo post: Paris!



Monday, February 1, 2010

Sem Comentarios

Natalia eh minha decima-setima seguidora (ja posso abrir uma seita religiosa com tantos seguidores!!) e reclamou via Twittter que nao consegue postar comentarios!!!!
Desculpa ai, Natalia!
Infelizmente voce nao eh a unica e eu nao sei corrigir o problema. Nao tenho a capacidade tecnologica para saber o que fazer.
Recebo comentarios por e-mail de algumas pessoas mas nao eh a mesma coisa... E meu blog fica parecendo abandonado, sem comentarios... :(

"If you want to find peace, go to Montreux." Freddie Mercury











"Se voce quer encontrar paz, va para Montreux" assim falou Freddie Mercury.

Ele se apaixonou pela cidade quando o Queen foi gravar um disco por la em 1978. Por isso comprou um partamento com vista para o lago Leman. Os ultimos albuns do Queen foram gravados num estudio proprio deles em Montreux e Mr. Mercury ate passou os ultimos meses de sua vida la.

Em 25 de novembro de 1996 a estatua que aparece nas fotos acima foi inaugurada a beira do lago, na Place du Marche, em Montreux.
Desde 2003, fans se reunem na primeira semana de setembro (por volta do aniversario dele) para celebrar o "Freddie Mercury Montreux Memorial Day". O cara eh muito querido!!!! :)
Jantamos em Montreux nesse dia. Minha memoria esta voltando aos poucos... Lembro que comemos num restaurante com um buffet super variado, inclusive muita comida arabe. E tambem lembro que tinha um monte de brasileiro nesse restaurante.
Na verdade, tinha muito turista brasileiro em todo lugar por onde passei. Sinal de que a economia anda bem no Brasil!
Nesse mesmo dia sai a noite com "os jovens" da casa (minha sobrinha Natalia e os amigos dela Diego e Ricardo) e fomos ao bar "La Plage" em Carouge (coladinho em Genebra) para encontrar outros jovens SUICOS - uma raridade por aqui!!!! A noite foi muito divertida e algumas cannettes de cerveja mais tarde... descobrimos que perdemos o ultimo tram.
Tudo bem. Voltamos a pe e, apesar de terem nos dito pra seguir o trilho do tram, alguem teve a ideia de seguirmos o rio. Ja que o apartamento onde estavamos fica na beira do rio... nao tem erro, ne? Licao do dia: existem DOIS rios que passam por Genebra!! O Rhone (que passa em frente ao ape da minha irma) e o Arve. Adivinha qual dos dois nos seguimos? Pois eh, depois que percebemos que nao estavamos chegando em casa, nos pedimos informacao numa parada de onibus a um casal de (pasmem!!) brasileiros e eles nos indicaram o caminho para casa. Estavamos pertissimo, ainda bem, o que provavelmente salvou a vida de quem teve a brilhante ideia de a gente seguir o rio errado!!! Hahaha
All's well that ends well.
Ah, se nao mencionei antes, tem MUITO brasileiro em Genebra. Nao eh que a cidade esteja cheia de turita brasileiro, eh gente que trabalha e mora la, assim como minha irma, minha sobrinha, e outros que conheci nessas ferias. Por isso fiquem avisados que portugues nao eh a lingua adequada para se fazer comentarios inapropriados em publico porque voce pensa que ninguem vai entender!!! :)