Friday, July 29, 2011

Um bonde chamado St. Charles - minha máquina do tempo!


Esse é interior do "meu" bonde! O transporte do momento!! São nove quadras da minha casa pra parada mais próxima do streetcar (bonde) chamado St. Charles. Uma maravilha! Tá bom, a parada podia ser mais perto, mas com as 9 quadras ainda se adiciona um pouco de exercício físico necessário pra quem detesta malhar. Se eu andar duas quadras dou de cara com uma parada de ônibus, mas qual é a graça?? Sem falar que o streetcar passa a cada 5 minutos. Até de madrugada continua passando, só que a cada meia hora, mas nunca para!!!

O melhor mesmo é que por $1,25 eu sou transportada no tempo. Primeiro você vê o streetcar vindo, já pertinho, e nunca chega... Isso é porque eles se movem numa velocidade, digamos assim, não muito rápida. Não sei qual é a velocidade exata. Num website li que eles respeitam a velocidade máxima da rua, mas isso não me diz nada. Eu tenho certeza que o "meu" streetcar não chega nem perto das 35 milhas por hora permitidas na St. Charles Avenue!! Então continuo sem saber. Qualquer dia desses eu pergunto a um condutor. Mas, enfim, não é um transporte pra quem está morrendo de pressa. É pra sentar, relaxar, olhar pela janela e se deleitar com as árvores centenárias e casas lindas lá fora. Pra mim está perfeito!

Quer mais razões pra andar de streetcar? Essa é a linha de bonde em funcionamento contínuo mais antiga do mundo!!! Os bondes são os originais, velhinhos mesmo, sem ar-condicionado, bancos de madeira, uns janelões maravilhosos... e eu e meu amor passeando!
Existe algo mais romântico? (suspiros)


Tuesday, July 19, 2011

Que haja sempre chuva!


Hoje eu vi duas pessoas que conheço, que moram em Albuquerque e estão de férias fora do país, postarem no facebook que estão com saudade de lá. Uma delas até descreveu a poeira e outras qualidades desérticas! Pois me deu arrepios só de pensar. Juro que não consigo entender como alguém sente falta de poeira. Acho que dá até pra se acostumar, mas mais que isso... E eu, claro, passei a amar Albuquerque e seus arredores mas, acreditem, não foi com as tempestades de areia que o Novo México me conquistou.

Apesar de já ter me apaixonado pelo meu novo lar em tempo recorde, ainda estou em fase de adaptação e, ás vezes, sinto falta da antiga facilidade. A vida já estava tão organizada por lá. Enfim, foram 10 anos construindo uma rede de apoio e reconhecendo os lugares que me interessavam e me faziam sentir em casa. Mas, cada vez que, depois de uma viagem pra longe, eu via o deserto da janela do avião, tinha vontade de não aterrissar. Não era minha casa permanente.

Entendam, não estou cuspindo no prato em que comi e, enquanto vivi no Novo México, eu curti muito o lugar e as pessoas que encontrei. Não passei 10 anos reclamando de tudo e me queixando da vida. Ao contrário, me abri pra aprender o máximo possível sobre a história e a cultura e conheci lugares e pessoas maravilhosos, inesquecíveis.

O que vou confessar é que não estou com saudade. Sinto, claro, muita falta dos amigos queridos. Muitas vezes vou em algum lugar e lembro de alguém que curtiria estar ali, que eu gostaria que estivesse aqui comigo... Mas essa realidade já é minha há muito tempo. Com tantos amigos e a família espalhados pelo mundo, minha vida é sempre assim. A lista de quem está longe só ficou mais longa.

Ontem eu passei o dia em casa, enquanto chovia torrencialmente lá fora. O dia inteiro mesmo!!! Foi fantástico! Escrevi no facebook que estava amando a chuva e algumas pessoas de Albuquerque escrevaram que precisam tanto de chuva lá e nada. Me deu uma tristeza, lembrei da falta de umidade que pra mim era opressiva, aí fui lá fora olhar a chuva e me deu um alívio tão grande de estar aqui... feliz da vida!!

O Novo México eu vou sempre trazer no meu coração, mas, cada vez mais eu percebo o quanto eu tinha que deixar o deserto pra trás, pois minha vida estava precisando de chuva, muito chuva!

Saturday, July 16, 2011

Meu cantinho na nova casa

Está caindo a maior chuva. Não estou reclamando. Muito pelo contrário, estou adorando!!! Chove quase todo dia aqui e eu ainda não parei de ir lá fora pra ficar olhando... Depois de 10 anos no deserto, vai demorar pra eu enjoar disso.
Mas como está chovendo, depois de ir comer brunch no diner perto de casa, voltei aqui pro meu cantinho que aparece na foto. Esse é meu "escritório" que montei na entrada do apartamento, numa área que acho que o proprietário chamou de "breakfast nook". Pois virou o cantinho de leitura e de escritura!!
Pra mim, criar um espaço assim é importante pra eu poder me sentir em casa. Depois de tanta mudança, a vida toda, a gente aprende a fazer essas coisas.
É desse cantinho que vos escrevo, cara(o)s leitora(e)s.

Mas deixa eu ir que a água ferveu e vou fazer um chá... Vida dura!!

Thursday, July 14, 2011

Lar Doce Lar

Como demorei a voltar... Não foi minha intenção mas mudança de um estado pro outro não é tão fácil. Principalmente aqui nesse país onde cada estado tem leis próprias e às vezes até parece que mudamos de planeta. Meu carro, só pra dar um exemplo, teve que ser emplacado como se tivesse acabado de ser comprado. Ou seja, paguei um dinheirão em impostos pra receber os documentos e a placa nova.

Mas, enfim, há pouco mais de um mês, dia 3 de junho, entrei no meu novo apartamento, numa nova cidade. A mudança em si foi uma aventura. Depois de muito pesquisar, tentar contratar uma empresa que transportaria tudo até aqui, sem me cobrar os olhos da cara, e finalmente ficar sabendo que eles não entregariam as coisas na minha rua porque é estreita (nem é tanto assim!), resolvi alugar um caminhão e fazer o resto.
Isso mesmo!! Aluguei um caminhão e meu querido argentino disse que dirigiria de um estado ao outro, cruzando nada mais nada menos que o Texas!!! Com a ajuda de uma excelente co-piloto: eu!
E ele não só disse como fez! Além de dirigir, ajudou a colocar toda a minha tralha acumulada em 10 anos no caminhão e tirar tudo no destino final. Coitado! Um santo!!! Tudo isso meramente em troca do prazer da minha companhia!!

A vantagem (?) dessa mudança "do-it-yourself" é que fizemos uma "road trip", comendo em "truck stops" e dormindo em "motels". Tirei um monte de fotos não tão maravilhosas (porque foi tudo no celular) da passagem do deserto a terras mais verdes e mais úmidas. O problema era escolher os lugares pra estacionar porque não se podia dar marcha ré. Ah, porque esqueci de mencionar, nós estávamos rebocando um trailer com meu carrinho em cima! Divertido, né? Por isso não tive coragem de dirigir. Só o caminhão até que me arriscaria mas aquele trailer atrás me deixou nervosa.

Eu diria que a viagem em si não foi tão horrível mas não sei se faria outra mudança assim.
A grande lição que aprendi com essa viagem: tenho coisa demais!!! Joguei coisa fora, dei outras, mas ainda assim era tralha demais. Isso porque era só um apartamento de 1 quarto. Mas as caixas de livros (as mais pesadas) pareciam se reproduzir quando estavam sendo levadas pro caminhão. E quando fomos descarregá-lo aqui então... Ai,ai,ai! Tive vergonha do amigo muito educado que estava ajudando a gente. Ele comentou várias vezes que eu devo gostar muito de ler!! Não reclamou mas eu entendi o recado.