Tuesday, November 1, 2011

Re-elegeram o governador e esqueceram de me avisar!!!

No dia 22 de outubro houve eleição aqui em Louisiana. Como estou registrada para votar na Orleans Parish (tradução literal é "Paróquia" de Orleans), a divisão política do estado que inclui a cidade de New Orleans, comecei a receber propaganda dos candidatos pelo correio. 
Aqui se vota pra tudo desde sheriff até os juizes. Eu recebi e li muuuuita propaganda. Todo dia a caixa de correio estava cheia e eu olhava tudo antes de jogar no cesto para papéis a serem reciclados. Além disso, cheguei a ver algumas vezes as propagandas (a maioria negativa) na TV.

Depois de muito pensar cheguei a conclusão que provavelmente não fazia sentido eu votar porque a eleição era pra esses cargos locais, super específicos, e eu sinceramente não conheço os candidatos nem o que se espera deles depois de eleitos!!
Pra completar a eleição foi num sábado em que eu tinha uma viagem marcada com o grupo da minha aula de Guia de Turismo. Não podia perder um tour por três "plantations" (as antigas plantações às margens do rio Mississippi) onde eu ia aprender sobre a história da escravidão e da origem da riqueza das famílias afluentes de Louisiana.
Não que eu não achasse que a eleição foi importante, mas não achava que meu voto ia contar muito.

No dia seguinte, eu ligo o rádio (via iTunes) pra ouvir o noticiário da National Public Radio (rádio pública) e para minha enorme surpresa fico sabendo que o governador de Louisiana Bobby Jindal tinha sido re-eleito no primeiro turno!
??????????
Peraí, como assim o governador republicano foi re-eleito??? Teve eleição pra governador do estado? Pois não é que teve? E eu NÃO votei!!!
 
O mais incrível é que até no dia da eleição eu vi milhares de cartazes por todo lado, gente fazendo campanha em cada esquina, os nomes de todos os candidatos a juizes, presidente de conselho de educação, sheriffs, etc, mas NADA com nome de nenhum candidato a governador. Juro!!! Eu li tudo o que recebi pelo correio e até conversei com algumas pessoas sobre as eleições. Em nenhum momento alguém mencionou o fato de que havia eleição pra governador.

Como é que pode uma campanha pra governador sem propaganda nenhuma?
Ainda não entendi, mas foi assim mesmo.
E foi assim que Bobby Jindal, cujos pais imigraram da Índia só 5 meses antes de ele nascer, e que é contra anistia pros trabalhadores imigrantes sem documentação, foi re-eleito governador de Louisiana com quase 66% dos votos.

Aqui em Louisiana as eleições para cargos executivos são diferentes da maioria dos outros estados americanos então pode haver vários candidatos do mesmo partido concorrendo no primeiro turno. E eu descobri que havia 4 candidatos do partido democrata e 4 independentes. A candidata com o segundo maior número de votos (Tara Hollis, Democrata) obteve 17%. Não lembro de ter visto o nome dela em lugar nenhum até ver o resultado das eleições!!
Vocês não imaginam o tamanho da minha tristeza em saber que não dei um votinho a mais contra esse republicano! Mas tudo bem. Parece que pouca gente acreditava nos outros candidatos e eu nem tive tempo de tentar descobrir em quem poderia votar.

A lição que aprendi é que preciso parar de ler tudo sobre a história de New Orleans e não prestar atenção no que está acontecendo AGORA!!!
Além disso, a minha mania de assistir diariamente noticiários japonês, alemão, francês, inglês, russo e da Aljazeera em inglês, não ajuda. Fico um pouco saturada e nunca sobra vontade de ver noticiário local.
Mas prometi a mim mesma que daqui pra frente eu me manterei bem informada não só sobre os shows, peças, livros, restaurantes, e outras coisas maravilhosas que temos por aqui. E nas próximas eleições eu vou conhecer os candidatos, fazer campanha, votar, tudo o que tenho direito!