Monday, January 28, 2013

The Intergalactic Krewe of Chewbacchus





Algumas fotos do desfile de 26 de janeiro de uma Krewe alternativa.
Fotos de iPhone 4S, sem flash (que eu detesto).

Além de muitos Chewbaccas, princesas Leias, R2D2s, etc, tinha  muita coisa de Star Trek e MIB.
O tema intergalático permite muitas fantasias interessantes. Decidi que essa é minha krewe preferida!

Esses grupos menores desfilam sempre pela rua Frenchmen, nossa área preferida pra ouvir música ao vivo. A gente foi ver um show e quando viu o desfile chegando foi pra rua assistir. Perfeito!

Em breve posto fotos de uma krewe tradicional que fomos ver na St. Charles Avenue.


Sunday, January 27, 2013

Carnaval em New Orleans

A temporada de carnaval começa oficialmente no dia 6 de janeiro, dia dos Reis Magos, e vai, obviamente, até a terça-feira gorda, o Mardi Gras!!!

Nesse período carnavalesco acontece muita coisa aqui em New Orleans. 
Vou dividir as atividades em três grupos mais importantes: 

1) As "krewes" tradicionais: grupos de carnaval criados desde o século XIX, sendo o Krewe of Rex (do Rei do carnaval!!!) um dos mais antigos, fundado em 1872. Esse grupos eram sociedades secretas e formadas exclusivamente por homens brancos. Com o tempo, algumas coisas mudaram. Hoje há krewes predominantemente de mulheres e outros fundados por negros, mas oficialmente é pra ser tudo diversificado, não haver segragação. Yeah, right!
Esse grupos promovem duas atividades principais: um baile (exclusivo) e um desfile na rua (para o povão vê-los desfilando). 
Custa caro ser de uma dessas krewes. A maioria das pessoas vai mesmo pra rua assistir os desfiles. Como já comentei ano passado, achei os desfiles uma coisa meio surreal. Eles jogam coisas pro público e fica todo mundo desesperado para pegar os colares, copos plásticos, bichinhos de pelúcia, sei lá o que mais. Quanto mais dinheiro tem a krewe, melhores são os brindes que eles jogam. 

2) As "krewes" alternativas: grupos criados mais para o final do século XX saem nas ruas com carros alegóricos feitos a mão, meio improvisados às vezes, e fazem sátira de tudo. O Krewe du Vieux Carré (Vieux Carré= Bairro antigo = French Quarter) foi fundado em 1987 e é o primeiro a sair pelas ruas de New Orleans, umas 3 semanas antes do Mardi Gras. O desfile desse ano foi no sábado passado, dia 19 de janeiro. Vejam foto no post anterior!
As krewes alternativas são as minhas preferidas. A Krewe du Vieux (a pronúncia é "cru du vu") sempre tem temas políticos. Em 2006, poucos meses após o furacão Katrina, um dos carros alegóricos deles era um pedido ao Jacques Chirac para que a França comprasse New Orleans de volta! ;) 

3) Os Mardi Gras Indians: grupos de negros que se vestem de índios americanos e saem nas ruas no Mardi Gras. Os grupos são chamados de tribos e todos têm um "Big Chief", o cacique, e outros personagens. Essa também é uma tradição que vem desde o final do século XIX, provavelmente desde 1885. As tribos não saem desfilando numa rota autorizada pela polícia, com licença da prefeitura e ruas fechadas pra eles. Eles saem pela rua do bairro e as pessoas vão procurando pra vê-los. E vale a pena encontrá-los. As roupas são lindíssimas!!! Todas feitas a mão, costuradas por homens que são maioria nas tribos. 

Aos poucos vou escrever mais sobre cada um desses grupos. Tenho que ir agora ver a parade da Krewe of King Arthur!!


It's Carnival Time!!!

Sunday, January 20, 2013

O mundo não acabou. Feliz ano novo!



Dezembro de 2012 veio e nada demais aconteceu (que eu tenha percebido), então foi o jeito ir à praia em Fortaleza no final do ano para tomar champagne e ver os fogos acompanhada de amigas queridas. A música da festa de final de ano deixou muito a desejar, na minha opinião. Ao invés de ouvir Caetano Veloso, fomos torturadas por um tal de Luan Santana. A gente ficou longe do palco tentando não ouvir o show, mas foi meio que impossível. Mas estava a beira do mar, a lua estava linda e os fogos... bom, foi aquele mesmo show que parece ser igual em qualquer lugar do mundo, mas é bonito.

Passei pouco mais de duas semanas em Fortaleza no final de 2012 e início de 2013. Não foi o suficiente pra rever todos os amigos nem pra comer todas as delícias da minha terra, mas foi maravilhoso.
Passamos o natal em família e matei a saudade de todos. Depois fui encaixando os encontros com os amigos, como pude.
Todos os encontros envolviam comida, claro! Porque eu morro de saudade da comida brasileira. Pra mim nunca vai ter igual. E, só pra complicar as coisas, as frutas que só existem no nordeste do Brasil também são minhas favoritas. Onde mais posso encontrar siriguela, por exemplo? Se alguém souber, por favor, me diga.


Quando entrei no blog pra escrever esse post vi que só escrevi seis posts no ano de 2012 inteiro!!! Como pode isso? Uma tristeza. Minha "resolution" pra esse ano então é que vou escrever muitos mais posts que isso! É fácil de dizer isso agora que está frio lá fora e não dá muita vontade de sair, mas já já começa o carnaval por aqui e depois esquenta e vêm os festivais... Vamos ver no que vai dar.

Que o ano seja maravilhoso para todos! Que a gente se encontre com mais frequência, pelo menos virtualmente.