Saturday, February 9, 2013

Krewe D'État


Aqui estão algumas fotos do desfile do Krewe d'État (que vem de coup d'état), que é um dos grupos tradicionais daqui, apesar de se levar menos a sério que os outros. Cada foto mostra um elemento diferente do grupo.
Começando pela foto acima, esses cavaleiros mascarados que aparecem na maioria dos grupos (Krewes) me causam arrepios. Pra mim eles são assustadores porque me lembram outro grupo de homens que andavam encapuzados aqui no sul dos Estados Unidos. Não gosto da cara deles. Quer dizer, do capuz, porque ninguém vê a cara. E o resto do pessoal nas krewes usa máscaras.



Os esqueletos são legais. Na tradição dos Mardi Gras Indians os esqueletos saem antes do sol nascer, na terça-feira gorda, pra abençoar o dia. Nesse grupo eles tinham um grupo de esqueletos na frente.



Outra coisa que me deixa de estômago virado são esses caras levandos essas "tochas". A tradição vem da época em que não existia iluminação de rua. Faz sentido. Entre um carro alegórico e outro ia um grupo de "postes" ambulantes. Adivinha quem carregava a iluminação? Os escravos! Adivinha quem ainda carrega as tochas? Negros! E eles não ganham quase nada pra fazer isso. Segundo a "tradição" (tudo aqui é tradiçaõ) eles recebem dinheiro do público! Então esses caras caminham por horas, carregando esses negócios quentes e pesadíssimos pra ganhar uns trocados do público. Que divertido... pros brancos que estão confortavelmente bebendo cerveja em cima dos carros alegóricos! Nojo!!



Os carros alegóricos são isso aí mesmo. Alguns grupos, como esse que fotografei na sexta-feira, são mais originais e fazem sátira política. É até meio engraçado de ver.



Mas em geral é um carro com um monte de gente mascarada em cima, todo mundo bebendo e jogando coisas pros plebeus que estão assistindo. Lá embaixo a galera se mata pra ganhar colares, copos plásticos, bichinhos de pelúcia, brinquedinhos e outras inutilidades.
Os caras que estão lá em cima gostam de jogar as coisas para crianças e jovens loirinhas. Andamos observando.

Então esse é um exemplo de uma krewe tradicional do carnaval de New Orleans. Só na terça-feira mesmo vamos ver os Mardi Gras Indians. Aguardem!

Fotos - Super Bowl



E aí estão as fotos que eu tentei mostrar há quase uma semana. A primeira é da noite de quinta-feira antes do Super Bowl que eu acredito foi 31 de janeiro. A gente foi ver uns shows na beira do rio Mississippi e fomos surpreendidos por um show de fogos de artifício e esse navio chegando com os algarismos romanos que você vê acima. Essa foi a 47a Super Bowl (final do campeonato de futebol americano). Pra quem não sabe XLVII = 47. ;)
A segunda foto é do sábado, 2 de fevereiro. O navio estava estacionado no mesmo lugar. Ficou lá até o domingo, dia do jogo. A gente passou o dia por lá por causa dos shows que rolaram até umas 11 da noite. Encerraram com Rebirth Brass Band!! Não ligo pra futebol mas qualquer evento que inclua um monte de show de graça ao ar livre está bom pra mim.

Sunday, February 3, 2013

Super Bowl XLVII

Hoje é a "Super Bowl" (final do campeonato de futebol americano) aqui em New Orleans!!
A cidade está lotadíssima. Nunca vi tanta gente.
As fotos mostram o local onde a festa começou na quinta-feira. Desde então estamos indo todo dia pra beira do Mississippi para assistir os shows gratuitos.
Daqui a pouco vai começar o jogo em si, o que pra mim é o menos interessante.

PS: Eu não consigo colocar as fotos. Não sei o motivo mas tento de novo depois. Agora vou ver o que está acontecendo nas ruas da cidade.