Wednesday, July 3, 2013

Home Sweet Home

                       

                                         ENTRADA DO PRÉDIO 



Passei dois meses numa loucura procurando um apartamento para comprar aqui em New Orleans.
Procurei um tempão e acabei comprando o apartamento em que eu já moro há dois anos! 
Depois de resolver que era esse mesmo que eu queria começou a procura de um banco para fazer o financiamento. Aqui banco não gosta de fiananciar apartamento. Se fosse casa ja teria comprado umas dez. Mas apartamento é difícil de vender caso você não pague e o banco tenha que ficar com o imóvel.
Adivinha o banco que topou me financiar? O meu próprio banco, que não é um banco, mas uma credit union (união de crédito?.. não sei como se diz em português). 

Depois de tudo resolvido com o banco e uma "ajudinha" da família para dar uma entrada mais alta (quase 30% do valor do imóvel), tudo foi aprovado e tive que arranjar seguro pro apartamento e pagar um avaliador e um inspetor. A avaliação é exigência do banco que não aceita pagar mais do que o que o apartamento vale, de acordo com o avaliador. No caso do meu ape, o valor que eu paguei é $17 mil a menos que a avaliação. Então, tudo bem. Já a inspeção é de interesse do comprador. Eu já sabia que tudo funciona no meu apartamento porque eu moro aqui, mas foi bom ter a opinião de um expert. Tudo certinho, então vamos pra frente.

Finalmente, ontem de manhã assinamos milhares de páginas e o apartamento agora é meu. Bom, por enquanto, é meu e da Credit Union que me emprestou o dinheiro! :). Mas não pago mais aluguel, tudo o que eu pago de juros é deduzido do imposto de renda, e posso furar buracos na parede, pintar o teto de preto, se der na telha, e trocar a banheira (que se eu tivesse dinheiro trocaria)!

O apartamento fica na Laurel street, perto do Garden District (bairro de milionários) e do Irish Channel (bairro de boemios). Tem uma padaria francesa, três supermercados, um monte de restaurante (realmente nao sei quantos) e lojas, galeria de arte, tudo pertinho que dá pra ir a pé. Tem tambem uma loja de ferragens e TRÊS sapateiros a poucas quadras de casa! Nao sei porque tanto sapateiro já aqui ninguem conserta nada, joga logo fora. 
No carnaval você anda 5 quadras pra ver os desfiles. Mas se quiser ficar em casa e não participar, dá pra ficar tranquilo. É longe o suficiente pra mal ouvir a confusão.

Enfim, a localização nao podia ser melhor. Inclusive fica na parte mais alta da cidade, onde não alagou nem quando as proteções se romperam depois do Katrina. A segunda  grande vantagem é que eu não preciso pagar seguro de enchentes. A primeira vantagem obvia é que nao alaga! Além disso, o apartamento é no segundo andar, que eu nao sou besta.

Depois de anos lendo sobre "tiny houses" e "small spaces" eu optei por comprar um apartamento que nao é minusculo mas é pequeno na opinião de quase todo mundo que eu conheço. Não sei porque eu pagaria mais por um lugar maior. Acabaria gastando mais recursos naturais, comprando mais tralhar ainda pra encher os comodos! Meu apartamento tem um quarto (grande) e um banheiro. Na sala tem um sofa (lindissimo) que vira cama e ainda tenho uma cama inflavel (mas confortavel) pra um eventual viisitante. Desculpa aos que estavam esperando quartos de hospede. Não tem. Mas New Orleans tem excelentes hoteis, aos montes. ;)

E é isso ai, meus amigos, missão cumprida. Agora que devo milhares de dolares ao banco sou realmente americana. A vontade que da é de passar um mes sentada no sofa novo comendo ouro branco e assistindo besteira via Apple TV, so pra curtir o apartamento. Mas (who am I kidding?) tem coisa demais acontecnedo la fora porque, caso eu tenha esquecido de mencionar, o apartamento fica em NEW ORLEANS!!!!