Wednesday, March 30, 2011

Fechando com Chave de Ouro

Modéstia à parte, hoje eu arrasei.
Tivemos uma auditoria do governo federal lá no St. Martin's. Eles vieram especificamente para olhar o meu trabalho, ou seja, uma papelada horrorosa de dois programas de habitação que eu administro. A verba é de quase 1 milhão de dólares e eu sou a única pessoa no departamento.
Esse tipo de auditoria não acontece todo dia. Há muitos anos o HUD -Department of Housing and Urban Development (Ministério da Habitação dos Estados Unidos) não fazia tantas auditorias. Estão fazendo agora porque vão precisar cortar programas e, pra isso, têm que ter base pra escolher o que fica e o que é sacrificado.

A auditora chegou de mau humor, com vontade de encontrar defeito, porque, afinal de contas, é isso que ela faz! Escolheu o nome de 14 clientes (mais ou menos 10% do total) e eu tive que ir mostrando toda a documentação, olhando pasta por pasta.
Depois do primeiro cliente, ela me agradeceu por ter tudo em ordem e facilitar o trabalho dela e começou a reclamar das outras organizações que ela visitou. Coitada! Deu até pena porque o trabalho dela deve ser um saco, principalmente quando numa auditoria ela encontra tudo zoneado e tem até que penalizar a organização.
Depois de uns 8 clientes, ela disse que não precisava ver mais nada.
Ela tinha planejado um ou dois dias, calculando tempo pra gente sair desesperado procurando documentação "perdida" e outras coisas divertidas do gênero.
Minha auditoria durou 2 horas e meia!!!
A auditora que entrou bufando no meu escritório saiu me agradecendo mais uma vez e disse que eu tinha deixado ela feliz! Imagina, feliz!!! Ela disse: You made me happy! Se vocês vissem a cara com que essa mulher chegou no meu escritório, entenderiam que fazê-la feliz foi quase um milagre.

Então, sem falsa modéstia, o resumo da ópera é: eu administro dois programas sozinha e, graças a esses programas, 135 famílias que viviam por aí dormindo em carros, na rua, em abrigos noturnos, hoje têm onde morar. Legal, né?
Impressionar numa auditoria federal é importante não só pra manter a verba para ajudar essas pessoas, mas também pra poder receber mais verba e ampliar os programas no próximo ano.
Fiquei feliz especialmente porque, depois de 5 anos, vou, muito em breve, deixar esse trabalho. Pelo menos sei que estou deixando tudo em ordem.
Com esse resultado, daqui que eles resolvam fazer uma outra auditoria dessas por lá a pessoa que vai me substituir já terá aprendido o trabalho.
Estou aliviada e feliz.

******

Não me pergunte como eu fui parar nesse trabalho porque nem eu sei bem o que aconteceu. Uma coisa levou a outra e, apesar da minha formação em jornalismo, línguas e literatura, hoje tenho um cargo que une serviço direto à parte mais marginalizada da população desse país e contato constante com a burocracia do governo americano. Tem sido uma experiência interessante.

Wednesday, March 16, 2011

Velho Amigo


Hoje lembrei do urso que ficou me olhando um tempão no zoológico de Munique, numa tarde de outono em 2007.
Quando voltei dessa viagem à Alemanha eu passei meses olhando pra ele que virou papel de parede do meu laptop. Parecia que ele estava tentando me dizer alguma coisa e tomando conta de mim, numa época meio turbulenta da minha vida.
Talvez por isso hoje, no dia em que comprei mais uma passagem de avião, que vai me levar ao início de uma vida nova em outra cidade, pensei no urso o dia todo e quando cheguei em casa fui procurar a tal foto que tirei no dia em que a gente se conheceu.
Acho que ele me dá uma sensação de proteção e tranquilidade. Então resolvi mantê-lo por perto de novo. Estou precisando e aqui está ele. Apresento a vocês meu amigo urso!