Wednesday, April 3, 2019

Cherry Blossom Festival em San Diego - Sakuras - Cerejeiras em Flor

ALERTA: Aqui nao eh o Japao, entao nao esperem cerejeiras enormes!
O festival de San Diego foi bem modesto mas acho que valeu a pena.

O Jardim Japones (Japanese Friendship Garden) fica dentro do Balboa Park que eu considero o lugar mais interessante de San Diego. Eh imperdivel! Nao deixe de conhecer se vier por aqui. 
Eu nunca tinha entrado la porque cobram uma entrada de $12 e o resto do parque esta todo la aberto, de graca, maravilhoso, entao foi ficando pra depois. 
Ate que vi que eles fazem esse festival das cerejeiras anualmente. Descobri que a gente ate estava na cidade no ano passado mas eu nao sabia do festival. 
Nos fomos no domingo, dia 24 de marco, ultimo dia do evento. Pegamos uma filinha pra entrar. Tinha uma fila maior pra quem quisesse pagar com cartao de credito. 

Estava lotado. Fomos entrando no jardim em fila indiana, lentamente passando por uma area que se abria e onde estavam varios artesaos vendendo coisas com tema de cerejeiras, ou produtos japoneses. Tinha coisas lindissimas mas passamos o mais rapido possivel porque queriamos mesmo era ver as arvores em flor (sakuras)!!!
Aos poucos a gente foi vendo uma cerejeira isolada aqui outra acola. No inicio do caminho nao conseguiamos ver a parte mais baixa do jardim onde estava a maior concentracao de arvores e de gente! Tinha gente que nao acabava mais. Meu companheiro de passeio quase foi embora porque nao gosta de multidao. 

Quando ja estava la dentro descobri que o jardim eh novo. Foi inaugurado em 1991 e boa parte foi adicionada em 1999. Enfim, nao tem arvores centenarias e as cerejeiras, claro,  sao pequenas. Mesmo assim estavam lindas, floridas. Depois de conseguir sentar num banco para observar as flores e as pessoas, e tirar umas fotos, nos fomos procurar comida.

Nos comemos espetinhos de frango com molho teryaki, wontons fritos, e taiyaki de sobremesa. Tudo muito bom e barato (pra San Diego, pelo menos). As barriquinhas de comida eram de organizacoes diferentes que estavam arrecadando fundos. O Taiyaki era feito por uma associacao de japoneses e os espetinhos, por um templo budista. 
Enquanto a gente comia a sobremesa seguimos o som de uns tambores (taiko) e chegamos num auditorio. Eles tinham programacao o dia inteiro. Nos ficamos pra ver a performance de taiko mas saimos na hora que ia comecar um desfile de kimonos. Tinha muita gente e eu nao conseguia ver nada. 
Voltamos a passear pelo resto de jardim e passamos com calma na feirinha pra ver uns quadros interessantes e um monte de souvenir japones.

Estava um dia lindo, ensolarado, quase quente. Achei que valeu a pena conhecer o jardim num dia de evento apesar de ter tanta gente. Foi um bom inicio de primavera.


Abaixo algumas fotos (de iphone) que nao fazem jus a beleza das sakuras. 






 E a foto bonus: um taiyaki quentinho! ;)

No comments:

Post a Comment