Monday, May 9, 2011

ALIEN NO MORE

Daqui a 3 dias irei a uma cerimônia no Centro de Convenções de Albuquerque e entregarei meu cartão de residente permanente (mais conhecido como "greencard", apesar de não ser verde!) em troca de um certificado de naturalização!
Ao me desfazer do meu "greencard" eu também estarei me livrando do meu A# que é simplesmente o "Alien number" ou "número de alienígena"!!!! É verdade! Depois de 10 anos morando aqui, não serei mais uma "alien" e a sensação é boa!

A razão pra eu ter tomado a dificílima decisão de me naturalizar americana foi simplesmente ter mais liberdade. Por mais que os residentes permanentes tenham muito direitos uma coisa que falta é a liberdade de, por exemplo, passar mais de 6 meses fora do país. Acho que até que faz sentido que pra você ser um "residente permanente" você tem que residir aqui no país tipo... permanentemente!!! Mas pra quem tem família e o coração em outro país é sempre bom ter a opção.
Além disso, estou com uma saudade danada de votar! Acho que porque cresci num Brasil onde não se votava lembro como se fosse hoje a primeira vez em que pude votar, em 1988, depois a grande campanha presidencial de 1989 que deu no que deu mas não é sobre isso que quero falar... Enfim, pra mim votar é SUPER IMPORTANTE e, por mais que esse sistema eleitoral bipartidário não seja lá essas coisas, eu QUERO VOTAR!!!
Nas eleições de 2008 eu fui de porta em porta fazer campanha pros meus candidatos a presidente, senador e representante (equivalente a deputado federal) mas não podia votar e só não foi mais frustrante porque mesmo sem meu voto todos foram eleitos. Mas, minto, foi frustrante, sim! Porque aqui tanta gente dá a mínima pra eleição e, como não é obrigatório e toda eleição é num dia normal de trabalho, quase a metade da população que pode votar simplesmente não o faz!
Eu sei, eu sei, o sistema é falho, a eleição presidencial nem direta é, dá o maior rolo na contagem de votos toda vida, os dois partidos são quase a mesma coisa, blá, blá, blá... mas, mesmo enquanto a gente não fizer alguma coisa pra democratizar o sistema eleitoral, votar continua sendo importante, principalmente nas eleições pro legislativo. E tenho esperança que as coisa mudem. Por isso nunca mais quero ser excluída do processo eleitoral!

Mas voltando a minha vida (quase passada) de alienígena, quer saber do que mais não terei saudade? De ter que notificar o governo todas as vezes (que foram muitas nos últimos dez anos) em que mudei de endereço, de tirarem minhas impressões digitais quando passo na imigração (apesar de passarmos na mesma fila que os cidadãos) ao entrar no país, de pensar em ter que pagar altas taxas pra renovar meu "greencard" em breve, de não poder ter certos cargos, de não poder me candidatar a vereadora, deputada, governadora, senadora, Presidenta da República... oops, presidente vou continuar sem poder ser porque tem que ser americano nato, como o Obama!!! hehehe

Só pra terminar quero deixar registrado que sou contra fronteiras, vistos, e essa babaquice toda, e acho que o mundo está cada vez mais multicultural, multilinguístico, e quanto mais as pessoas viajam, aprendem outras línguas, se mudam, migram, as nossas fronteiras vão ficar cada vez mais sem sentido. Que todos tenham muitas nacionalidades, falem muitas línguas, sejam de todo lugar!
Viva o mundo!!!!

6 comments:

  1. Muito bom seu texto... valeu, "gringa" ! ;D

    ReplyDelete
  2. Mrs.Powell,
    I have also become an American citizen on September 29th 2009 and I can say that it was the best moment in my life.I am a proud Brazilian-American citizen who was born in Fortaleza,Brazil.Congrats!
    Claudia R.

    ReplyDelete
  3. Obrigada, Cláudia!
    Eu também sou de Fortaleza! Mas você já deve ter percebido se leu meus posts. :)

    ReplyDelete
  4. You'll be registering to vote in Orleans Parish!

    ReplyDelete
  5. Yeah, I'll have to wait until June to do that...

    ReplyDelete