Sunday, January 27, 2013

Carnaval em New Orleans

A temporada de carnaval começa oficialmente no dia 6 de janeiro, dia dos Reis Magos, e vai, obviamente, até a terça-feira gorda, o Mardi Gras!!!

Nesse período carnavalesco acontece muita coisa aqui em New Orleans. 
Vou dividir as atividades em três grupos mais importantes: 

1) As "krewes" tradicionais: grupos de carnaval criados desde o século XIX, sendo o Krewe of Rex (do Rei do carnaval!!!) um dos mais antigos, fundado em 1872. Esse grupos eram sociedades secretas e formadas exclusivamente por homens brancos. Com o tempo, algumas coisas mudaram. Hoje há krewes predominantemente de mulheres e outros fundados por negros, mas oficialmente é pra ser tudo diversificado, não haver segragação. Yeah, right!
Esse grupos promovem duas atividades principais: um baile (exclusivo) e um desfile na rua (para o povão vê-los desfilando). 
Custa caro ser de uma dessas krewes. A maioria das pessoas vai mesmo pra rua assistir os desfiles. Como já comentei ano passado, achei os desfiles uma coisa meio surreal. Eles jogam coisas pro público e fica todo mundo desesperado para pegar os colares, copos plásticos, bichinhos de pelúcia, sei lá o que mais. Quanto mais dinheiro tem a krewe, melhores são os brindes que eles jogam. 

2) As "krewes" alternativas: grupos criados mais para o final do século XX saem nas ruas com carros alegóricos feitos a mão, meio improvisados às vezes, e fazem sátira de tudo. O Krewe du Vieux Carré (Vieux Carré= Bairro antigo = French Quarter) foi fundado em 1987 e é o primeiro a sair pelas ruas de New Orleans, umas 3 semanas antes do Mardi Gras. O desfile desse ano foi no sábado passado, dia 19 de janeiro. Vejam foto no post anterior!
As krewes alternativas são as minhas preferidas. A Krewe du Vieux (a pronúncia é "cru du vu") sempre tem temas políticos. Em 2006, poucos meses após o furacão Katrina, um dos carros alegóricos deles era um pedido ao Jacques Chirac para que a França comprasse New Orleans de volta! ;) 

3) Os Mardi Gras Indians: grupos de negros que se vestem de índios americanos e saem nas ruas no Mardi Gras. Os grupos são chamados de tribos e todos têm um "Big Chief", o cacique, e outros personagens. Essa também é uma tradição que vem desde o final do século XIX, provavelmente desde 1885. As tribos não saem desfilando numa rota autorizada pela polícia, com licença da prefeitura e ruas fechadas pra eles. Eles saem pela rua do bairro e as pessoas vão procurando pra vê-los. E vale a pena encontrá-los. As roupas são lindíssimas!!! Todas feitas a mão, costuradas por homens que são maioria nas tribos. 

Aos poucos vou escrever mais sobre cada um desses grupos. Tenho que ir agora ver a parade da Krewe of King Arthur!!


2 comments:

  1. parece divertido! eu iria atrás dos mardi gras indians.
    aqui em brasília o carnaval deve ser ótimo, mas nunca ficou ninguém na cidade pra ver e contar depois. brinks.
    bom carnaval!

    ReplyDelete
  2. Good choice, Natália!!! Também prefiro os Indians! Ontem a gente foi pra um ensaio unificado de algumas tribos aqui da nossa vizinhança. Como diz o José, é muito louco!!! Eles têm toda uma coreografia e suns inais entre eles. A gente não sabe o que está acontecendo, mas é muuuito bom.
    Aproveite o carnaval de Brasília!!!

    ReplyDelete