Essa eleição inteira eu me segurei pra não entrar em discussões políticas polêmicas por várias razões. A principal razão é que não estou podendo: simplesmente estou sem energia, sem saco de discutir com pessoas que, em geral (existem, sim, poucas exceções), não procuram se informar e falam baseado em puro preconceito.
Com o tempo eu descobri o que já desconfiava: que a maioria dos brasileiros expatriados é muito mais conservador do que eu!!! Então, não me espantei em descobrir que e maioria votaria CONTRA a Dilma.
Na verdade, como bons representantes da classe média brasileira, se sentem ameaçados pelas mudanças que ocorreram no Brasil nos últimos 8 anos.
Nos últimos meses eu ouvi CALADINHA muita piada e comentários absurdos sobre o Lula e a Dilma. Até mentiras que ninguém se deu ao trabalho de checar se era verdade e saiu repetindo. Só uma única vez ouvi uma pessoa aqui fazer uma crítica ao governo Lula (com relação ao meio-ambiente) que era baseada em fatos e fazia sentido.
Pra quem não me conhece muito bem, e me viu praticamente calada, até agora, com relação às eleições, aqui vai a revelação: fiz campanha e votei no Lula em 1989 e 1994. Votei nele em 1998 mas estava afastada da militância política na época. Depois em 2002 e 2006 não tive o privilégio de votar porque estava já morando nos Estados Unidos. E, que fique claro, teria votado nele com toda convicção e prazer porque eu sou a favor da maioria das propostas defendidas por ele.
No entanto, eu não sou nem nunca fui do PT. Na verdade, o único partido político ao qual fui vinculada, há uns 20 anos, era bem mais a esquerda...
Mas escrevo hoje pra dizer que estou transbordando de felicidade por saber que o povo brasileiro está prestes a eleger a Dilma, não só porque pela primeira vez uma mulher será presidente do nosso país, mas também porque o Brasil vai seguir mudando. Porque eu realmente acredito que se o PSDB e as forças reacionárias que o apoiam ganhassem haveria um retrocesso com consequências terríveis. Nem gosto de pensar nisso.
Então, que ninguém, por favor, tente me convencer do perigo de eleger a Dilma ou dizer que votar no Serra é ser a favor da democracia porque eu acho isso risível.
Que cada um fique com a sua opinião e que vote no domingo no projeto que quer ver implementado.
Eu, infelizmente, não vou poder votar mais uma vez porque teria que viajar a Houston, Texas, pra isso.
Mas o que me fez fazer essa declaração logo agora??
Bom, eu tenho ouvido e lido muitas coisas absurdas nos últimos dias mas essa notícia foi a gota d'água. Isso eu li ontem nas Notícias do UOL, sobre a campanha do Serra, e me deu vontade de sair correndo gritando!!! Não sei porque isso me deixou mais revoltada do que o episódio da bolinha de papel ou qualquer outra coisa, mas é por isso que eu escrevi esse post.
Aí está:
“Se você é uma menina bonita, tem que conseguir 15 votos. Pegue a lista de pretendentes e mande um e-mail. Fale que quem votar em mim tem mais chance com você”, pediu o presidenciável tucano, José Serra, diante de simpatizantes em Uberlândia (MG), nesta quinta-feira (28).
Isso mesmo que você leu! O candidato José Serra pediu às meninas bonitas pra oferecerem uma "chance" aos pretendentes que votarem nele! Isso era pra ser engraçado? Porque me deu vontade de chorar!!!
Uau, e agora? Que dilema!!! Votar nesse machista (entre outras coisas) ou ajudar a eleger a primeira mulher presidente do Brasil?
A escolha é do povo brasileiro.
Bom voto!