Friday, January 31, 2014

O Vento Patagônico e a Fiaca

Nem acredito que o mês de janeiro está acabando. Estou com a sensação que daqui a pouco acaba o ano e eu não fiz nada.

Acordo todo dia com uma lista do que fazer bem modesta.
A lista de ontem, por exemplo, incluía:

1) Limpar o fogão que é branco mas estava cor-de-rosa desde que resolvemos cozinhar beterraba.

2) Varrer a casa várias vezes porque tudo fica coberto de uma poeira cinza que, segundo o José, é ainda das cinzas do vulcão Puyehue que fica a 100 km de Bariloche (no Chile) e entrou em erupção em junho de 2011! O negócio foi tão sério que o aeroporto daqui ficou fechado por 7 meses!!!

3) Ler o livro "El Tiempo entre Costuras" porque é muito pesado e não vou levá-lo comigo pra New Orleans nem a pau.

4) Terminar a segunda semana do curso "Jazz Appreciation" (da UT Austin) que estou fazendo pelo edX.

5) Ir no supermercado próximo de casa para comprar papel higiênico, uma garrafa de vinho para o jantar, e outras coisinhas.

Parece pouco para ocupar um dia inteiro, não é?

Pois acredite que eu consegui não fazer quase nada disso.
Só limpei o fogão hoje de manhã.
Varri a casa, sim. Mas isso não vale, nem devia estar mais na lista porque eu não aguento ver todo esse pó!
Não li nada do meu livro pesado até a hora de me deitar quando já estava cansada demais porque fazer nada cansa. Li umas 3 páginas e fui dormir  e ainda passei metade da noite sonhando com a guerra civil espanhola.
Até que quase terminei a segunda semana do meu curso de jazz. Yay!!
Mas, como estava chovendo e ventando, eu não fui no supermercado. O coitado do José, meu herói, saiu as 9 da noite pra fazer essas comprinhas. Isso podia esperar até hoje, mas ele queria o vinho para acompanhar o jantar.

Conclusão?

Vou culpar o vento patagônico por não ter feito minha única atividade fora de casa. A chuva nem me incomoda porque agora tenho uma super capa de chuva azul escuro de bolinhas brancas! Mas eu não aguento esse vento, aliás, nenhum vento, patagônico ou não! Só que o patagônico ainda vem com as cinzas vulcânicas chilenas pra completar. Recomendo nunca abrir os olhos pra quem usa lentes de contato (como eu)!

Já as minha atividades dentro de casa... é pura "fiaca" mesmo. Fiaca, segundo o glosario de argentinismos, significa preguiça, vontade de fazer nada. Vem do italiano "fiacca", ou seja, é parente do "dolce far niente"!
Devo dizer que minha fiaca é até produtiva porque ontem eu e o José assistimos dois capítulos de Treme (season 4) e eu li muitos artigos do Guardian, The New Yorker, NPR, blogs os mais variados, nada a ver com nada. Também procurei uma poltrona colorida em várias lojas virtuais.
E a janela do nosso quarto é grande e ótima para ficar olhando as montanhas, as folhas das árvores movidas pelo vento, as nuvens passando, a chuva caindo... perfeita para fiaca!

Hoje eu NÃO inclui escrever no blog na minha lista e já estou terminando essa "tarefa". Talvez esse seja o segredo. Eu me rebelo contra a minha própria "to-do list". ;)


2 comments:

  1. ai, adoro lista!
    também quero ler el tiempo entre costuras. a gente roubou o da vovó e trouxe pra cá hahah
    boa fiaca patagônica!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gracias!
      Estou quase terminando El Tiempo entre Costuras e vou ter que comprar o outro da Maria Dueñas que vi na livraria um dia desses.
      Claro que tem II guerra mundial e nazistas no meio da história, o que já me levou a outra pesquisa online. Muitos dos personagens do livro são baseados em personagens históricos! Bem interessante. Agora quero ler o livro que foi escrito pela Rosalinda Powell Fox. You will see who she is. :)

      Delete