Saturday, July 25, 2009

Meu abraco virtual, com muito amor...

Estou pensando em te ligar amanha mas acho telefone uma coisa tao invasiva... deixa poucas opcoes. Ou eu tenho que falar ou voce. E se eu nao tiver o que dizer porque nao ha mesmo nada que eu possa dizer? E se voce nao quiser falar, se preferir a companhia de uma amiga que sabe escutar ate o silencio, se quiser so chorar, gritar, seja la o que for, mas nao tiver palavras? O telefone nao vai funcionar.
Queria mesmo era estar presente na tua frente pra te dar opcoes. E se voce nao quisesse nem minha presenca eu entenderia mesmo sem voce dizer, eu sairia. Esperaria pacientemente ate voce precisar talvez so de um ombro pra chorar ou de alguem pra te escutar, porque chega um momento em que a gente quer falar sobre a dor, sim.
Porque a partir de um certo momento magico falar sobre a dor passa a ser essencial pra supera-la. Quanto tempo leva pra chegar nesse momento eh um misterio...
A minha dor eh a dor de estar distante e de me sentir impotente pela minha incapacidade de diminuir a tua dor, de compartilhar, de chorar junto. A tua dor eh tao maior que me sinto egoista falando da minha. Quem eh que quer ver alguem tao querido sofrer??? Eu nao quero. Mas preferiria ver voce agora do que ficar imaginando de longe se voce esta dormindo, comendo, se esta tendo o apoio que precisa... Eu sei que voce tem muita gente ai dou teu lado. Nao eh que eu me ache indispensavel e pense que se eu estivesse ai faria alguma diferenca... Na verdade, nao faria. Eu nao iria mudar a realidade da tua perda...
Mas ainda assim eu gostaria de estar presente e sinto muito por nao estar, por ter escolhido viver tao longe de todos que sao realmente importantes pra mim.
Porque a vida eh breve cada uma de nossas escolhas eh essencial.
Hoje eu escolho te escrever e nao pegar um aviao pra ir te dar um abraco. Amanha eu posso escolher te telefonar e correr o risco de nao ter o que dizer e nao ter o que ouvir. Em breve eu vou escolher ir te ver pessoalmente.
Talvez quando eu possa finalmente chegar ai pra te ver, tua dor ja esteja se tornando parte da tua historia, porque ela (a dor) nunca vai embora, voce sabe... Mas ela se transforma e ajuda a gente a crescer, a se tornar mais humano. Talvez quando eu possa finalmente te abracar de verdade voce ja tenha reconstruido a sua vida, porque eu sei que, naturalmente, voce vai recomecar e seguir adiante.
Estou aqui, nao perto o suficiente, eu sei, mas nao tao longe que nao possa te ouvir. Quando estiver pronta, ja sabe...

Um abraco virtual que espero ainda chegue com muito amor ai...
****

Esse texto eh uma parte (adaptada) do e-mail que mandei ontem para uma amiga/irma que sofreu uma grande perda. Depois que escrevi e mandei a mensagem tive vontade de compartilha-la com todas as pessoas que amo. Isso porque nos ultimos 8 anos em que tenho estado longe, algumas dessas pessoas tambem vivenciaram perdas e, da mesma forma, eu nao pude estar perto de voces. Se nao me expressei bem no momento, saibam que foi assim que me senti.
****

"Eh preciso amar as pessoas como se nao houvesse amanha, porque se voce parar pra pensar, na verdade nao ha." Renato Russo

1 comment:

  1. Cristina, é o Donaldson. Peguei este endereço com a Thaís. Não sei como isso funciona, vamos ver se vc recebe este recado. Meu e-mail é parentedq@globo.com. Gostaria de ver as fotos do jantar em Fortaleza. Vou tentar ver no teu orkut. Beijos e muitas risadas!!!

    ReplyDelete