Sunday, December 13, 2009

Albuquerque Homeless Persons' Memorial Vigil

So agora percebi que faz uma semana que nao escrevo aqui.
Entre trabalho, comprinhas e diversao, a semana passou sem que eu notasse.
Alias o fim de semana esta passando muito rapido tambem, infelizmente.
Mas deixa eu parar de me explicar.

E hoje ja eh dia 13. Daqui a 10 dias estarei de ferias, entre avioes e aeroportos, a caminho de Genebra. Da muito trabalho sair do deserto... Canso so em pensar. Mas vale a pena, claro.

Tambem canso em pensar em todas as coisas que as pessoas andam fazendo por esses dias, como comprar presentes, decorar casa, mandar cartoes de natal, etc
Ainda nao encontrei tempo pra isso e ate as compras que tenho que fazer, pra nao encontrar minha familia de maos abanando, tem sido um lento processo. Quando vou sair de casa pra ir numa loja penso no problema de estacionamento, lojas lotadas, e deixo pra outro dia. So que "outro dia" vai ter que ser em breve...
Aos que me pediram pra tirar fotos da decoracao de natal peco desculpas mas estou evitando as areas "natalinas" da cidade. Quem sabe no proximo fim de semana eu resolva ir a "Old Town" (Cidade antiga) pra ver a decoracao e ai tiro umas fotos. Todo ano eu fazia isso, mas era no tempo em que minha vida social era inexistente e eu nao tinha nada melhor pra fazer!!! I'm too busy having fun now. :)
E o mais interessante aqui em Albuquerque eh a vespera de natal em si. Eh quando as pessoas acendem as luminarias e a cidade fica linda. Mas esse ano estarei longe. E nao estou reclamando.
****

Mas essa semana eu quis muito escrever sobre um evento de que participei porque me tocou muito. Anualmente algumas organizacoes locais que prestam servico para os sem-teto se reunem para fazer uma Vigilia em memoria dos nossos clientes que morreram durante o ano. Dai o titulo desse post,
A taxa de mortalidade entre as pessoas que nao tem moradia fixa eh muito mais alta que da populacao em geral e as causas de morte sao inacreditaveis. Quem vive na rua durante o inverno pode morrer rapidamente de uma gripe que vira pneumonia de um dia pro outro. Nos temos clientes que morrem congelados e outros sao vitimas de violencia gratuita.
Eu ainda nao tinha ido a uma dessas vigilias e esse ano a minha amiga Blue perguntou se eu queria ser voluntaria e ajudar na caminhada que todos fazem ate a igreja onde o evento ocorre.
Aceitei e foi uma experiencia incrivel.
Primeiro a gente se reune no patio do Healthcare for the Homeless (uma das organizacoes que promovem o evento) onde uma refeicao eh servida e os participantes se organizam pra sair caminhando pelo centro da cidade ate a igreja. O meu trabalho, juntamente com outros funcionarios do St. Martin's Hospitality Center (onde trabalho), era organizar essa caminhada. As ruas nao sao oficialmente fechadas, mas esse ano a policia resolver colaborar e fechou cruzamentos pra gente, o que facilitou muito.
Quando chegamos na igreja, todos recebem uma vela. Em algumas das velas ha o nome de uma pessoa que estamos celebrando. Esse ano foram 66 que morreram. Alguns eram meus clientes, entre eles um rapaz de 18 anos.
A cerimonia dentro da igreja eh muito bonita e inclui as palavras iniciais de um pastor, musica, poesia, depoimentos de quem quiser ir falar no microfone... Chorei muito. Principalmente quando cantaram a musica "In My Life" dos Beatles, e quando um nativo americano cantou umas cancoes da tradicao Sioux.
Depois disso todos acendemos as velas e o nome de cada pessoa eh lido em voz alta. Ha um momento de silencio depois que apagamos todas as velas ao mesmo tempo. Muito intenso!
A vigilia terminou com todos cantando "We Shal Overcome". Chorei de novo.
Muitos clientes falaram ao microfone que eles sao invisiveis para a comunidade em geral, mas que sentem que nao estao sos por causa das organizacoes que oferecem servicos pra eles. Eles nos agradeceram pelo trabalho que fazemos e isso me tocou muito.
Percebi que nao ha nada como terminar um ano de trabalho participando de uma cerimonia como essa: caminhando ao lado de nossos clientes, ouvindo o que eles tem a nos dizer, cantando e orando juntos, e celebrando a memoria daqueles que viveram quase que anonimamente nas ruas de Albuquerque.
Ai, meu Deus, ja estou chorando de novo so em escrever isso. (suspiros) :)

Algumas das organizacoes que estao envolvidas na Homeless Memorial Vigl sao: New Mexico Coalition to End Homelessness, Health Care for the Homeless, Albuquerque Peace and Justice Center e St, Martin's Hospitality Center.

****
Update: Meu amigo Alex Sierra acabou de me ligar pra combinar um encontro hoje. A gente ia a um cafe aqui perto de casa mas como comentei sobre a minha falta de fotos natalinas, ele sugeriu que a gente fosse pra Old Town tomar chocolate quente e fotografar a decoracao.
Entao, meus caros leitores, se tudo der certo, terei fotos pra postar!!! :)

3 comments:

  1. VIVA!!!! IUPI!!! Fotos natalinas! Se nao conseguir, ou se quiser a gente vai ficar feliz com as dos Natais passados também! E das luminárias acesas na véspera de Natal de anos passados para mostrar a tradiçao.
    Fiquei arrepiada com a cerimonia, deve ter sido realmente muito linda e intensa. E extremamente gratificante. Quando trabalhava numa ONG com meus adolescentes, via que as vezes uma palavra deles fazia tudo valer a pena e todos os problemas da rotina de trabalho serem superados. Acho que isso se aplica ao que vc passou nesse dia, né? Dá uma sensaçao muito boa de que a gente fez algo bom, que a gente fez diferença ao defender ou lutar por alguém! Ai que saudade dos seus posts!!!!!

    ReplyDelete
  2. Que bacana a cerimônia, bem no espírito natalino. A tradução seria "Christmas spirit"?- digo , a época que antecede ao Natal?

    ReplyDelete
  3. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ReplyDelete