Saturday, January 22, 2011

Meu mundo de pernas pro ar


Sabe o que é essa foto aí?

a) A imagem das novas janelas lindas e ecologicamente corretas que acabaram de ser instaladas no meu apartamento.

b) A imagem da reforma que está sendo feita no meu prédio desde o dia 10.

c) A imagem da causa da bagunça em que está o meu mundinho desde que mandaram tirar tudo de perto de todas as janelas e os trabalhadores mexicanos começaram a entrar e sair do meu apartamento todo dia.

d) Tudo isso acima e um pouco mais.

Sei que estou reclamando de barriga cheia porque o prédio em que meus pais moram em Fortaleza está passando por uma reforma que acaba de completar 1 ano e ainda não acabou!!! Claro que, no caso deles, estão refazendo a fachada completa de um prédio umas 100 vezes maior que esse, ampliaram varandas, mudaram o sistema de ar-condicionado, sei lá mais ou que! Mas talvez se os mexicanos ilegais que estão fazendo nossa reforma aqui fossem pra lá, a obra terminasse mais rápido. ;)

Antes que alguém pergunte, não, eu não sei se são mexicanos, nem ilegais, os pedreiros que estão trabalhando aqui. Só sei que falam espanhol entre si, o que não significa nada. Podem ser todos americanos e se forem daqui do Novo México, nada mais normal do que falarem espanhol. Escrevi isso só porque é uma realidade daqui. Mão-de-obra, em geral, é muito cara. Já conheci gente que ganhava muito bem trabalhando na construção civil. Mas se você é ilegal, não vão te pagar tão bem assim... E tem gente de outras nacionalidades também, obviamente, inclusive brasileiros. Mas até agora não ouvi ninguém falando português nem portunhol.

Voltando a minha reforma... É verdade que a reforma vai ser rápida, mas pra mim está enchendo o saco. Tirar tudo de perto das janelas significa ter tudo empilhado num canto da sala e num lado do quarto. Sem falar que eu tiver que arrastar os móveis (cheios) sozinha. Recebi a notificação do início da reforma num dia quando cheguei em casa por volta das 5 da tarde e tinha que estar tudo preparado no outro dia antes da 9 da manhã.
Depois dessa parte divertidíssima de desarrumar completamente meu microcosmo, por sorte, eu fui passar uns dias em New Orleans (post em breve). Foi aí que a maior parte da reforma se deu. Quando cheguei já tinha novas janelas e eles estavam dando os últimos retoques. Antes de sair pro trabalho ontem parecia que só faltava mesmo pintar, e isso é só por fora!

Então a besta aqui começou a limpar o apartamento de verdade, com a esperança de poder re-arrumar tudo no fim de semana. O banheiro, então, limpei inteirinho, coloquei tudo de volta, inclusive toalhas brancas limpinhas, cheirosas!!! Que maravilha!! (suspiros)
Mas que nada! Quando cheguei em casa ontem, tinham trocado a janela do banheiro de novo e deixado tudo sujo, uma bagunça! Deu vontade de sair gritando e voltar pro quarto de hotel maravilhoso em New Orleans... Não tive energia nem de limpar. Só varri e deixei o resto como estava até hoje de manhã. Por que trocaram a janela de novo? A outra parecia que não cabia, só que cabia, claro, porque foi instalada! Mas devia ser errada e agora essa última está perfeita. Me avisaram que iam fazer isso?? NO!!

Pois hoje, enquanto limpava o banheiro mais uma vez, vi a sombra de um homem do lado de fora. Estavam fazendo mais alguma coisa lá fora e continuo há horas ouvindo eles baterem, quebrarem, fazendo não sei o que. Ai, se eles entrarem aqui hoje de novo, eu vou ter um troço!!!!

Mas, enfim, resolvi adiar meu plano de limpar de verdade e por tudo de volta no lugar nesse fim de semana. Simplesmente não vou fazê-lo. Vou deixar a bagunça imperar por mais uns dias, caso eles voltem. E aqui estou eu, sentada na minha sala, rodeada de pilhas de DVDs e livros, ignorando a pilha de parafusos que deixaram no corredor, fazendo de conta que não me incomoda... Mas o fato é que me deixa louca!!!

O lado bom disso tudo: tenho janelas novas, mais bonitas, mais seguras, que não deixam entrar ar de forma alguma, ou seja, são ecologicamente corretas porque se usa menos ar-condicionado no verão e aquecimento no inverno. Esse prédio é antigo (alguém lembra da bancada da cozinha amarelo ovo dos anos 70??) e acho que as janelas eram as originais. Qualquer pessoa poderia abri-las, se estivesse minimamente disposto, mesmo com elas "trancadas". Juro! Agora, sim, estou segura. Ah, quer dizer, isso se ninguém perceber como é fácil abrir a porta do apartamento!

No comments:

Post a Comment