Saturday, March 6, 2010

Um Dia no Louvre - Parte II: De dentro pra fora













As fotos acima sao do exterior do Louvre, todas tiradas por mim de janelas diferentes do museu. Da pra ver o ceu cinza... Estava bem frio. Ainda bem que passamos o dia no quentinho la dentro.
Tambem da pra ver como tem gente em todo lugar!!! Do lado de fora, mesmo com o tempo como estava, tinha um monte de gente andando e tirando foto.
O Louvre eh o museu mais visitado do mundo!
Querem um pouco de historia? O museu fica em Paris (pra quem esqueceu onde estamos!), num Palacio que foi construido inicialmente como um forte no seculo XII e virou residencia da familia real no seculo XIV. Com o tempo o palacio foi passando por umas reformas... Coisa pouca porque a realeza francessa nunca foi de esbanjar!!
Ate que em 1682, Luis XIV, que nao andava muito contente com as instalacoes no Louvre, e ja vinha dando uma melhorada num castelinho fora de Paris, resolveu ir de mala, cuia e a corte inteira pro Palacio de Versailles. Na nova residencia real Luis XIV ja nao tinha mais aquela sensacao de claustrofobia que tinha no Louvre pela falta de espaco. Alem de ser um lugar mais moderno, um pouco mais confortavel para o rei. Ah, mas o melhor mesmo eram os closets, nossa, enormes e super bem divididos!!! Tipo aquele que o Mr. Big faz pra Carrie no "Sex and the City - the movie"!
Mas Versailles eh outra historia, e nos nao fomos la dessa vez!
Voltando ao Louvre... Entao o Palacio ficou la meio que abandonado e comecou a ser usado como local para exposicoes. Mas so virou museu mesmo com a Revolucao Francesa. No dia 10 de agosto de 1793 o museu foi aberto pela primeira vez. Depois fechou, reabriu uns anos depois.
O Louvre mudou de nome pra Museu Napoleao quando o Monsieur Bonaparte resolveu virar imperador Napoleao I e trouxe um monte de coisa roubada do mundo todo pra la. O museu ficou com uma colecao fantastica! E no Egito so ficaram as piramides porque nao couberam na mala de souvenirs do imperador!
Mas nao acreditem em mim porque eu posso estar inventando tudo isso! Se estiverem interessados no assunto, tem um monte de livro bom por ai. Eu acho a historia da Franca fascinante!!!!


No comments:

Post a Comment