Thursday, March 11, 2010

Um Dia no Louvre - Parte III: La Gioconda, Mona Lisa

Mona Lisa (La Gioconda), de Leonardo da Vinci. Ele iniciou a obra em 1503 e so terminou em 1519.
Essa foto foi tirada com zoom, de onde a gente estava, do outro lado da sala. Nem tentei chegar mais perto.

De onde a gente estava, sem zoom...

Isso eh o que vi quando entrei na sala: um monte de gente e por tras daquela moldura no centro da foto deu pra desconfiar que deveria estar o famoso retrato.


Thelminha e eu na mesma sala, ignorando a Mona Lisa.

Thais e eu tambem do outro lado da sala.


Que fique clarissimo, nao tenho nada contra o Leonardo da Vinci, nem contra La Gioconda. Ele ate que era talentoso e eu gosto muito da expressao dela!!! Hahaha

Mas a gente chegou no Louvre procurando a "Mille e Tre" e se voce nao sabe do que estou falando, leia o post anterior.
Depois disso a gente combinou de se encontrar as 4 horas da tarde ao lado da piramide invertida (ou sei la onde, nao lembro mais) porque ai cada um ia ver o que queria, era melhor... Meus pais decidiram ver a Mona Lisa e sairam. O resto do grupo ficou olhando um pra cara do outro, ate que minha irma falou que queria ir ver a sala do Rubens com o Ciclo de Maria de Medici. De repente, nao sei como, todo mundo resolveu ir junto com ela e nos pensamos: por que nao ir procurar os outros dois la na Mona Lisa pra saber se eles queriam ir com a gente tambem? Entao fomos!

Assim fomos parar na sala mais lotada do Louvre. Eh facilimo de encontrar, eh pra onde TODO MUNDO esta indo!!! E fiquei chocada. Hoje em dia nao se chega mais perto da senhora de sorriso enigmatico. Ela eh mais protegida que o presidente americano. Alem do vidro a prova de balas (e de outros objetos que ja foram jogados na coitada), tem uma corrente de protecao e o publico fica a uns bons metros do quadro que nao eh tao grande assim! Mas como ninguem olha pro quadro mesmo, so fotografa... gracas a deus que existe zoom!!!!

A primeira vez que fui ao Louvre (ha quase 20 anos) vi o quadro de perto. Tinha um vidro de protecao e tambem tinha bastante gente, mas nada como a multidao que encontrei dessa vez! Acho que a culpa eh toda do Dan Brown.
Mas tambem quem vai a Paris e nao ve a Mona Lisa???? Ate ai tudo bem, mas o resto do museu nao eh de se jogar fora, ne? Pra que esse desespero de ver isso especificamente?? Tem gente que vai ao Louvre praticamente so pra fotografar esse quadro! Eu sinceramente nao entendo.

E a Dona Lisa Gherardini continua sorrindo mas tenho certeza que por dentro ela esta morrendo de rir desse povo se matando pra tirar uma foto dela!!!
*****
PS: No final da visita minha irma entrou na loja de souvenir comigo. Eu queria comprar uma miniatura de sarcofago (veja o proximo post - eh um obcecao minha) e a Thais viu uma sacola da Mona Lisa que ela comprou de presente pra minha mae! E so assim eu vi o sorriso de perto.

No comments:

Post a Comment