Saturday, March 13, 2010

Um Dia no Louvre - Parte V: Antiguidades Egipcias

Quando eu disse antiguidades egipcias ai no titulo, eu quis mesmo dizer sarcofagos e mumias. Da pra ver essa crianca olhando a mumia meio que hipnotizada? Eh assim que eu fico!!!

As proximas fotos sao de sarcofagos, uma obcecao minha (mas nao contem pra ninguem porque eh meio estranho!)








Quando voce chegar na parte de Antiguidades Egipcias no Louvre, vai encontrar muito mais do que sarcofagos, mas no meu post so vai ver isso mesmo porque eu so tenho olhos pra esses caixoes incrementados, que sao obras de arte lindissimas e cheias de misterio.
Acho que a primeira vez que me encantei com um sarcofago (alias, com uma mumia dentro) foi ha muito muito tempo atras, quando fui ao Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, pela primeira vez. Eu era pequena e fiquei impressionadissima!!!
Depois veio o filme que mudou a minha vida mas cujo nome eu nao revelaria nem sob tortura porque simplesmente nao consigo lembrar!!!! Deu um branco completo! Mas eu imagino que tenha algo a ver com Egito e Tutankamon... ???? Ai que horror! Queria lembrar...
Pistas: Eh um filme americano que assisti na sessao da tarde, no comecinho da decada de 80, provavelmente. Nao sei exatamente como, uma adolescente americana vai parar no Egito antigo e conhece o proprio Tutankamon, que eh da idade dela (voces sabem que ele morreu ainda adolescente, ne?)... Rola um clima e tal. Nao lembro mais de nada, so que EU queria ir viver no Egito antigo. Gente, esse filme eh super conhecido e eu nao acredito que nao consigo lembrar o nome!!!!
Deixa o filme pra la, entao.
Sabe quando eu escrevi ha uns dias atras que o Napoleao foi la no Egito e levou quase tudo pra casa? Pois eh, fui muito injusta e vou me corrigir. Nao foi so ele que saqueou o mundo inteiro pra enfeitar museus. Os europeus em geral fizeram a festa. Alias, tem uns Museus Egipcios espalhados por ai. Eu conheci o de Berlin onde os alemaes exibem a parte que coube a eles.
E, claro, tem o Museu Britanico, em Londres!!! Lembrem que a Inglaterra foi a maior forca imperialista no seculo XIX, e contava com o Egito entre suas colonias. Nao eh a toa que a colecao de antiguidades egipcias deles eh de fazer inveja aos franceses... e aos egipcios, obviamente!!!
Minha visita ao Museu Britanico foi definitivamente a mais marcante de todas.
Mas quem quiser ver um pedacinho do Egito sem sair do Brasil so precisa ir ao Rio!!! E vou esclarecer logo que o nosso Imperador D. Pedro II nao roubou nada, ganhou tudo de presente. Entao nos brasileiros podemos dormir tranquilos que o Tutankamon nao vem puxar nosso pe a noite.
Mas, aaah, o imperialismo!!!!!
Gracas a invasao e divisao da Africa pelas forcas neocolonialistas europeias eu ja tive a chance de ver todos esses sarcofagos e mumias (alem dos outros objetos aos quais nao dou tanta atencao) sem precisar ir ao Egito! How convenient!

*****
Acho que vamos sair do Louvre em breve porque ja estou ficando com claustrofobia. Alias, temos que ir embora de Paris porque tem muito mais da minha viagem pra eu mostrar.

No comments:

Post a Comment