Friday, March 12, 2010

Um Dia no Louvre - Parte IV: O Caminho ate Rubens

Saimos da Mona Lisa (veja post anteiror) e fomos procurar o Rubens! A vantagem de quem ja conhece bem um museu eh que nao precisa ficar andando com mapinha, com cara de turista, sabe exatamente pra onde esta indo. Eh otimo! E assim a gente se perdeu e rodou o Louvre inteiro mais uma vez!! :)
Formigueiro humano: pra todo lado que a gente se virava tinha gente, muita gente!!!

E subimos e descemos escadas procurando a Galeria Medici, sem pedir informacao a mais ninguem, porque ja tinhamos tido informacao errada de uma funcionaria do museu mais cedo.


Assim que nos percebemos (porque eu olhei no mapa) que a gente estava na ala errada, conseguimos achar a Galeria com o projeto grandioso do Rubens financiado pela Maria de Medici. Da pra ver como a salinha eh pequena!!!


Aqui a Thais da uma aula sobre Rubens. Alguns dos "alunos" tinham sumido na hora dessa foto.
Quando finalmente chegamos na Galeria Medici, nos fizemos um curso sobre os 24 quadros da serie encomendada por Maria de Medici, viuva de Henrique IV, Rei da Franca, ao artista Peter Paul Rubens. A Thais foi nossa instrutora.
Entao deixem-me compartilhar um pouco do meu conhecimento com voces...
A serie completa foi feita entre 1621 e 1630 e mostra fatos da vida de Maria de Medici e tambem da vida do rei que ja tinha ido desta pra uma melhor ha um tempinho quando ela contratou o Rubens. Entao a historia eh mesmo da Dona Maria que, dizem, era de uma beleza incrivel quando jovem. Ela nao parece tao linda assim, mas devemos levar em consideracao o fato de que os padroes de beleza mudaram so um pouquinho nos ultimos 4oo anos, e que quando Rubens foi trabalhar pra ela a modelo ja estava meio, digamos assim, passada. Mas com certeza ela devia ser uma senhora muito modesta - ve-se pelo tamanho dos quadros que ela mandou fazer. E nao foram dois ou tres, mas 24!!!
De qualquer forma, valeu a pena rodar o museu inteiro tres vezes pra chegar aqui!
E deu pra notar como essa sala esta MUITO mais vazia que as outras? Entao se voce estiver cansado de andar, sabe onde pode descansar, porque nao tem muito lugar diponivel pra sentar em outras areas.
Dica pra quem quer chegar aqui: a Galeria Medici (tambem chamada de sala do Rubens) nao fica na ala Denon!!! Fica no segundo andar da ala Richelieu. Alias, a razao de a gente ter rodado tanto eh porque a gente etava tentando chegar no segundo andar pela ala Denon e nao da pra chegar nesse andar daquele lado do museu!! Entao se voce for ver a Mona Lisa primeiro na Denon, vai ter que sair de la, e depois entrar na ala Richelieu, ai subir pro segundo andar. E nos subimos e descemos escadarias e elevadores, procurando em vao o segundo andar que nao aparecia... Mas agora conheco esse museu como a palma da minha mao! Da proxima vez nao erro!!
E, como eu ja falei em outro post, estavamos perdidos no Louvre!!! Nao da pra reclamar, ne?



No comments:

Post a Comment