Thursday, March 4, 2010

Voltando a Paris... Um dia no Louvre - Parte I












Onde estavamos mesmo? Ah, em Paris!!!
No dia 2 de janeiro nos fomos ao Louvre. Meu grande interesse era ver a exposicao "Mille e Tre", que fazia parte do evento "A Infinidade das Listas" que incuia tambem palestras e, sinceramente, nem sei mais o que. O fato eh que li sobre isso um belo dia, bem antes da nossa viagem. Vi que o Umberto Eco era curador da exposicao, adorei porque sou louca por listas... Ai mandei um e-mail pra todos os participantes da nossa viagem e perguntei quem queria ir a Paris! Lembro que a Natalia e o Neto levantaram logo a mao. Quer dizer, como nosso grupo estava espalhado em 4 cidades diferentes, eles mandaram um e-mail dizendo "eu!"! E foi assim que acabamos incluindo Paris no roteiro. Ninguem reclamou, entao acho que ninguem nao queria ir a Paris. Ate porque, eh possivel que alguem NAO queira ir a Paris????
Mas, enfim, o Umberto Eco e a exposicao foram a desculpa inicial.
Quando entramos no Louvre, cade que a gente encontrava a "Mille e Tre"? Teve uma funcionaria do museu que ate falou que ja tinha acabado. Mas eu tinha certeza absoluta que era ate 8 de fevereiro e dois funcionarios na entrada confirmaram que a exposicao existia!!! Entao nao desisti.
E a gente andou!! Nada desagradavel, porque afinal de contas, lembrem-se, estamos andando pelo Louvre. Pra todo lado que voce olha tem uma obra de arte!!!
Mesmo que a gente nao achasse a exposicao, who cares?, ja estamos dentro do Louvre!
Acho que meus companheiros ja estavam pra desistir quando comecamos a ver umas placas, ou melhor, uns posters indicando o local. Na primeira foto acima estou em frente a um deles. Eu ja estava toda feliz, mas ainda nao tinhamos chegado la...
Um pouco mais de exercico e encontramos a tal da exposicao, numa sala minuscula (pros padroes do Louvre) mas eu AMEI!!!
Entre as obras havia uma agenda (dessas que a gente usa pra anotar compromissos) e uma arvore (ta bom um arbusto, que aparece na segunda foto) com frases coladas nos galhos! Ah, uma lista de "100 obras de arte impossiveis", sendo que a numero 1 eh "Viver a vida de outra pessoa" e a numero 100, "Nada".
Mas o que me interessou mesmo foi essa parede com listas de palavras que aparece nas 3 ultimas fotos desse post. Passei o maior tempao lendo isso tudo! Aos companheiros de viagem que me esperaram, desculpa ai! Hehehe
Segundo o Eco "as listas nos ajudam a captar o incompreensivel". Como eu tenho memoria pessima, pra mim, as listas sao mesmo essenciais, elas servem para evitar que eu, por exemplo, perca o meu emprego por esquecer de fazer o que precisa ser feito, ou pague todas as minhas contas atrasadas... :)
So mais uma coisa: alguem quer saber por que o titulo "Mille e Tre"???? Mil e tres era o numero de amantes de Don Giovanni na opera do Mozart. Aposto que voce nao sabia!
Nao posso dar credito a nenhum dos artistas na exposicao porque nao anotei os nomes, nem lembro (obviamente!) e nao encontrei na internet. Talvez devia ter procurado um pouco mais... mas queria escrever um post hoje porque dois (nao so um, mas dois!!!) leitores me imploraram pra voltar a escrever!!!!
Ah, mas a lista de nomes dos artistas esta no poster da primeira foto. Clica nela pra ver ampliada que da pra ler!
Em breve... o resto do Louvre, ou melhor o pedacinho que a gente viu! E nao esperem ver a Monalisa porque nos mais ou menos que boicotamos. :)


2 comments:

  1. Fiquei impressionada com o número de amantes de Don Giovanni, seria real? ou apenas encenação na peça!

    ReplyDelete
  2. O Mozart diz que Don Giovanni teve 1003 amantes, ja o Lord Byron diz que Don Juan teve mais de 1500!!! A lenda de Don Juan tem varias versoes, se ha alguma verdade nessa historia....

    ReplyDelete