Tuesday, February 23, 2010

Tenho o prazer de apresentar a CBNM - Comunidade Brasileira no Novo Mexico!!!

Faz uns meses que eu e outras cinco brasileiras que moram em Albuquerque nos reunimos pra tentar criar um grupo que no futuro (esperamos) sera uma organizacao sem fins de lucrativos para apoiar os brasileiros que moram no Novo Mexico.


Primeiro a gente se reuniu so pra se conhecer melhor e trocar ideias, depois pra determinar nossa missao e objetivos, mais tarde pra planejar alguns eventos, e, enquanto faziamos tudo isso, estavamos em contato com o Consulado Geral do Brasil em Houston para tentar traze-los ate Albuquerque nesse inicio de ano.

Mas, como assim? Voce deve estar se perguntado, caro(a) leitor(a)! Trazer o consulado pra ca? Pra que?? Ou voce nao esta nem um pouquinho interessado(a), mas vou explicar assim mesmo!
Eh que varios servicos prestados aos cidadaos brasileiros pelos consulados brasileiros so podem ser feitos pessoalmente.
Por exemplo, eu queria transferir meu titulo de eleitor para ca porque ate hoje, depois de quase 9 anos aqui, eu tenho que justificar ate quando perco eleicao de sindico do predio no Brasil!!! E com a trasferencia do meu titulo, nao so nao preciso mais justificar coisa nenhuma, como poderei votar pra presidente, coisa que nao fiz nas duas ultimas eleicoes!

Mas so que essa transferencia nao se faz pela internet ou mandando papelada pelo correio, somente pessoalmente. O que siginifica que eu teria que fazer uma viagem ate Houston, Texas. Eh uma viagem longa, cara, que nem todo mundo pode fazer.
Por isso eh indispensavel que alguns funcionarios do consulado de Houston viajem ate cidades que fazem parte da jurisdicao deles (que inclui sete estados!!!) para tornar esses servicos mais acessiveis. E o "consulado itinerante" eh isso!
Todo semestre o Consulado Geral em Houston divulga o calendario dessas visitas para que as pessoas possam se programar e se tiverem que viajar, que seja pelo menos pra um lugar mais proximo que Houston.
So que, por varias razoes (que nao vou citar aqui), Albuquerque ficou sem esse privilegio por um tempao.

Por conta disso, nada mais natural do que a gente da CBNM escolher essa vinda do consulado como nossa prioridade. Primeiro informamos ao pessoal de Houston da necessidade dessa visita. Porque se eles acharem que, por exemplo, o numero de brasileiros num lugar nao eh suficiente pra justificar os custos da viagem, eles nao vem.
Depois, quando finalmente eles nos deram uma data definitiva, divulgamos o consulado itinerante de toda maneira possivel. Acho que enchemos o saco de muita gente com tantos e-mails e avisos no orkut e facebook.
Mas era essencial que a gente atingisse a maioria dos brasileiros no estado do Novo Mexico. Primeiro para que todos pudessem ter acesso aos servicos e segundo para que o pessoal do consulado visse que existe mesmo muito brasileiro nessa regiao, o que justifica a vinda deles aqui uma vez por semestre, como faziam ha um tempo atras.


Finalmente no sabado passado, dia 20 de fevereiro, o tao esperado Consulado Itinerante aconteceu!!! E nos todas da CNM trabalhamos como voluntarias ao lado dos funcionarios do consulado o dia inteiro.
Veio gente registrar casamento, registrar filhos, renovar passaporte, pegar autorizacao de viagem para menores, fazer procuracao, e quase todo mundo aproveitou para tambem transferir titulo de eleitor! E eu transferi o meu!!!

Foi um dia de trabalho extremamente gratificante! Principalmente porque aprendemos muito sobre o processo de requisicao dessa papelada toda, porque quando se mora no exterior um dia a gente acaba precisando.
Alem disso, agora conhecemos alguns funcionarios do consulado pessoalmente e, mais importante ainda, "descobrimos" varios brasileiros que nao conheciamos ainda.
E olha, pela quantidade de gente que compareceu, valeu a pena sermos chatas! :)


Nos finalmente conseguimos uma lista de e-mails bem mais completa depois do consulado. Isso porque nos tinhamos um "guest book" e saimos pedindo pra todos assinarem e anotarem seu numero do telefone e/ou e-mail, se quisessem que a gente entrasse em contato com eles.
Vamos convidar todos para o proximo evento que vamos organizar! E nao vou dizer o que eh,nao porque eh segredo, mas porque ainda nao decididmos.
A CBNM ainda esta engatinhando, mas nos ja existimos!!! :) Estamos no orkut e facebook, e se alguem quiser nos contactar diretamente nos temos e-mail" cbnm09@gmail.com .

Para mim esta sendo um grande prazer fazer parte desse grupo. Cada reuniao da gente tem comidinha brasileira, guarana, sonho de valsa (porque a gente tem que se alimentar!!!), e a presenca de pessoas cheias de ideias e realmente dispostas a ajudar outros expatriados (como nos) a terem uma vida melhor fora do Brasil. E, apesar do pouco tempo disponivel que a gente tem, cada uma contribui da forma que pode, e acredito que com o tempo vamos ser capazes de criar pontes entre as pessoas da comunidade para que elas passem a ajudar umas as outras.
Voces ainda vao ouvir falar muito na CBNM!!!! Aguardem!

2 comments:

  1. Fico super feliz com primeiro passo da CBNM.
    Ate a proxima reuniao ana.

    ReplyDelete
  2. Adorei!!! Eh super gratificante para mim fazer parte desse grupo, estou aprendendo muito e espero contribuir cade vez mais para q a CBNM seja um sucesso!
    Este eh apenas o comeco!!!!!

    ReplyDelete