Sunday, December 28, 2008

Livros que amei em 2008


Reli muitos livros mas so vou falar sobre os livros que descobri esse ano! Nao foram necessariamente lancados em 2008 mas foi quando chegaram a mim.
Comecei o ano lendo "Minhas Queridas" de Clarice Lispector que comprei no Brasil em janeiro. Sao cartas escritas por ela para as irmas quando morava no exterior. Adorei e queria mais!!!
Li muitos livros que emprestei da biblioteca publica que nem lembro mais...
Tenho que olhar as minhas estantes pra lembrar dos outros livros que adorei.
Achei "1808" de Laurentino Gomes, a autobiografia do Barack Obama "Dreams From My Father", "Lula of Brazil - The Story so Far" escrito pelo jornalista ingles Richard Bourne, "Becoming Jane Austen" de Jon Spence (mais uma biografia dela, I know!), e o livro interessantissimo de Daniel Pool "What Jane Austen Ate and Charles Dickens Knew".
Ah, e o livro que adorei mas nao sei se agradaria muita gente: "Watching the English - The Hidden Rules of English Behavior" da antropologa Kate Fox. Nem sei como encontrei esse livro mas morri de rir lendo.
Talvez voces tenham notado que todos os livros que mencionei sao nao-ficcao. Estou nessa fase agora. Alias, ha muito tempo.
Apesar disso, o meu livro preferido do ano, "The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society" e ficcao! Mas devo confessar que fiz de conta que nao era. :)
Descobri esse livro quando o vi num blog e achei o titulo maravilhoso e a capa linda (que nao era essa da foto, e sim a da edicao inglesa que achei mais bonita). Fui direto numa livraria e comprei. Tambem nao tinha a menor ideia de que o livro tinha algo a ver com a II Guerra Mundial, mas como o tema meio que me persegue...
Nao vou contar mais nada pra nao estragar.
E tao gostoso de ler!!! Pena que a autora so escreveu esse livro e morreu antes mesmo do lancamento dele. Mais uma vez eu queria mais!
Como o livro e em forma de cartas, acabei de perceber que iniciei o ano lendo as cartas da Clarice Lispector e terminei lendo as dos personagens maravilhosos da Mary Ann Shaffer. Feliz coincidencia. :)

PS: Comecei a ler "The History of Love" de Nicole Krauss. Tambem e ficcao e genial! Nada de cartas.

No comments:

Post a Comment