Wednesday, February 4, 2009

Santa Fe tem 400 anos e eh a capital mais antiga dos Estados Unidos

Derek LaDuke ganhou o concurso do logo (acima) do aniversario de 400 anos de Santa Fe que sera oficialmente comemorado em 2010. Isso eu soube hoje porque eu pensava que era agora em 2009, ja que foi em 1609 que Santa Fe foi reconhecida como "villa", na epoca em que era territorio espanhol.
Ai em cima estamos Thelminha, Ary e eu na French Bakery do Hotel La Fonda, na parte antiga de Santa Fe. Apesar de ser na area mais turistica da cidade (bem na Plaza) eu adoro esse lugar. A comida eh deliciosa. Eles fazem o melhor croque monsieur!!!! Dizem que existia um hotel nesse mesmo local desde 1607 (talvez antes). Nao eh o mesmo hotel de hoje. O predio atual foi construido em 1922 e a arquitetura (como tudo nessa cidade) eh o estilo pueblo/espanhol que eu nao estou mostrando aqui. Talvez num proximo post... :)

O Ary e a Thelminha descansando num banco da Plaza (praca principal) que eh o centro de todas as villas espanolas. As festas tradicionais ainda sao todas aqui na Plaza, todo ano. So que agora eh mais pra turista do que pra populacao hispanica que vive aqui ha muitas geracoes.


Na foto acima aparece um "trading post" (posto de troca), fundado em 1603, que dizem ser o estabelecimento comercial mais antigo do pais. Em Santa Fe tambem existe a igreja de San Miguel (bem pequena), a mais antiga do pais, construida em 1626. A foto tambem fica pra outra vez.
O que descobri hoje eh que ninguem conseguia resolver quando comemorar o aniversario da cidade. As opcoes eram entre 2008, 2009 e 2010. No ano passado eu fui a uma exposicao sobre os primeiros povoados europeus na America do Norte chamada "Jamestown, Quebec, Santa Fe: Three North American Beginnings" . De acordo com os historiadores que organizaram a exposicao, Jamestown foi fundada em 1607, Quebec, em 1608, e Santa Fe, em 1609. Mas ha controversias.
Como a Santa Fe de hoje eh uma cidade turistica, carissima, cheia de milionarios, eu imagino que a comemoracao va ser um exagero. Alem disso, aposto que o governador Bill Richardson, que acabou de perder a chance de ser Ministro da Energia no governo Obama, vai querer usar o evento pra chamar atencao.
Em 2006 Albuquerque completou 300 anos (bem mais novinha) mas hoje eh muito maior que Santa Fe, que ainda eh a sede do governo do estado.
Mas a historia do Novo Mexico eh muito mais rica que isso. E o que mais me interessa eh a historia anterior a colonizacao espanhola. Por aqui viveram varios povos com linguas e tradicoes as mais diversas, alguns nomades, outros com comunidades estabelecidas (hoje chamados Pueblos). Os descendentes desses povos ainda vivem por aqui em mais de 20 reservas indigenas espalhadas pelo estado, e nas cidades como Albquerque.



No comments:

Post a Comment