Sunday, April 26, 2009

Sunshine Cleaning

Domingo passado eu fui ao cinema com meu amigo Alex Sierra, que eh nativo de Albuquerque.
Eu que sugeri o filme mas acho que ele gostou mais ainda que eu.
"Sunshine Cleaning" eh dos mesmos produtores de "Little Miss Sunshine" e, alem de ter sido totalmente filmado em Albuquerque, a historia se passa aqui mesmo. Entao ninguem ta fazendo de conta que esta em outro lugar, mudando totalmente a fachada de predios, nada disso. Eh Albuquerque mesmo que aparece.
Achei super legal!!!

Nos passamos o filme inteiro reconhecendo predios e ruas. Primeiro eu achei que as outras pessoas no cinema iam ficar com raiva porque a gente gritava "Look, that's on Tramway!!" e outras besteiras assim e comecava a rir. Eu sei, totalmente retardados. Mas ai vi que todo mundo tava tendo reacoes parecidas. Todo mundo ria em partes do filme que acho que quem nao eh daqui nao deve rir.
Olha so eu me considerando "daqui"!!!! Hahaha!!!
E como estou no meu nono endereco em Albuquerque, ja morei em tudo que eh lugar nessa cidade e, alem disso, trabalho visitando propriedades pela cidade inteira, entao conheco muito bem as ruas e predios.

Mas nao eh por isso que recomendo o filme. Achei muito bom, de verdade!
Eh a historia de uma familia: duas irmas, o pai e o filho de uma delas.
As duas irmas resolvem entrar no ramo de limpeza de cenas de crime porque da muito dinheiro. Depois que a policia investiga elas chegam pra limpar. Tem muita cena engracada e outras bem tristes. Eh uma "dramedy". Mas nao vou contar a historia porque tenho medo de contar demais e estragar.
Olha so o elenco: Amy Adams, Emily Blunt e Alan Arkin (nos papeis principais).
Pra quem nao lembra dos nomes, vou ajudar. A Amy Adams foi uma das nomeadas ao Oscar de melhor atriz coadjuvante esse ano pelo papel da Sister James em "Doubt" (Duvida). E tambem foi nomeada ao Golden Globe de melhor atriz no ano passado pela atuacao em "Enchanted" (que eu nunca vi, mas ainda quero ver um dia). Ela eh a Giselle.
Eu adoro a Emily Blunt! Ela fez papel de Emily em "O Diabo Veste Prada". Lembram? Acho engracadissima!!! E ela tambem trabalha no filme besta (mas que eu confesso que vi mais de uma vez ) "Jane Austen Book Club".
Ja o Alan Arkin tem uma carreira que nao vai caber aqui mas dou o exemplo mais recente: ele ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel do avo "Grandpa Edwin" em "Little Miss Sunshine" no ano passado. Se voce esta lendo isso e nunca viu "Little Miss Sunshine" tem que correr e ir assistir porque eh lindo demais! E a familia na historia tambem mora em Albuquerque!!!! :)
Agora "Sunshine Cleaning" eh uma producao meio independente (assim como o "Little Miss Sunshine") e foi mostrado no Sundance Festival ha um ano e so agora apareceu nos cinemas americanos. Nem sei se a distribuicao eh pro pais inteiro. Claro que eles iam passar em Albuquerque!!! Aqui esta em cartaz em tudo que eh lugar. Mas nao sei se vai chegar nos cinemas brasileiros. Talvez va direto pra DVD por ai.
De qualquer forma, fiquem de olho pra ver "minha" cidade quando tiverem chance. Mas vou avisando que eh melhor comigo do lado fazendo os comentarios.
Por exemplo, vejamos a cena em que a Emily Blunt vai na casa de uma mulher que ela esta seguindo (nao vou contar porque). Ela para em frente a um predio de apartamentos chamado "Silver Apartments" (ou algo assim) e do lado esquerdo do predio tem um bar (voce ve o sinal de neon na janela de vidro). Isso fica no centro da cidade (perto do restaurante brasileiro Tucano's) e eu fui varias vezes la no tempo em que era jovem e saia de casa a noite. :) Eh um lugar minusculo (acho que o nome eh Mini Bar) e lembro bem da primeira vez que fui la porque foi pra ver uns colegas da UNM fazendo um show "brasileiro", so voz e violao. Eram dois americanos (um casal), ele tocando violao e ela cantando so musicas da Adriana Calcanhoto e Marisa Monte. Eu nao podia perder. Quando eu estava entrando no bar (literalmente ainda segurando a porta) eles dedicaram a musica que iam comecar a tocar a mim. E comecaram: "Entre por essa porta agora e diga que me adora, voce tem meia hora pra mudar a minha vida...". E eu adoro essa musica!!!!!
Nunca esqueci. Foi um show maravilhoso, apesar do sotaque da cantora. :)

No comments:

Post a Comment