Thursday, April 2, 2009

Coisas de Albuquerque

Para me lembrar que eu moro em Albuquerque hoje de manha, enquanto vinha pro trabalho, vi uns 10 baloes no ceu. Eh lindo!!! Tem que ser cedo pra ver. Uma vez um balao pousou aqui quase do lado do trabalho. Quando ele tava descendo, eu vi pela janela do meu escritorio e pensei que fosse cair no nosso estacionamento, mas ainda bem que nao. Se alguma coisa da errado eles descem em qualquer lugar mesmo.
E nao sei se comentei antes mas todo ano no inicio de outubro Albuquerque sedia o maior Festival Internacional de Balonismo (eh essa a palavra?). No ano passado meus pais estavam aqui na epoca do festival e tiramos umas 500 fotos. Quando meus pais ja estavam de volta ao Brasil viram a noticia de que tinha um monte de balao brasileiro na competicao.
Nao tenho nenhuma das fotos comigo agora mas depois vou fazer um post exclusivo.
****

Ontem tambem tive outra experiencia tipica de Albuquerque (do Novo Mexico em geral): uma tempestade de areia. Bom, EU chamo de tempestade de areia! Aqui eles so dizem que o vento vai estar forte, com velocidade de 50km por hora (ou algo assim). Mas vento aqui significa que vai ter areia pra tudo que eh lado. Porque apesar de todo mundo querer disfarcar com a graminha no jardim, nos estamos no deserto!
Entao quando sai do escritorio ontem o vento estava quase me levando. A primeira coisa que acontece (ainda tentando chegar no meu carro) eh que eu abro a boca pra dizer "f**k" (ou alguma coisa do genero que nao vou publicar aqui) e como areia no processo.
Entro no carro com a boca cheia de areia e bebo agua pra ver se desce. Uma delicia!!! Enquanto isso meu carrinho esta sendo sacudido pelo vento. Saiu do estacionamento e nas ruas parece que todo mundo esta meio afetado pela ventania. O povo dirigindo pior do que o normal.
Ai la vou eu pro primeiro apartamento onde tenho que deixar uns papeis. Paro a uma quadra de distancia e vou andando de olhos praticamente fechados (apesar dos oculos de sol) porque com areia nos olhos eu nao posso nem dirigir.
No segundo predio de apartamento achei uma vaga bem em frente mas nao conseguia abria a porta pesadissima da entrada. Fiquei la lutando com o vento (de olhos quase fecahdos) ate que uma senhora saiu do predio e me deixou entrar. E pra completar tava frio de novo ontem. Fun, fun, fun!!!
Nem preciso dizer que meu cabelo estava uma beleza! Apesar de preso, fios se rebelam por todos os lados. Imagina meu estado pra me encontrar com meus contatos do trabalho.
Eu ja entro no escritorio do gerente reclamando do vento, ai ele comenta que eh uma pena que esfriou de novo, que pensava que o inverno tinha acabado, que esta louco que a primavera chegue pra poder ir acampar (tambem coisa de Novo Mexico, a obcecao por acampar)... Ninguem nota meu cabelo. Eu espero.
Minha ultima parada foi na biblioteca publica. Dessa vez eu resolvi nao sair do carro e devolver os DVDs numa "drop-off box" que eles tem do lado de fora que eh pra ser "drive-through" mas nao funciona muito bem porque a caixa eh muito longe. Quer dizer, se voce tiver o braco duas vezes mais longo que o meu, deve dar certo. Foi a minha primeira vez experimentando a tal caixa e tive que abrir a porta e sair do carro. Foi so o tempo suficiente para areia entrar e eu ser esmagada pela porta do meu proprio carro.
Mas cheguei em casa inteira e nao sai mais ate hoje de manha. E hoje ta calmo, nao tem vento.
Eu detesto vento, sempre detestei! Eu ter vindo parar aqui deve ter uma explicacao carmica. :)
****

So mais uma coisa tipica daqui de Albuquerque: a presenca dos velhos hippies. Aqui eh cheio de gente que foi hippie de verdade, na decada de 60 e 70. Muitos se mudaram pra ca naquela epoca pra fugir da civilizacao. Teve gente que veio pra criar comunidades alternativas, porque aqui ainda parecia meio "velho oeste", "terra de ninguem" e tinha menos policial pra prender a galera por uso de drogas, etc.
O fato eh que esses velhos hippies hoje sao gente com muito dinheiro, que nao estao a margem da sociedade de jeito nenhum. Hoje eles fazem parte do "establishment". Mas apesar disso tem, em geral, a mente mais aberta pra um monte de coisa que outras pessoas da mesma geracao nao aceitariam.
Domingo quando eu fui ver "Mamma Mia!" dava pra ver que o teatro estava cheio de velhos hippies. Eu ja comentei que todo mundo tava vestido como se fosse cuidar das plantas no quintal, ne? O outro sinal eh que tem uma cena (coisa rapidissima) em que um personagem fecha um cigarro de maconha (nao tinha nada dentro). Ele esta segurando um pedacinho de papel branco e faz o cigarrinho. Foi o unico momento em que o teatro inteiro riu e aplaudiu. Mais do que no final do musical, mais do que depois das melhores musicas. Teve gente que se levantou pra aplaudir. Essa geracao provavelmente nem fuma mais, mas sao a favor da legalizacao da maconha e tem que se manisfestar toda vida que tiverem oportunidade. :)
Essa cena nao tem no filme, mas se voce prestar atencao durante a primeira vez em que elas cantam "Dancing Queen" uma das amigas da Donna "fuma" enquanto canta "the music is high".
****

Agora eh a ultima que vez que vou falar de Mamma Mia!. Ou nao. :)
Eu mandei uma mensagem pra Thais (minha irma) pelo orkut dizendo a ela que tinha visto que o musical tambem estava em cartaz em Genebra e que ela devia ir ver. Quando ela me respondeu foi pra dizer que ela e a Tati ja tinham ingresso pra assistir no dia seguinte. Que coincidencia!!! E ela ja me escreveu pra dizer que adorou!!!!

2 comments:

  1. Bem, de maneira bem mais humilde, nós também
    temos uma competiçao anual de balonismo aqui
    em Rio Claro. Todo ano tem rolo com essa
    historia de descer em qualquer lugar. No dia
    do encerramento eles fazem uma festa noturna
    com projeçoes de luzes nos baloes e é lindo!
    Ano passado, num domingo os baloes fizeram
    uma rota que passava literalmente por cima da
    minha casa e do meu quintal!!! E baixinho!!!
    As crianças ficaram maravilhadas.

    ReplyDelete
  2. Gi,
    Bem que eu notei uns baloes numa daquelas fotos do slide show que voce mandou no final do ano. Eu ia ate te perguntar sobre isso.
    Entao existe a palavra balonismo - eu nao inventei! :)
    Depois vou colocar as fotos do Ballon Fiesta aqui no blog.
    Aqui tambem tem confusao com a descida. Nao eh pra eles descerem em qualquer lugar mas as vezes nao tem jeito.
    Estou te devendo um e-mail, ne?

    ReplyDelete