Sunday, June 7, 2009

Alvarado Hotel

Na entrada do museu eu tirei a foto do cartaz da exposicao. Eu nao apareci de proposito!
Na entrada do museu: a cabeca!!! Eu adoro essa escultura mas nao sei quem eh o escultor.


Ainda em frente o museu...

... gosto muito desse senhor que vive sentado ai tomando sol ao lado do estacionamento!!!



O cartaz que ganhei, o catalogo que comprei e o material com informacao sobre "membership" do museu.

Hoje eu fui ver uma exposicao temporaria no Albuquerque Museum. Faz um tempao que queria ver e hoje lembrei que era o ultimo dia. Cheguei la as 11:30. Ate 1 da tarde, nos domingos, quem eh residente do Novo Mexico entra de graca. Tambem se estaciona de graca numa parte da cidade em que nunca tem onde se estacionar: Old Town (Cidade Antiga).

Adoro as exposicoes permanentes desse museu. A minha preferida eh sobre a historia da cidade. Ja vi varias vezes. Mas hoje nao deu tempo rever. A exposicao sobre o Hotel Alvarado era grande e fantastica! Passei 4 horas so vendo essa exposicao (incluindo um video de 40 minutos).

O Hotel foi inaugurado em 1902 e ficava ao lado da estacao de trem da Santa Fe Railway Company. Era conhecido como a Joia da Era das Ferrovias e ficou em funcionamento ate 1969. Em fevereiro de 1970 todo o conglomerado que incluia restaurantes, lojas, salao de baile e o hotel em si, foi demolido. Isso apesar de ter sido incluido no Registro Nacional de Lugares Historicos em janeiro. A populacao de Albuquerque protestou, fez abaixo-assinado, pediu ate o presidente Nixon pra intervir, mas como ninguem tinha dinheiro pra comprar a propriedade, foi todo completamente destruido porque precisava de grandes reformas e a empresa nao tinha dinheiro pra isso. Tudo de dentro do hotel foi leiloado entre os dias 17 e 20 de janeiro.

Na exposicao tem moveis, objetos, pedacos de tijolos, azulejos, coisas que foram salvas por moradores, ou compradas no leilao e agora foram doadas pro museu. Eles dizem que tem pedacos do hotel em muitas casas pela cidade. Quando disseram que iam mesmo demolir, as pessoas correram pra salvar partes do hotel.

O melhor de tudo foi o John. Ele eh um dos segurancas do museu e virou meu guia particular. De repente ele parou do meu lado e comecou a me falar sobre o filme "Harvey Girls", que foi filmado em parte no hotel. Ele veio me mostrar detalhes como um dos posters do filme que tinha o autografo da Judy Garland, a estrela do filme.
Depois ele apareceu de novo pra me mostrar todas as partes do hotel que aparecem num video do Theodore Roosevelt em Albuquerque em 1916.
E veio checar se eu ja tinho visto as fotos autografadas de Mary Pickford e Rudolph Valentino. Ah, e a foto do Rin Tin Tin, sem autografo!!! :) Essas eram lembrancas do chefe de manutencao do hotel que colecionava fotos das estrelas de cinema que se hospedavam la. Muito legal.

Quando eu estava indo embora o John apareceu de novo do meu lado pra me apresentar a curadora da exposicao. Ele disse pra ela que tinha notado que eu estava muito interessada na exposicao. Ele disse assim "she's been here all day!". Hahaha! Vai ver que mandaram ele me seguir no museu porque eu tava demorando muito e eles estavam desconfiados de alguma coisa... :) Mas a curadora me agradeceu pelo interesse e ficou conversando. Ela me falou que perder o Alvarado foi para Albuquerque o equivalente ao desastre do Titanic!!!
Eu fiz mil elogios porque fiquei muito impressionada mesmo com essa exposicao, mas nao foi so por isso que passei "o dia" la!! Quem ja foi a algum museu comigo sabe que eu olho tudo, leio todas as plaquinhas, demoooooro mesmo!!!!
Nao eh todo mundo que tem saco de me acompanhar, por isso eu adoro visitar museu sozinha. Assim nao fico com pena de quem esta comigo.

Ah, e o John ainda me deu a dica de assistir o video de 40 minutos sobre Fred Harvey, o ingles que construiu a rede de hoteis ao lado das estacoes de trem de dezenas de cidades no oeste americano, inclusive o Alvarado. Criou uma rede gigante de restaurantes e hoteis no oeste americano ainda no seculo XIX!!! Impressionante. O filme com a Judy Garland que mencionei acima eh sobre as garotas que trabalhavam de garconete na rede dele: as chamadas "Harvey Girls".
O Mr. Harvey morreu em 1901, antes da inauguracao do Alvarado.

Quando finalmente consegui sair da exposicao, comprei o catalogo na lojinha do museu e a senhora que me atendeu ainda me deu o ultimo cartaz que tinha la da exposicao. Tava amassado e ela se desculpou tanto porque a exposicao tava encerrando hoje e ela so tinha esse. Deve ter sido o John que falou pra ela me dar porque fui eleita a pessoa mais interessada na exposicao!!!!! :)

Finalmente a caminho do meu carro ouvi musica ao vivo vindo da Plaza e fui ver o que era. Mas isso ja eh outro capitulo... so amanha!!!

1 comment:

  1. Eu adorei a cabeça!
    Cabeças gigantes largadas no meio da rua sempre me dão sorte.

    ReplyDelete