Wednesday, November 18, 2009

"Food, Inc." - Voce sabe de onde vem sua comida?

Acabei de chegar do National Hispanic Cultural Center onde fui ver o filme "Food, Inc." seguido de um debate.
O filme nao me chocou mais porque estou bem informada sobre a origem de nossos alimentos e ja tinha ate visto outros filmes do genero. Por isso, por exemplo, o absurdo do controle de sementes e, consequentemente, da producao de alimentos do mundo nao eh surpresa pra mim.
Mas o filme tem o potencial de chocar a maioria das pessoas... se elas o assistissem.
E ai eh que esta o problema. Quem foi assistir esse filme hoje? Todo mundo que ja eh socio da co-operativa de alimentos, que ja compra produtos organicos e que, assim como eu e a Sonia (que foi comigo), ja sabe de quase tudo o que foi mostrado no filme.
Quem deveria estar ali vendo aquilo tudo, estava jantando no McDonald's ou fazendo compras no Walmart!!!!
E o pessoal do painel de debatedores estava, na realidade, ensinando o padre-nosso ao vigario (traducao de "preaching to the choir" ?:))!!!!
Isso me deixa muito frustrada.

O efeito do filme em mim eh que, ao ser lembrada de algumas verdades, eu vou ter problemas para comer nos proximos dias. Eu ando almocando la no abrigo do St. Martin's porque a comida do nosso novo cozinheiro russo eh gostosa (e gratuita!) mas agora nao vou ter coragem porque os ingredientes nao sao organicos. E sei la de onde vem!!
E o que sera que eles usam no meu restaurante arabe preferido?? Eu nao sei. O pessoal do meu bistro frances nao tem a menor cara de que se preocupa com ingredientes organicos. Vou ter que cozinhar em casa pra ter certeza?? Naaaaaaaaao!!!
Isso significa que nos proximos dias (ou semanas?) vou comer muito iogurte, frutas, pao, queijo, nozes, chocolate... So essas coisas, todas organicas, que eu posso simplesmente comprar na co-operativa e nao requerem preparo algum!!!
Mas, olha que conveniente, eu vou acabar perdendo o peso que ja sei que vou ganhar nas ferias na Europa. Ha mesmo males que vem para o bem. :)

Voltando ao assunto serio que eh de onde vem a nossa comida! Por favor, queridos leitores, assistam esse filme. Ou pelo menos olhem o site www.foodincmovie.com .Pensar no que voce come eh um investimento na sua propria saude.
O sistema de saude desse pais esta em frangalhos nao so por causa das seguradoras, dos provedores, das companhias farmaceuticas, que so pensam em ter lucros cada vez maiores. Eh tambem por causa dos habitos alimentares que estao sendo, de certa forma, impostos na populacao. Todo mundo esta ficando doente!!! E quanto mais baixa a renda, maior o indice de obesidade, diabetes tipo 2, doencas coronarias, etc.
E tenho medo que o Brasil esteja indo no mesmo caminho, copiando o modelo americano mais uma vez.
Entao esse eh o meu apelo de hoje. Assistam esse filme, se possivel. E, se voce nao sabe de onde vem a comida que voce compra, procure saber. E se nao gostar do que descobrir, ve se tem uma alternativa mais saudavel e mais humana onde voce mora.

Agora vou tomar um iogurte organico e tentar dormir sem sonhar com as fabricas de processamento de carne.

3 comments:

  1. Oi Ana
    Acho bom vc vir preparada para a Europa entao. Os produtos orgânicos não decolaram aqui, não tiveram boa aceitação no mercado e além disso, são muito caros e nem tão orgânicos assim são...

    ReplyDelete
  2. Patricia,
    Estou indo preparada pra comer tudo de gostoso que encontrar na minha frente. Eu estive na Alemanha ha 2 anos e sei que nao existe um WholeFoods da vida por ai. Mas, em geral, na Europa se come muito menos comida processada e se usa mais ingredientes frescos que aqui nos EUA. Entao ja eh uma grande vantagem.

    ReplyDelete
  3. Tah vindo numa epoca boa entao...
    COmecaram as feiras de natal aqui, cada coisa mais gostosa que a outra... claro que tem umas combinacoes malucas que nao chamam nenhum pouco a atencao do meu estomago. O unico tipo de comida processada que encontrei aqui em grande quantidade foram os embutidos, do tipo salame e presunto. As vezes vc encontra algum organico perdido na prateleira, mas eh um em um milhao... Enlatados, ateh que se tem muito nos supermercados, mas ninguem bate a diversidade americana...

    ReplyDelete