Thursday, November 26, 2009

Thanksgiving Day - Dia de Acao de Gracas

Ah, Thanksgiving... (suspiros)
Como eu posso explicar essa tradicao norte-americana para meus leitores que nao vivem por aqui???
Let's see what I can do...

Nao estou dizendo que todo mundo eh assim, mas eu conheco muito americano que evita encontrar a familia e voltar a sua cidade natal como o diabo foge da cruz.
Nesse pais onde as pessoas mudam de estado com muita frequencia, nao eh dificil encontrar gente que eh de New York e vai fazer faculdade na California, ou eh de Miami e arranja um emprego no Alaska assim que tem idade de ser independente, e nunca mais volta. A razao pra isso nao eh sempre a vontade desesperadora de se afastar dos entes queridos (hehehe) mas tem gente que une o util ao agradavel. Quanto mais longe, mais facil de arranjar desculpa pra nao voltar, ne?
Voces podem achar que estou exagerando mas tem muita gente assim mesmo.
Ai vai chegando o fim do ano e alguns se sentem na obrigacao de fazer uma visita a familia. "Thanksgiving Day" eh a ultima quinta-feira de novembro e como pra muita gente a sexta-feira tambem eh de folga, vira um fim de semana de 4 dias em que alguns aproveitam pra atravessar o pais para a visita anual obrigatoria.
Logicamente os aeroportos e as estradas ficam uma loucura, o que faz com que a visita a familia se transforme num sacrificio maior ainda! Quem consegue chegar no seu destino final, da gracas a Deus que nao ficou preso num aeroporto, come peru ate estourar e vai asistir TV com aquele pessoal que eles nao vem ha um ano pelo menos!!!
O dia seguinte eh quase tao importante (se nao mais) do que o dia de Acao de Gracas em si. A sexta-feira depois do Thanksgiving eh "black Friday" (sexta-feira negra) em que as lojas do pais abrem as portas mais cedo e oferecem descontos incriveis!!! O melhor dia do ano para o comercio americano porque o povo vai as compras mesmo.
Entao, para alguns, a tradicao eh comer demais e assistir TV na quinta-feira, acordar de madrugada no dia seguinte pra ficar em pe, num frio de lascar, numa fila gigantesca do lado de fora de uma loja qualquer. Quando as portas das lojas sao abertas as pessoas praticamente se matam pra entrar e la dentro vao brigar por bens de consumo que eles vao dar de presente de natal aquelas pessoas que eles evitam o ano inteiro. Hahahaha

Mas claro que nao eh assim pra todos... Ja passei varios Thanksgiving com pessoas queridas que prepararam refeicoes com muito amor e queriam mesmo estar reunidas.
E o que acho mais importante eh que para as pessoas nesse pais que nao sao cristas, essa data eh mais que especial porque, como nao tem a conotacao religiosa, eles tem a chance de participar de uma tradicao. Entao os mulcumanos, judeus, sikhs, wiccanos, hindus, budistas, etc, assim como os cristaos, podem celebrar essa data juntos, se quiserem. Isso eu acho muito legal!!! Thanksgiving eh inclusivo!! So tem o problema dos nativos americanos mas isso eh outra historia...

Hoje eu vou encontrar amigos queridos e dar gracas pela vida maravilhosa que levo, pela minha familia e pelos amigos tao especiais que tenho!!! De quebra vou comer peru, tomar vinho, conversar, rir... :)

E amanha vou aproveitar meu dia de folga para nao comprar nada porque eu boicoto o "black Friday" todo ano!!!
Tambem vou postar minha "gratitude list" (lista de gratidao) amanha, que hoje nao vai dar tempo.
Happy Thanksgiving!!!!!

No comments:

Post a Comment