Sunday, May 3, 2009

Cinco de Mayo

O que eh que tem essa data de tao especial no Mexico? Pra comecar, nao eh feriado nacional la, nao eh o dia da independencia do Mexico (como alguns americanos acreditam), mas o "Cinco de Mayo" eh o dia de celebracao da cultura mexicana nos Estados Unidos. Assim como o dia de St. Patrick eh o dia em que se comemora a cultura irlandesa. Nos dois casos eh basicamente uma desculpa pra se tomar cerveja alem da conta. A diferenca eh que a cerveja no dia de St. Patrick tem que ser irlandesa. E no Cinco de Mayo eh mexicana. Ontem, por exemplo, tomamos Tecate.
Mas a data eh historica sim, apesar de nao ser tao importante... No dia 5 de maio de 1862 os mexicanos derrotaram os franceses na batalha de Puebla. Eh isso. Mas so serviu mesmo pra atrasar os franceses que um ano depois colocaram o imperador Maximiliano I pra governar o Mexico.
Por que os americanos escolheram essa data pra celebrar a cultura mexicana e nao, por exemplo, 16 de setembro, que eh o dia da Independencia do Mexico? Porque os mexicanos que derrotaram os franceses acabaram influenciando a historia do vizinho do norte. Nessa epoca os Estados Unidos estavam no meio da Guerra Civil e os franceses andavam financiando o exercito dos Confederados (eh assim que se diz em portugues?). Com a derrota em Puebla e um ano de continuas tentativas pra finalmente chegar ao poder no Mexico, a Franca acabou dando um tempo na ajuda aos aliados confederados e o exercito da Uniao dos Estados Unidos acabou ganhando a guerra civil! Voila a explicacao!!!
O fato eh que aqui no Novo Mexico o Cinco de Mayo eh comemorado em todo lugar e quase ninguem sabe o que aconteceu nesa data! :)

E ontem, como eu tinha falado, fui a festa na casa da Blue. Nao levei a camera, nao tem foto nenhuma mas eu conto como foi. A comida, como eu esperava, estava maravilhosa. Ela fez feijao preto, arroz espanhol e empanadas (tres tipos diferentes). Alem disso, tinha um monte de coisa que eu nao provei como os nachos com queijo e salsa picante. Nao comi as outras coisas porque eu precisava do espaco pra comer o maximo de empanadas possivel. E comi!!!! Pros padroes americanos nao comi muito, mas pra mim foi um exagero.
Pra beber ela fez margaritas e sangria e comprou cerveja mexicana Tecate.
Se eu tivesse bebido um pouquinho mais de cerveja teria deixado a Sylvia, amiga da Blue (que eh cabeleireira), cortar o meu cabelo la mesmo no meio da festa. Ela disse que meu cabelo parecia otimo de cortar. So que ela tava tomando margarita!!! Eu nao sei eh muito seguro deixar alguem manipular uma tesoura depois de beber tequila. Eu falei pra ela que ficava pra outra vez. Acho que foi uma boa decisao, apesar de ter recusado um corte de cabelo de graca. Quem sabe num evento sem bebida alcoolica?
E voltando ao cardapio... A sobremesa foi brownies com um toque mexicano: chile verde. Eu tenho que admitir que nao gosto nem de provar certas coisas com chile e o povo aqui coloca em tudo. Tem ate vinho com chile. Mas o brownie da Blue estava uma delicia. Eu sei que brownie nao tem nada de mexicano mas ela fez essa referencia ao chocolate bebido no Mexico pre-colombiano e que encantou os europeus. Pra quem nao sabe, a receita original dos aztecas incluia pimenta!!!
***
Mas ja basta de coisa mexicana. Hoje eu voltei ao "normal". Meu cafe da manha foi um ovo frito, "bacon" canadense (que eh na verdade presunto), torradas, e cafe com creme. Almocei "fish and chips" (peixe com fritas) que comprei no Flying Star e agora estou indo tomar meu cha. O Bryan diz que aos domingos eu viro inglesa. Nao sei porque. :)
***
Ainda estou devendo o post sobre "Alma Flamenca". Eh que preciso de mais tempo. Quero ver se acho umas fotos legais.
Boa semana pra voces!!!

No comments:

Post a Comment