Friday, March 20, 2009

Confessions of a Jane Austen Addict (Confissoes de Uma Viciada em Jane Austen)

Pra nao pensarem que eu so faco assistir filmes todo dia e nunca leio nada, resolvi mostrar esse livro que estou acabando de ler.

Eu tenho mania de encontrar livros com temas relacionados a Jane Austen. Eles simplesmente aparecem na minha frente se oferecendo pra serem lidos... Esse ai acima eh super interessante. Nao eh ficcao. Eh um relato sobre o cotidiano do seculo XIX na Inglaterra. Eh dividido em capitulos sobre comida, transporte, dinheiro, vestuario, coisas assim. Ideal para quem quer entender melhor o universo das personagens da Jane. Esse livro teria sido util na epoca em que estava escrevendo minha monografia sobre a Jane Austen pra terminar minha licenciatura em Letras.
Quando foi isso? Em 1994. Escolhi o tema e comecei a pesquisa antes da onda de filmes baseados nos romances dela. Ai em 95 "Sense and Sensibility" foi lancado no cinema, a BBC faz a mini serie "Pride and Prejudice" e depois disso foi um filme atras do outro. Mas voltando a monografia, eu pesquisei (e enrolei) tanto que a minha querida orientadora Lourdes Bernades dizia que eu tinha material pra uma tese de doutorado. Ate que chegou um ponto em que eu nao tinha terminado minha "tese" e todos os outros alunos de Letras resolveram escrever sobre a obra da Jane Austen porque estava na moda. Nem preciso dizer que perdeu a graca pra mim e eu nunca terminei a monografia, nem a licenciatura em Letras. Culpa da industria cinematografica!!!! Nada a ver com a minha falta de disciplina e de competencia pra escrever dentro dos moldes academicos. :)



O titulo desse post (Confessions of a Jane Austen Addict) eh tambem o titulo de um livro escrito por Laurie Viera Rigder que eu achei na semana passada numa livraria. Acabei lendo o primeiro capitulo ali mesmo no cafe da livraria. A historia eh besta e um tanto quanto parecida com a ideia de "Lost in Austen". Um belo dia a heroina acorda num romance da Jane Austen. Obviamente eu queria ler o resto mas como sou muito controlada nao comprei o livro... ainda.

1 comment:

  1. tem nas livrarias? nossa em quais,w achei esse livro da jane austen addict na internet por um preço bem salgado...

    ReplyDelete