Sunday, March 1, 2009

O que ouvi no radio hoje de manha...



Segundo o programa NPR Weekend Edition, peanut butter (manteiga de amendoim) deve ser a comida mais americana que existe. Ate porque "apple pie" (torta de maca) foi importada da Europa. Peanut butter foi criada, por um americano em 1890 ou 1895 (existem duas versoes da historia), como uma opcao alimenticia nutritiva e saudavel. Eu sempre adorei amendoim e quando morei em Indiana (ha 23 anos) fiquei viciada em peanut butter.

Mas olha que tragedia ocorreu no mes passado: o governo americano exigiu que um monte de produtos com manteiga de amendoim fosse retirado das prateleiras de lojas pelo pais inteiro por suspeita de estarem contaminados com salmonella. Pelo menos 5 pessoas morreram e umas 500 ficaram doentes. Mas isso nao afetou em nada os produtos organicos (que eh o que eu compro).

Entao continuei comendo o meu tipo preferido eh o "chunky" (com pedacos de amendoim) e organico. Acima a foto do meu pao com peanut butter. Aqui normalmente se come em pao de forma. A minha versao no pao frances eh menos americana.

*
*
*

A Barbie esta fazendo 50 anos. Nunca tive uma e nao me fez falta. Sou do tempo da Suzy (e do Beto). Tive varias, ate uma negra com cabelo afro que usava minissaia e botas pretas ate o joelho. She was hot!!! :)

*
*
*

O censo de 2010 nos Estados Unidos sera simplificado. Vao diminuir o numero de perguntas para o mais basico possivel. Antes eles tinham um questonario adicional que incluia numero de telefones na casa, carros, TVs, essas coisas.

A materia sobre o censo foi bem longa e enquanto ouvia comecei a pensar nas COISAS (stuff!) que temos dentro dessa casa. Comecei a fazer um inventorio na minha cabeca... Talvez faca no papel tambem. Uma boa coisa pra eu fazer antes do meu aniversario. E depois de ter a lista pronta posso me livrar de algumas coisas desnecessarias.
Eh tao facil acumular tralha nessa cultura americana de desperdicio. Ninguem conserta nada, compra outro e as vezes nem joga fora o quebrado. Os americanos reinvetaram o uso da garagem. Nao se guarda carro na garagem, mas o excesso que nao cabe mais dentro da casa.
Por isso de vez em quando tenho que usar o meu metodo infalivel pra me livrar de tranqueira: ler algumas paginas do "Livro Tibetano do Viver e do Morrer" de Sogyal Rinpoche. Eh tiro e queda!!! Basta ler umas poucas paginas e comeco a achar que tudo eh excesso e no outro dia vou pro trabalho com varios sacos que entrego no nosso abrigo diurno. Em poucas horas o que pra mim era tralha pode passar a ter utilidade pra outras pessoas.

Obviamente ainda tem o monte de coisa que tenho em Fortaleza, tudo entulhando o apartamento dos meus pais. De vez em quando uns livros e outras coisinhas sao mandados pra ca mas a maioria ainda esta la. Um dia quem sabe...


No comments:

Post a Comment