Monday, March 16, 2009

Daylight Savings Time (Horario de Verao)

No domingo passado, 8 de marco, nos tivemos que adiantar os relogios em uma hora porque comecou o "Daylight savings time", que nao eh bem "horario de verao" mas eu vou chamar assim pra facilitar. Alias acho que na Inglaterra eles dizem "Summer Time", mesmo que nao seja exatamente so no verao.
A semana passada inteira sofri acordando ainda no escuro, indo pro trabalho com sono. E no escritorio, todo mundo reclamando.
Lembro de quando tinhamos horario de verao em Fortaleza e nao fazia muito sentido. Acho que eh a mesma coisa agora. acordo e tenho que acender luz em tudo que eh lugar da casa.
Entao ouvi no radio que estao querendo abolir o horario de verao no Novo Mexico. O Arizona, aqui do lado, nao muda o horario e espero que resolvam fazer o mesmo.
E como eu sou louca pela Wikipedia... acabei fazendo uma pequena pesquisa e vi que, como antigamente o maior gasto de eletricidade era no uso de lampadas para iluminacao, fazia sentido ter o horario de verao. Hoje em dia nao eh mais o caso e nao ha comprovacao de economia de eletricidade.
Aqui o pessoal gosta porque tem uma hora a mais de sol depois do trabalho. Eu nunca me importei em sair pra lugar nenhum quando ja esta escuro. Alias, em Fortaleza, eu sempre gostei de sair a noite, principalmente porque fica menos quente. Meu primeiro verao aqui em Albuquerque foi uma tragedia, eu ficava esperando a noite chegar e nao chegava nunca! Nao dava vontade de sair a noite porque ainda estava claro... Agora como quase nao saio mesmo, nao faz diferenca. :)
Com o tempo, no entanto, eu passei a entender porque as pessoas gostam dos dias mais longos: a iluminacao de rua aqui eh praticamente inexistente. Eu mesma me acho um perigo dirigindo quando ta escuro. Nao da pra ver nada!!! Com certeza deve haver menos acidentes de transito quando esta claro.
Entao talvez essa seja a unica boa razao pra manter o horario de verao. Horario que, alias, entra em vigor ainda no inverno e dura ate o comeco de novembro, no meio do outono.

No comments:

Post a Comment