Saturday, March 14, 2009

Escravos da Alta Tecnologia/ Viciados em Informacao

Antes de ontem li um artigo interessantissimo no "Guardian". Uma reporter freelance aceitou o desafio de passar uma semana sem telefone celular e sem computador e escrever sobre a experiencia.
Quando comecei a ler achei que ia ser uma grande besteira porque, enfim, so uma semana??? Mas o texto da jornalista ( Tanya Gold), alem de muito engracado, expoe a nossa ridicula dependencia a tecnologia que nos permite estar conectados 24 horas por dia. Pra que mesmo?


Ao inves do celular ela teve que voltar a usar o telefone (com fio) da casa dela. Entao quando chegava em casa ia checar as mensagens como se fazia ha uns 15 anos... lembram daquele tempo? Eu digo 15 anos porque eu acho que foi quando comecei a usar telefone celular.
Ela tambem descreve a experiencia de usar um telefone publico pela primeira vez em muitos anos!!! Aqui em Albuquerque nem sei se ainda existe!
Mas quanto a telefone, eu ate que ja fui viciada em celular, mas hoje simplesmente nao atendo. Eu uso o celular como "central de mensagens". Claro que olho pra ver quem eh e se estiver esperando uma ligacao daquele numero eu atendo. A maioria das vezes a chamada vai pra caixa postal.
E se eu preciso telefonar pra alguem eh so pra uma troca de informacoes bem rapida. Detesto papear por telefone.
Entao eu nao teria problema em ficar sem usar o celular mas como nao tenho telefone em casa ficaria "incomunicavel" quando fora do escritorio. Eu nao me importaria tanto, pra falar a verdade.


Ja ficar sem usar computador eh outra historia... Na experiencia, a jornalista nao conseguia escrever nenhum texto a mao. Sem o computador ela simplesmente nao escreveu!! Esse problema eu nao tenho. E eu ate tento de vez em quando nao usar o computador um dia da semana. Tem que ser no fim de semana porque no trabalho eh impossivel fazer isso. Eu tenho que usar o dia inteiro. Mas se eu resolvesse nao usar computador fora do trabalho por uma semana ja seria um problema. Se eu quero saber o horario de um filme, preciso de um mapa ou qualquer coisa assim, eu procuro online. Alem disso, eh a minha forma de comunicacao com o resto do mundo. Tambem sou viciada em alguns blogs, checo o Twitter o dia inteiro pra ver se o governo Obama esta fazendo mais alguma coisa, pra ver as manchetes do Guardian e pra saber onde esta o Stephen Fry. Antes de ontem, por exemplo, pude ver as fotos do Stephen antes e depois de cortar o cabelo. :) Interessantissimo! E estou seguindo um rapaz que esta viajando de graca pelo mundo gracas a generosidade dos contatos dele pelo Twitter. Super importante, ne? Hahaha!!! Quem consegue viver sem isso?

Mas ainda assim acho que na minha casa somos seletivos porque temos algumas regras de uso de certos aparelhos. Por exemplo, eu nao assisto TV antes das 5 da tarde. Durante a semana esse eh o horario em que normalmente chego em casa e eh quando comeca a serie de noticiarios que assisto na TV publica. Depois de 2 horas de noticiario so assistimos filmes em DVD e, as vezes, um "talk show" mais tarde. Normalmente eu caio no sono lendo no quarto. No sabado, se estiver em casa, as 5 passa a BBC News e depois disso os programas humoristicos ingleses que eu adoro. Depois das 7 desligo a TV e ai so tem o Saturday Night Live mais tarde. No domingo nao tem nada pra ver mesmo. A TV so eh ligada se for pra ver um filme em DVD. Nao sinto a menor falta da musiquinha do Fantastico.
O radio so eh ligado nos fins de semana de manha pros meus programas preferidos na radio universitaria e na quinta a noite o Bryan ouve um program de reggae de 7 as 10. No trabalho eu ouco o program de musica classica tambem na radio universitaria de 9 as 11 da manha.

A outra regra aqui de casa eh que nao podemos ter mais que dois aparelhos ligados ao mesmo tempo. Entao se um estiver usando o computador o outro pode ligar o iPod player pra ouvir musica ou a TV. Tres aparelhos ao mesmo tempo eh demais.
Ha mais de uma razao pra essas regras. Uma delas eh pra evitar desperdicio de energia eletrica. Estamos tentando viver de forma um pouco mais sustentavel. Outra razao eh pra garantir momentos de silencio na casa. E outra pra simplesmente evitar a invasao de excesso de informacao.

Devo dizer que essa ultima parte pra mim eh um desafio. Sou viciada em informacao.
A jornalista que fez a experiencia de uma semana pro Guardian disse que sem poder usar o computador comecou a perceber que ela, por exemplo, ao assistir um filme em casa, tinha que procurar o nome dos atores na Wikipedia pra saber tudo sobre a vida de cada um. Eu tambem de vez em quando faco algo semelhante quando assisto filmes ou noticiario!!!! Pra que??? Nao saberia responder.
Quando termino de ouvir o program de radio do domingo tenho que ir na website da NPR (National Public Radio) pra ver fotos, videos e outras coisas que complementam o program que acabei de ouvir. Pelo menos essa eh minha desculpa.

A melhor coisa que faco pra evitar essa coisa tao neurotica eh desligar o laptop, coloca-lo numa bolsa e guardar num armario. Assim nao da pra ir rapidinho olhar alguma coisa na Wikipedia ou Google essa cidade que acabaram de mencionar no noticiario. Da muito trabalho pegar o laptop, os cabos, ligar tudo, so pra olhar uma besteira. Entao a gente nao faz. As vezes ele fica guardado por dias durante a semana.

Mas ai olha o que me aconteceu na aula de segunda-feira. No intervalo vejo a professora pegar o novo Kindle II pra procurar uma citacao num livro. Eu ja tinha recebido uns 20 e-mails de propaganda desse novo brinquedinho eletronico e semana passada ate dei uma olhada online pra ver se era interessante. Mas quando vi pessoalmente foi outra historia. A professora comecou a mostrar os milhares de livros que ela tem de graca e ainda me disse que tem acesso a Wikipedia e Google. Com isso fiquei mais interessada. Imagina eu assistindo um filme e querendo saber a filmografia de um diretor e olhar rapidinho no meu Kindle II!!! :) Ou lendo um livro no Kindle, se resolver pesquisar alguma coisa, uso o Google nele mesmo pra achar a informacao. Tambem me imaginei viajando com ele, ao inves de escolher o livro que vou levar na bolsa, teria milhares!!!
Nao fui comprar o brinquedinho logo apos a aula porque enfim custa $400!! Eu preciso mesmo eh comprar um novo laptop daqui a pouco porque esse aqui esta com os dias contados. Entao o Kindle nao eh prioridade. Sem falar no que essa aquisicao significaria: acesso facil demais ao excesso de informacao que tento evitar.

2 comments:

  1. Ana Cristina, quando nos mudados para Cabo Verde fiquei um mês e meio sem acesso fácil a internet. A primeira semana foi a pior, por que também não tinhamos telefone celular e o fixo só recebia ligações e olhe lá, uma luta. Mas depois fui me acostumando. Também não tinhamos televisão e os jornais aqui são semanais, comecei a ficar completamente por fora de tudo e isso eu não gostei, as pessoas comentavam coisas, notícias, que eu não sabia e que o marido sabia mas não comentava em casa por que não achava que era importante. COm o tempo eu passei a perguntar pra ele o que estava acontecendo no mundo.

    ReplyDelete
  2. Eh, nao sei se eh porque ja existe uma sensacao de isolamento aqui no meio do deserto, mas eu preciso saber o que acontece no mundo. Sem um computador e acesso a internet eu ficaria louca!!! :)

    ReplyDelete