Tuesday, March 17, 2009

St. Patrick's Day!!

Hoje cheguei no trabalho e todo mundo estava usando roupa verde porque eh St. Patrick's Day! Por pura coincidencia a blusa por baixo da minha jaqueta (que nao vou tirar) eh verde e a gola aparece um pouco. Mas ate a nossa secretaria, que eh 100% nativa Navajo, veio de verde!!
O dia de St. Patrick eh normalmente comemorado em lugares onde ha muitos irlandeses (ou descendentes) nos Estados Unidos. Em varias cidades tem aquelas paradas bregas e outras comemoracoes. Nao eh o caso aqui em Albuquerque, mas mesmo assim tem trevo e coisa verde pela cidade toda e os Irish pubs (e outros bares) da vida vao estar lotados de nao-irlandeses hoje a noite.
Na Irlanda hoje eh feriado nacional.
O que eu acho interessante eh que quando os irlandeses comecaram a imigrar pros Estados Unidos eles eram considerados cidadaos de terceira categoria, talvez so um pouco mais acima dos escravos negros e dos "indios". Eles nao eram do mesmo nivel dos outros europeus brancos!
Depois de o mundo dar muitas voltas... hoje em dia tem gente que inventa que tem sangue irlandes pra justificar a embriaguez do dia 17 de marco.
Mas nao vou dizer mais nada, vou dar um desconto, porque um povo que nao tem carnaval merece de vez em quando uma desculpa pra beber ate cair!!! Principalmente em meio a crise atual!
Entao viva o 17 de marco!!! Da figura historica do St. Patrick em si nao sou fa de jeito nenhum. Mas nao vou entrar nesse assunto hoje. Talvez outro dia...

No comments:

Post a Comment