Sunday, March 22, 2009

Quem eh dono da AGUA?

Hoje o assunto eh serio, MUITO serio mesmo!!!!
Se voce toma banho, lava roupa, cozinha, lava louca, acha lindo ver um rio limpo, adora uma cachoeira, bebe agua, enfim, se voce ta vivo, isso interessa a voce.
O negocio eh o seguinte, o mundo esta caminhando para uma crise maior do que qualquer coisa que nos ja vimos antes. Por milenios os seres humanos usaram a agua do planeta de forma sustentavel mas nos ultimos dois seculos nossos e rios e lagos passaram a ser tratados sem o menor respeito, em nome do desenvolvimento tecnologico e do lucro de grandes corporacoes.
Tem empresas como a Nestle que encontra uma fonte de agua, constroe uma fabrica e comeca a engarrafar essa agua sem pagar nem um tostao por ela. O resto a gente ja sabe: eles vendem as garrafinhas de agua no mundo inteiro e todo mundo compra por que a agua que sobrou onde a gente mora ta poluida. Ai eles acabam com a agua de mais uma parte do planeta porque eles engarrafam ate acabar.
Se hoje ha guerras por causa de petroleo, daqui a pouco nos teremos guerras piores ainda por causa de agua... a nao ser que a gente faca alguma a respeito. Ja existem batalhas pelo direito ao acesso a agua em varios lugares do mundo. E se voce ta por fora dessa historia toda, ta na hora de se informar.
Por favor, leiam sobrte o assunto e, se possivel, vejam o filme "FLOW" (significa "FLUXO" em portugues) que foi lancado nos Estados Unidos no ano passado.
Se nao der pra ver o filme, a website eh www.flowthefilm.com .
Alem disso eu recomendo o livro "Blue Gold: World Water Wars" que foi traduzido pro portugues (mas nao sei o titulo). Tem tambem o filme com o mesmo titulo e pra quem gosta de websites:
www.bluegold-worldwaterwars.com .
Tenho certeza que deve ter material escrito no Brasil sobre a situacao brasileira mas infelizmente nao estou atualizada. Se alguem conhecer algum livro bom brasileiro por favor me diga que eu vou procurar quando for a oBrasil em junho.
Mas o mais importante eh que existe uma campanha e um abaixo-assinado sendo organizado pedindo para que a Organizacao das Nacoes Unidas acrescente o Artigo 31 na Declaracao Universal dos Direitos Humanos.
Se voce quiser se informar sobre essa campanha eh so ir ao site: www.article31.org
O texto do artigo esta ai abaixo traduzido por mim.

ARTIGO 31: Todas as pessoas tem o direito de obter agua limpa, em quantidade adequada para a saude e o bem-estar do individuo e da familia, e ninguem deve ser privado do acesso ou da qualidade da agua em consequencia de sua condicao economica.

Como hoje eh o Dia Mundial da Agua (www.worldwaterday.org), que tal fazer duas coisas?
1) Observar o seu consumo de agua durante o dia inteiro pra ver se da pra encontrar formas de diminuir a quantidade de agua desperdicada.
2) Visitar o site acima e assinar o abaixo-assinado (so leva 1 minutinho do seu tempo).

Essa informacao toda de inicio eh meio deprimente mas se a gente nao souber o que ta acontecendo nao pode fazer nada pra melhorar a situacao, ne? Entao eh se informar e descobrir formas de preservar a AGUA do planeta, que nao eh nem da Nestle nem de governo nenhum, EH DE TODO MUNDO!!!

Bom domingo pra voces!!!

No comments:

Post a Comment