Friday, March 6, 2009

Falando sobre o tempo e O que voce achou do final de "Guerra e Paz"?

Aaaaahhhhhh... eh sexta-feira! E um fim de tarde bem agradavel aqui em Albuquerque. O por do sol em qualquer lugar do Novo Mexico eh lindo. Quase todo dia da pra assistir um espetaculo maravilhoso de tons de rosa e laranja no ceu. Mas nao vou mostrar fotos do por do sol. Quem quiser que venha ver aqui pessoalmente. :)
Como eu ja comentei antes, aqui ja eh primavera (pretty much). Nas ultimas duas semanas a temperatura chegou a 26 graus Celsius - isso em pleno fevereiro!!!
Enquanto dirijo pela cidade vou vendo cerejeiras em flor. De vez em quando da vontade de parar e ficar admirando porque daqui a pouco essas flores caem e so no ano que vem. Eu adoro a primavera e o outono mas infelizmente essas sao as duas estacoes mais curtas aqui.
O deserto eh um lugar de extremos por isso, de repente, comeca a esquentar e o longo verao chega. Em junho eu ja estou reclamando todo dia que ta quente demais e esperando o outono. Tipico da insatisfacao do ser humano...
Mas pelo menos esse ano eu vou reclamar menos porque sei que no fim de junho estarei indo pra Fortaleza onde pretendo ir a praia todo dia e ainda ir curtir o "frio" na serra por alguns dias.
****
Passei a semana inteira lendo sobre coisas interessantissimas e querendo escrever sobre elas aqui no blog mas nao tive tempo. Mas agora que tenho tempo estou sentada em frente ao computador sem lembrar de nada!
Claro que eu fiz anotacoes mas onde, onde???? Se voces vissem a colecao de "post-it" na agendinha minuscula que estou usando esse ano. Estou procurando e so acho tefefones de proprietarios de apartamentos (coisa do trabalho) e o nome de um produto natural que baixa colesterol, lista de compras, lista de DVDs que quero alugar... Preciso "limpar" minha agenda!
Ah, ta aqui uma das coisas interessantes! Ontem vi no noticiario da BBC que o filme "La Dolce Vita" esta completando 50 anos. Eu ADORO esse filme mas nao tenho o DVD entao resolvi pegar amanha na biblioteca. Mas pra fazer um fim de semana felliniano vou tambem pegar "Amarcord" e "Oito e Meio". Tambem na BBC soube que estao fazendo um filme sobre o Fellini. O filme se chama "Nove" (referencia a "Oito e Meio").
****
Lembrei de outro assunto. Li no Guardian ontem uma materia sobre livros que as pessoas inventam que leram pra impressionar os outros. Tipo "Guerra e Paz", "Em Busca do Tempo Perdido" ou "A Insustentavel Leveza do Ser", sabe? Achei engracado porque nunca me passou pela cabeca inventar que li um livro. Eu nao tenho o menor problema em admitir que nao da pra ler todos os livros importantes ja publicados no mundo. Lembro que ha uns bons anos atras eu li o primeiro livro de memorias da Simone de Beauvoir (nao lembro o titulo - ja mencionei que minha memoria eh pessima?) e ela diz que, ainda super nova (aos 20 anos talvez), tinha lido tudo o que havia pra ser lido!!! Por favor, me corrijam se eu estiver errada, mas eu acho que ela diz mesmo isso no livro. E eu li esse livro inteiro! Achei a coisa mais deprimente. Imagina so! Eu adoro o fato de saber que existem milhares de livros maravilhosos ainda pra serem lidos por mim.
Mas como eu sou canceriana (e de lua) entao leio varios livros ao mesmo tempo (pra combinar com o humor do momento), por isso as vezes tenho que recomecar, e outras vezes nunca termino. Tem varios livros classicos que eu nunca terminei de ler. Por exemplo... "Moby Dick" (a edicao original em ingles). Comprei uma edicao bem bonitinha de capa dura que fica pegando poeira junto com os outros numa das minhas estantes. Pode ser lindo, maravilhoso, mas eu nao consigo terminar. O fato eh que nessa vida de opcoes demais todo mundo tem que ter suas prioridades e eu tenho as minhas. Eu prefiro reler um livro que adoro do que ler um grande classico meio chatinho so pra sair por ai dizendo que li. Ja li por obrigacao quando estava estudando literatura na unversidade, mas hoje leio por prazer e so. Se eu gosto do estilo do autor vou ler sem parar. As vezes paro so pra "economizar" porque nao quero que o livro acabe. Se o livro comeca a me encher o saco eu deixo pra la e ainda me sinto com direito a criticar o autor se eu li o suficiente pra conhecer o estilo (e saber que nao gosto). :)
Fiquei curiosa em saber se tem gente por ai que eu conheco que ja inventou que leu algum livro so pra impressionar outra pessoa. Nao estou esperando que alguem me escreva admitindo que nunca leu "Dom Casmurro" ou "Vidas Secas" mas queria saber em que situacao alguem acha que tem que mentir assim! Que povo eh esse que inventa isso? E se alguem perguntar alguma coisa sobre o livro?? Se rolar uma perguntinha tipo "O que voce achou do final de "Guerra e Paz"?" Ja pensaram nisso? E nao va se confiar que da pra assistir o filme e fingir que leu o livro. Nao esqueca que muita coisa eh modificada nos roteiros!!! Nunca se sabe. :)
Ainda na materia do Guardian eles citam alguns livros que aparentemente os ingleses nao tem coragem de admitir que nao leram. Obviamente tem Shakespeare. Todo ingles tem que dizer que leu Shakespeare, pelo menos "Hamlet". Mas eles tambem citam "1984" de George Orwell e "Ulysses" de James Joyce.
Pois eu digo aqui a todos que li "1984" mais de uma vez (a primeira aos 16 anos pra escrever um trabalho na high school em Indiana), mas comecei a ler "Ulysses" na faculdade e nunca terminei (pra quem nao conhece, eh enorme). Ja li varias pecas de Shakespeare, "Hamlet" inclusive, mas nao tudo dele que eu tenho mais o que fazer. E o Tolstoy que me perdoe mas nunca li "Guerra e Paz" e nao esta no topo da minha lista, entao acho que vai ficar pra proxima "encadernacao". :) Pode ser que eu nasca russa e possa ler o original porque sou metida e nao gosto de ler traducao. Por enquanto eu nao tenho opiniao formada sobre o final de "Guerra e Paz".
****
Ainda sobre livros... o ultimo que li foi "O Leitor" (traducao em ingles porque meu alemao nao da pra ir alem do titulo). Comprei o livro logo apos sair do cinema. Lembram que eu nem queria ver o filme? Mas um dia (nem lembro mais quando) fui assistir e sai do cinema achando que o filme eh meio sem pe nem cabeca. O tema da culpa coletiva do povo alemao me interessa muito. Tenho amigos alemaes (da minha geracao) com quem nunca falei sobre o holocausto. Mas eu nunca entendi como alguem conseguiu viver num pais onde milhares de pessoas estavam sendo levadas pra campos de concentracao e nao fazer nada a respeito. Mas, principalmente depois que visitei o campo de concentracao em Dachau, e vi o tamanho do lugar, comecei a pensar no grande numero de pesoas que deem ter trabalhado la e em outros campos? Quem eram essas pessoas? Sadicos ou trabalhadores comuns que precisavam de emprego e nao tinham opcao? Ou um pouco dos dois? E depois da guerra simplesmente arranjaram outro emprego e continuaram suas vidas normalmente? E quem sou eu pra julga-los? Nao tem um monte de injustica nesse mundo e eu nao faco nada a respeito? Enfim, eu nunca tinha lido nada especificamente sobre esse assunto. Ai assisti "O Leitor" e resolvi que tinha que ler o livro. Li sem parar esperando que ficasse melhor. O livro eh bom, nao eh maravilhoso. Gostei de alguns detalhes sobre o julgamento mas ainda eh muito superficial. Nao que eu esperasse encontrar respostas pras minhas perguntas sobre a culpa do povo alemao... mas eh meio perturbador pensar em como a Hanna (personagem da Kate Winslet que esta maravilhosa) continuou levando a vida normalmente depois da guerra. E o grande peso que ela carrega eh um segredo (que nao vou contar) que nao tem nada a ver com o fato de ela ter trabalhado em Auschwitz!!! Really????
E no fim da historia (que eh igualzinha no livro) eh por culpa que ela faz o que faz (nao vou dizer o que eh) ou eh simplesmente a reacao normal de alguem que passou tempo demais na prisao?? Eu ja tive alguns clientes que depois de passar muitos anos na prisao nao conseguem se adaptar a uma vida do lado de fora. Triste, ne? Mas eh verdade.
It makes me wonder...
****
E os meus fieis leitores, que bons livros leram recentemente? Nao vale mentir!!!! Hahaha!!!

No comments:

Post a Comment