Saturday, August 15, 2009

Bon Appetit!

http://www.youtube.com/watch?v=LWmvfUKwBrg



Se voce nunca viu a Julia Child nem ouviu a voz, nao vai entender nada do que vou falar, nem vai apreciar o trabalho da Meryl Streep no filme "Julie & Julia".
Tentei mil vezes colocar o video aqui e nao deu certo, entao esta ai acima o link.



Hoje eh o aniversario da Julia Child. Ela teria 97 anos. :)
Por isso esperei ate hoje pra escrever sobre o filme e livro que estou lendo.
Ai estou escrevendo isso as 7 da noite e quase nao consegui postar!!! Tive que passar duas horas na loja da Verizon porque nao conseguia entrar na internet desde ontem a noite. Fui la com meu laptop pra eles re-instalarem o programa e reconfigurarem sei la o que e me dizerem que a culpa eh minha que eu nao desconecto antes de retirar essa porcariazinha que nao sei como se chama (mini modem?? essa coisa modernissima que me da acesso a internet atraves de uma linha de telefone celular) e antes de desligar o computador. So que nao eh verdade, eu sempre desconecto, alias, normalmente a conexao cai antes de eu ter chance de desconectar. Mas nada disso importa porque eles consertaram tudo e disseram que nao vou mais ter esse problema. Yeah, right!! :)
E voltando a homenageada de hoje: se voce nao a conhece, melhor ver o video no youtube antes de continuar lendo.
****
No dia 7 de agosto o filme "Julie & Julia" entrou em cartaz. Nao gosto de cinema cheio entao esperei ate segunda, dia 10, pra assistir. O cinema ainda estava cheio, mas suportavel.
Eu ADORO a Meryl Streep! Tambem nao sei quem nao adora porque ela eh uma atriz fantastica. Eh um fato, nao eh opiniao. Agora quando uma atriz consegue encarnar uma pessoa tao especial, unica, carismatica como a Julia Child, de forma tao perfeita, eu acho que nem eh mais ser atriz, nao sei o que eh... Ela esta mais do que perfeita.
O filme eh da Nora Ephron (roteiro e direcao dela) e eh um filme muito bom. Eh baseado no livro da Julie Powell "Julie & Julia" e na biografia da Julia Child "My Life in France". Entao voce vai sendo levado da Franca no pos-guerra a New York pos-11 de setembro e sendo apresentado a vida dessas duas mulheres. A ligacao entre as duas esta no fato de que a Julie resolve fazer todas as receitas do primeiro livro de culinaria da Julia em 365 dias, e escreve um blog enquanto faz isso. As duas historias sao veridicas. O problema do filme eh que a historia da Julia Child e a interpretacao da Meryl Streep e do Stanley Tucci (que faz o Paul Child, marido da Julia) eh tao perfeita, tao convincente, que eu sai querendo que o filme fosse so eles... Toda vida que o filme voltava pra coitada da Julie eu me decepcionava um pouco mais.
Nao sei se so eu que achei isso. Porque obviamente eu estou longe de ser a unica pessoa nesse pais (ou no mundo) que eh louca pela Julia Child. A mulher eh adorada!!! E eu nao cresci vendo o program The French Chef na TV e nem tenho os livros de receita dela. Alias, comecei a ver o program quando me mudei pra ca em 2001 e me apaixonei. Tambem nunca tentei fazer uma receita, mas fico hipnotizada pela voz dela e ja assisti muitos programas e nem sei o nome do prato que ela esta preparando. Porque minha atencao vai para os detalhes, o amor pelos ingredientes, o entusiasmo dela, a bagunca que ela faz na cozinha, e a expressao de prazer quando no final ela serve a comida que fez. A mulher era enorme (altura: 6'2") com uma voz estranha, mas a energia dela era extremamente contagiante. Toda vez que a vejo ou ouco a voz dela tenho que sorrir. Ela me deixa de bom humor, instantaneamente!! Mas nao acreditem em mim. Va no youtube e procure pra ver. Se nao gostarem dela, por favor, nao me digam, eu nao quero saber!!! :)
Agora, entendam que o livro da Julie Powell (assim como o blog "The Julie/Julia Project") eh super divertido, desses que voce nao consegue parar de ler. Estou quase terminando e garanto que a historia desses 365 dias fazendo todas as receitas do livro "Mastering the Art of French Cooking" eh muito mais interessante e engracada do que o que aparece no filme. E nao eh que essa parte do filme seja ruim, mas quem consegue competir com a historia da Julia??
Quem quiser tambem pode ler o blog da Julie Powell. O ultimo post ela escreveu no dia 13 de agosto de 2004. A Julia Child tinha morrido no dia anterior, 3 dias antes de completar 92 anos.
****
Hoje eu ia comprar o livro "My Life in France", que eh a autobiografia da Julia Child que foi lancado postumamente, mas na minha livraria preferida eles so tinham a edicao de bolso, que nao tem as fotos. Detesto livro de bolso e quero ter as fotos, claro. Amanha vou procurar a outra edicao em outra livraria.
Eu ja li uma biografia escrita pela jornalista Laura Shapiro no ano passado. Achei na biblioteca publica antes dessa onda. O titulo eh "Julia Child" e eh um livrinho pequeno mas uma delicia de ler porque a Laura (sou intima de todo mundo, nao esquecam) eh excelente escritora. Ela comeca descrevendo um dos episodios do programa "The French Chef" (em que a Julia prepara um ganso) e voce ja fica bem-humorada nas primeiras linhas.
****
AVISO AOS VEGETARIANOS: Se forem assistir os programas da Julia, eu sugiro que so vejam aqueles em que ela prepara sobremesas, crepes, omeletes e paes. Ah, tambem tem um program de queijos e vinhos que eu adoro. Acho que todos os outros envolve algum "defunto" inteirinho!! Porque ela era daquelas que nao usava a carne que ja vem toda cortadinha, limpinha do supermercado. Ela so nao faz abater o animal na frente das cameras, mas ela ensina a limpar, desossar, cortar, etc. As cenas sao fortes! Sem falar no episodio da lagosta... Definitivamente nao vejam episodios que envolvam lagostas!!! :)

****

O programa "The French Chef" foi produzido por uma estacao de TV publica de Boston de 1963 a 1973. Depois desse ela teve varios outros programas, mas ela nunca quis fazer nada nas grandes redes comerciais de TV. No final de cada episodio ela dizia: "This is Julia Child. Bon Appetit!" :)




No comments:

Post a Comment