Thursday, October 15, 2009

Blog Action Day '09 - Climate Change


Cheguei em casa tarde e fui dar uma lida nos blogs que eu acompanho e em nenhum deles havia qualquer mencao do assunto desse meu post: "Climate Change", a mudanca do clima no nosso planeta que promete causar muito mais enchentes, fome, deslocamentos e guerras do que ja se viu na historia da humanidade.

Fiquei um pouco decepcionada em nao encontrar nada sobre o tema porque existe uma campanha (www.blogactionday.org) para que o maior numero de blogs possiveis abordassem esse tema hoje para promover a conscientizacao das pessoas no mundo inteiro e pressionar os lideres mundiais que se reunirao em dezembro pra decidir o destino do nosso planeta.

Mas sao mesmos os grandes lideres mundiais que vao decidir o destino do planeta? Sera que nos temos que esperar por eles? Eu acho que nao.

Sera que eu tenho que esperar pela proibicao do uso de lampadas incandescentes pra comprar lampadas fluorescentes pra minha casa? Nao!! Ou continuar desperdicando agua ate o governo me forcar a racionar? Tambem nao!!!!! E vou continuar usando as sacolinhas de plastico do supermercado ate quando elas estiverem disponiveis, ao inves de trazer minha sacola de pano de casa? Nao, nao e nao!!!!

Entao se voce acha muito dificil fazer grandes mudancas no seu estilo de vida pense pelo menos em uma coisa pequena que voce pode fazer.

Eu vou sugerir que voce comece por parar de aceitar sacolas de plastico em lojas e supermercados. Essa vai ser minha sugestao de hoje. Acho que eh coisa pouca e que, acreditem, faz maior diferenca pro nosso planeta.

Eu nao tenho filhos mas sempre penso em como me sentiria se tivesse. Sera que eu ia querer que meus filhos testemunhassem a catastrofe que esta prestes a acontecer nesse planeta se a gente nao comecar a agir de forma mais responsavel AGORA? Eu,nao!!! E voce? Isso nao eh coisa pra daqui ha 200 anos, nao, gente. Eh daqui a pouco.

Nao estou escrevendo isso porque sou pessimista. Pelo contrario!!! Eu so escrevo isso porque sou otimista e acho que talvez alguns dos meus leitores, depois de verem esse post, vao pensar um pouco mais no impacto do consumo deles no meio-ambiente e mudar seus habitos. E eu acredito que se todo mundo comecar a mudar AGORA ainda podemos evitar o pior e quem sabe ate os nossos netos e bisnetos (quer dizer, os de voces) possam herdar um planeta mais saudavel.


Na foto uma das 15 sacolas que levo comigo na bolsa e no porta-mala do carro pra onde quer que eu va. Essa ai foi mandada pelos meus pais do Brasil. Eh de algodao cru e tem a seguinte frase: "Plante a ideia de salvar o planeta".

6 comments:

  1. Eu agora quando vou ao mercado peço caixas de papelao. Alguns supermercados daqui até já oferecem de cara. Talvez ainda nao seja o ideal, mas estou deixando de pegar as sacolinhas e as caixas eu costumo doar para catadores de lixo reciclável. Amei a sacola! Linda e com uma "idéia" ainda mais linda.

    ReplyDelete
  2. A ideia das caixas eh otima porque elas estao sendo reutilizadas e aind apodem ser recicladas tambem. Aqui no Costco eles oferecem caixas pra quem nao trouxe suas proprias sacolas.
    Essa sacola ai acho que foi comprada nas Lojas Americanas. Mas posso estar enganada...

    ReplyDelete
  3. A Thelminha lembra que essa sacola da foto foi do Carrefour... Aquela do SOS Mata Atlântica, lançada por um movimento ambientalista, é vendida na rede Pão de Açúcar. E a primeira que lhe mandamos é do grupo local Mercadinho São Luís. Agora todos os supermercados vendem sacolas e já há um bom resultado em redução de sacos plásticos... A sacola que trouxemos do Whole Foods - I used to be a plastic bottle...- é bem educativa: Every plastic bag can take 1,000 ears to degradate...

    ReplyDelete
  4. Só corrigindo: Every plastic bag can tke 1,000 years to degradate...

    ReplyDelete
  5. aqui na Alemanha, no supermercado, se voce nao tiver dessas sacolinhas, leva a compra na mao. Eles nao dao sacolas plasticas...

    ps- to muito chique... mal mudei e jah estou falando daqui...

    ReplyDelete
  6. Acho que na maior parte da Europa eh assim e eu acho otimo!!! E voce tem que falar "aqui na minha terra, Alemanha" mesmo, ne? hahaha!
    Com frio mas chique!!! :)

    ReplyDelete