Wednesday, October 28, 2009

Brasileiros no Mundo

Antes de comecar o assunto eu sugiro que voces assistam esse video do Ministerio das Relacoes Exteriores sobre a diaspora brasileira e a I Conferencia das Comunidades Brasileiras no Exterior que ocorreu em julho de 2008. Eh longo mas vale a pena.



http://www.youtube.com/watch?v=Q5R_3RMZdkY



Entao, se voce ja viu o video, ja podemos conversar.
Tem mais de 3 milhoes de brasileiros vivendo pelo mundo. Eh gente pra caramba!!! Eu nao tinha nem nocao. So nos Estados unidos somos 1 milhao!!!
E a iniciativa do governo Lula de reunir essas pessoas e discutir a situacao do brasileiro fora do pais eh absolutamente fantastica. Fiquei arrepiada ao ver o video e agora quero ir a umas dessas conferencias um dia. A II Conferencia foi na semana passada no Rio de Janeiro.
Como eh que eu nao sabia disso? Se nao fosse a Sonia...

Voces sabiam que os brasileiros no exterior enviam 7 bilhoes de dolares por ano pro Brasil? Eu nao sabia. Segundo alguem ai no video (a pessima memoria e a preguica de rever nao me permitem dizer quem), falou que isso eh mais do que se ganha com a producao nacional de soja!!! Tambem fiquei impressionada com essa informacao. Ate me senti mal porque devo confessar que sou a excecao a regra. Eu, alem de nao mandar nenhum centavo pro Brasil, ja fui responsavel pelo fluxo no sentido inverso. Mas nao contem pra ninguem porque eh uma vergonha! Hahaha!

Mas voltando ao assunto serio, eu concordo 100% que nos somos todos, querendo ou nao (e eu conheco quem nao queira), representantes do Brasil. E tambem acho que temos ainda a responsabilidade de ser util ao Brasil, mesmo que seja de forma indireta, ou seja, ajudando aos brasileiros que estejam aqui.

Por isso ja estamos planejando nossa primeira reuniao e pensando no espaco brasileiro que vamos criar aqui em Albuquerque. This is very exciting!!!!
Vou mante-los informados.

3 comments:

  1. O mundo todo deveria ser de todos nós, parabéns a voces que fazem parte dessa imensidão corajosa ´percorrendo distâncias homéricas para conquistar seus sonhos e objetivos. E parabenizo a você Ana por ser a intermediária dessas noticias. Me sinto orgulhosa por tudo que vi .

    ReplyDelete
  2. Cris, assisti um tempo atrás uma reportagem exatamente sobre organizaçoes de brasileiros para brasileiros no exterior. Acho que em Miami (veja, esse problema de memoria deve ser de familia!!!!)a organizaçao deles tem ate um jornal e na sede tem advogado que ajuda com questoes como visto, etc e acho que tem ate aula de ingles, afinal nao é todo mundo que chega ao país dominando o idioma, seja por qual motivo for. As aulas de ingles pode nao ser da mesma reportagem, agora ja nem sei.... enfim, existem algumas organizaçoes desenvolvendo trabalhos legais para a comunidade brasileira. Talvez vc possa dar uma busca e tentar contato afim de trocar ideias para a de voces aí!

    ReplyDelete
  3. Muito legal o video mesmo, ne?
    Existem comunidades braislieras bem organizadas em algumas cidades americanas, mas aqui nao tem nada, por enquanto. Algumas amigas que moraram em outros estados tem bastante informacao, so precisamos adaptar a nossa realidade. Ja estamos nos organizando!!! :)

    ReplyDelete