Monday, October 26, 2009

Eu em Albuquerque

Moro aqui ha mais de 8 anos e, apesar da minha relacao de amor e odio com essa terra, que eu nao posso negar, como eu moro aqui, eu tento fazer parte da comunidade. Eu doo dinheiro pra radio publica local, pra TV publica, sou membro do Parque Biologico, da organizacao de protecao ao meio-ambiente, eu faco parte da Co-operativa La Montanita, vou as festas locais. Desde que cheguei aqui, mesmo com olhos de "outsider", procurei aprender sobre as culturas e tradicoes dos nativos americanos e dos hispanicos...
Alem disso, eu trabalho para uma ONG local que ajuda a combater um problema muito serio dessa comunidade: a falta de moradia para pessoas de baixa ou nenhuma renda.
Existe, claro, o pequeno detalhe de que eu nao posso votar em eleicoes. Mas isso nao me impede de saber o que esta acontecendo e de expressar minha opiniao e, quem sabe, influenciar um pouco o processo politico.
Agora eu estou buscando dar um novo passo na minha participacao na comunidade local. Ontem, depois de conversar por algumas horas com uma amiga brasileira, eu fiquei inspirada para me envolver num projeto de criacao de alguma forma de organizacao da comunidade brasileira daqui. Porque tem quem chegue por aqui e precise de apoio e nao sabe onde procurar. Claro que existe uma rede informal de relacoes e assim as pessoas (normalmente gracas ao orkut) vao se conhecendo e se ajudando. A ideia da minha amiga eh de formalizar essa rede. Estou empolgada.
Amanha vou escrever um pouquinho mais sobre isso e sobre o video fantastico que assisti e que me deixou super animada.
Em breve voces vao ver que os brasileiros em Albuquerque nao se reunem so pra comer churrasco ou feijoada e pra beber caipirinha (ou vinho, ou cerveja...). :)

No comments:

Post a Comment