Thursday, September 17, 2009

Brasileiros em New Mexico


No inicio do verao eu tomei uma decisao que mudou minha vida. Eu cansei de ser antissocial (eh assim que se escreve agora, ne?) e aceitei o convite da Tati, uma brasileira de Fortaleza, pra ir a um piquenique e encontrar outras brasileiras. Fui convidada pelo orkut. Eu nao conhecia ninguem, mas fui. La, alem de conhecer a Tati, encontrei outros brasileiros muito legais e achei que poderia iniciar amizades. Mas fui de ferias pro Brasil e ate pensei que tinha perdido a chance de me conectar com esse grupo.

Quando voltei de ferias re-encontrei a Sonia, que conheci no piquenique, caminhando no parquinho ao lado da minha casa. Uma "coincidencia" maravilhosa!!! Logo depois disso fui convidada para a festa do aniversario da Lene, na casa da Erimar e do Alfred. Eu fui a festa sem conhecer a aniversariante, nem os donos da casa onde a festa ocorreu. Fui convidada, como da primeira vez, pelo orkut e as unicas pessoas que eu conhecia que iam eram a Tati e o Brian. E eles eu tinha encontrado so uma vez no piquenique. :)
Mas dirigi meu carrinho sozinha ate o outro lado da cidade e, mais uma vez, conheci pessoas maravilhosas, alem de re-encontrar quem eu ja tinha conhecido no piquenique.

Devo dizer que a minha vida mudou muito desde entao. Porque me aproximei de algumas das pessoas que conheci nesse dia e, atraves delas, conheci mais outras, e parece que nao para mais! :) Hoje ja sei que tenho alguns grandes amigos e continuo conhecendo mais gente. E quem sao essas pessoas? Na maioria dos casos sao casais de brasileira casada com americano. Alguns tem filhos, outros nao. Outros tem netos! Algumas estao aqui ha bastante tempo, ate mais que eu, outras mal chegaram. Tem gente de todo lugar do Brasil, de Porto Alegre a Manaus. Tem ate quem ja voltou pro Brasil. Os maridos americanos, em geral, ja passaram tempo no Brasil e falam portugues, uns mais que os outros, mas por menos que falem ja me impressionam porque fazem esforco pra aprender.

Entre a gente o elo de ligacao mais forte eh, claro, o Brasil. Dai vem a vontade de se reunir, de falar portugues, de comer camarao no alho e oleo, churrasco, feijao tropeiro, farofa, de tomar caipirinha, de ouvir musica brasileira. Eu nao lembrava o quanto isso me faz falta ate eu ir a Fortaleza agora em junho. Eu me peguei pensando em como eu tinha conseguido viver 8 anos longe de tanta coisa que eu adoro: da musica, da comida, das bebidas, da bagunca, do barulho, da flexibilidade, da criatividade, da espontaneidade das pessoas, de abracos, de dois (ou um ou tres) beijinhos no rosto, do calor humano, dessa brasilidade (como diriam o Caetano ou Gil - hahaha!), uma qualidade que obviamente nao existe em nenhum outro lugar do mundo. A nao ser que seja reproduzida por um grupo de brasileiros expatriados!!!

E isso (mas nao so isso) eu encontrei entre esses meus novos amigos. E num momento dificil da vida, nessa minha fase de transicao, eu precisava mesmo dessa nova "familia" aqui por perto. Foi um grande presente do universo que felizmente eu enxerguei e soube aceitar.

Esse post eh de agradecimento aos meus novos amigos "brasileiros". Eh entre aspas porque, apesar da maioria ser brasileiro mesmo, alguns desses amigos sao americanos "metidos" a ser brasileiros, quem eu chamo carinhosamente de "wannabe Brazilians"! You know who you are!!! Hahaha!!! Pois eles, sem nem saber, vem me ajudando muito a recomecar minha vida aqui. Eles tem alimentado minha alma e, de quebra, ainda tem muita comida boa!!! :) Ah, e caipirinha, que ninguem eh de ferro!!! Ou eu pelo menos nao sou, obviamente... eh so observar a foto.

Na foto acima nao esta todo mundo (cade o David e o Alfred, por exemplo???), mas eh a que eu encontrei onde tem mais gente reunida. Foi tirada no aniversario da Val, no dia 6 de setembro. A foto foi cedida gentilmente pela Lene (gostou do credito?) que, alias, mandou fazer essas camisetas lindas pra gente. Atras da camiseta esta escrito "Brasileiros em Albuquerque, New Mexico". Esse era o titulo original do post, mas lembrei que tem gente que mora em outros lugares do estado, ate em Farmington (nao eh, Janaina?)!!! :)

10 comments:

  1. Sempre considerei vcs, que moram voluntariamente fora do Brasil, uns heróis. Eu, sinceramente, jamais conseguiria, tem que ter "aquilo roxo" (desculpa a citação, vindo de quem veio). E agora entram na relação de heróis o Chico e a Thaís. Adoro viajar pra outroa paises, mas com passagem de ida e volta. Agora em outubro irei visitar a Márcia em Paris e vou dar um pulo em Genebra. Parabéns a todos.

    ReplyDelete
  2. Ola Milk ! sou a Iracema a outra filha adotiva da Erimar! moro no nosso Brasil, olha vc não imagina o quanto estou feliz pelo meus amigos queridos Alfred,Erimar,Jó e Orlando te-los conhecido e fico feliz por vc tambem,saiba que conheceu não so uma amiga mais uma irmã,mãe alguem que vc pode contar a qualquer momento da sua vida p/ sempre,estou falando da Erimar esta guerreira amo esta mulher!bem me desculpe penetra assim no seu blog + tinha que falar da sua nova amiga que eu adoro tanto,Bjss Ha parabens gostei muito vc conseguiu expresar seus sentimentos!! beijão p/vc .

    ReplyDelete
  3. Donaldson,
    Obrigada por nos chamar de herois, mas nao sei se eh bem heroismo... acho que beira a loucura! Hahaha! Mas, serio, depois que voce passa um tempo morando numa nova cidade ou pais, nao pode mais simplesmente voltar pra vida que tinha antes, vc fica eternamente dividido. Voce deve saber como eh! E quanto mais o tempo passa mais dificil fica. Se eu deixar Albuquerque agora acho que vou sentir saudade ate da falta de umidade de que reclamo tanto!!! :) Eh preciso muita coragem pra partir, mas talvez mais ainda pra voltar!!!

    ReplyDelete
  4. Oi Iracema,
    Que bom conhecer (mesmo que so virtualmente) uma amiga dos meus novos amigos!!! :) Foi um grande presente mesmo conhece-los! Obrigada pelo seu comentario.
    E quando voce vem nos visitar?

    ReplyDelete
  5. Ana,como ja disse varias vezes, saiba q pode contar sempre aqui com a gente. Aqui, mais do q nunca, os amigos se tornam a familia q a gente escolheu. Bjinhos pra vc!!!!

    ReplyDelete
  6. Apesar de nao conhece-los pessoalmente, gosto muito dos seus amigos porque sei o quanto eles te fazem bem. Nao é facil estra longe de casa, de quem se ama e tudo fica mais suportavel se a gente tem amigos com quem dividir nossas alegrias e dificuldades. Fico muito feliz por vc ter encontrado essa turminha animada!!!! E que nao gosta quase nada de uma festinha e de comida, né? :)

    ReplyDelete
  7. buaaaaa... eu nao to na foto.
    Hey somos vizinhas, mas incrivel como so nos encontramos em festas ou no Walgreens rsrs.
    Dinovo gostei do post... como alguem ai acima ja falou, conseguiu muito bem expressar seus sentimentos

    ReplyDelete
  8. Obrigada, Lindi.
    Essa era a foto com mais pessoas mas ainda faltava um monte de gente, assim como voce! Uma pena!:( Sorry!

    ReplyDelete
  9. oi meu nome eu heyk eu tenho 14 anos so estou escrevendo esse recado por cause de minha mae,
    nos estamos morando nos eua faz 3 semanas e minha esta muito deprimida por causa do ingles que ela nao fala,por falta da comida brasileira rs, etc,e eu gostaria muito que vcs me respondessem mais por e-mail por que e raro eu usar a internet eu so vejo email mais,por favor me respondam onde eu acho brasileiros aqui eu estou morando em los lunas muito perto de albuquerque,por favor me respondam meu email e heyk_rodrigues@hotmail.com obriga :)

    ReplyDelete