Tuesday, September 15, 2009

Viva La Fiesta!!!!

Santa Fe 400 Anos na bandeira e alguns brasoes dos conquistadores ali por tras.
Gente, muita gente assintindo o desfile que nao acabava nunca!!!! Pra chegar do outro lado, onde estavam as barracas dos artesaos, tivemos que esperar o desfile acabar!

Eu e o Shanti passeando entre as barracas de comida na Plaza.



Uma das minhas coisas preferidas: agua de sandia (melancia). Tem agua de outras frutas mas eu gosto mesmo eh de melancia!!!


No desfile os hippies passaram com o carro dos 40 anos de Woodstock. Eles estavam tocando "All we are saying is give peace a chance". Pra quem nao sabe eh cheio de hippie por aqui.

Nesse fim de semana fomos ao final das Fiestas de Santa Fe. O evento anual que dura 4 dias, comeca na quinta com a Zozobra onde se queima um boneco gignte. No domingo tem desfile a tarde e tudo acaba em missa (que nao assistimos). Entre a quinta e o domingo todo dia tem feira de artesanato, comida e musica na Plaza de Santa Fe.
Mas deixa eu explicar porque. A historia do Novo Mexico eh fascinante e a revolta dos PUeblos em 1860, quando os indios expulsaram os espanhois da area, eh um dos capitulos mais interessantes. Mas nao vou escrever sobre isso hoje. :( Mencionei so pra explicar que as Fiestas celebram o fim da revolta e a re-ocupacao pelos colonizadores espanhois em 1692. Eh uma festa, portanto, dos conquistadores e eh a populacao hispanica que mais se ve na praca.
Quem me conhece sabe que eu sempre torci pelos indios (nao contem pros meus amigos hispanicos) entao esse eh um evento que estranhei na primeira vez que fui. Mas eu nao resisto a barrauinhas na Plaza, gente pra todo lado, comida que engorda e aument ao colesterol so em olhar, agua de sandia (melancia) e mariachis!!! Ah, e ainda tem o desfile! Eh verdade que o desfile eh interminavel eno fim tava um saco, mas tinha coisa legal.
No inicio, por exemplo, num dos carros alegoricos voce ve as grandes figuras historicas como Don Diego de Varga, responsavel pela re-ocupacao. Ao redor da praca tambem se ve os brasoes das familias colonizadoras, algumas que estao aqui ha 400 anos.
Tive a sorte de esse ano ir a festa com a Lene, o Rodrigo e o Shanti (filhinho lindo deles). A Lene eh minha amiga brasileira, mas o Rodrigo eh de Santa Fe e tinha ate brasao da familia dele la. Assim como ele, muita gente que nao mora mais na cidade volta pra festa e tem chance de rever familia. Ele encontoru primo pra tudo que eh lado. Eu gosto dessa energia de re-encontro e curti muito a festa no domingo. Apesar de no fundo, no fundo, continuar torcendo pelos pele-vermelha!! :)
****
Detalhe: A partir de agora (inicio de setembro) os eventos em Santa Fe vao ser cada vez mais espetaculares porque a cidade esta comemorando 400 anos. Eh a capital mais antiga dos Estados Unidos. E eles sao assim mais exagerados que eu comemorando meus 40. O aniversario da cidade vai durar ate o final de 2010!!!! E da-lhe festa!!! Espero ir a muitas mais!!!


2 comments:

  1. Super legal! É o tipo de festa que eu adoraria ir e devia ter muito artesanato indigena maravilhoso!

    ReplyDelete
  2. O negocio de Santa Fe eh que tem muita coisa cara porque os artistas sao incriveis e o que vendem sao mesmo obras de arte!!! Sabia que Santa Fe eh o segundo maior mercado de artes plasticas nos EUA? Tem uma galeria de arte por esquina, mas coisa pra quem tem um pouco mais de dinheiro que eu (por enquanto). Mas comprei uns brinquinhos de perolas lindos que estou ja estou usando!

    ReplyDelete