Sunday, September 27, 2009

Super Seguro!!

Hoje eu passei umas 3 horas falando no skype com a minha irma em Genebra e meus pais em Fortaleza, e mais 1 hora pelo menos no telefone falando com amigos em Albuquerque, mas nao era o que eu tinha planejado. Hoje era o dia em que eu ia terminar o longo processo de mudanca de endereco, ate porque amanha faz um mes que me mudei. Ja enrolei bastante, ne?
O processo envolve contactar (tenho uma lista aqui na minha frente) meu trabalho, as companhias de cartao de credito (4), companhias de seguro de saude e dental (2), as revistas que assino (3), as organizacoes da qual sou membro/socia (4) , banco, Bureau de Imigracao, consultorios dentario e medico (3), empresa de telefone, seguradora do carro, Ford e Toyota (que financiaram os dois carros), bibliotecas publicas, Netflix (minha locadora de DVDs online)... para informa-los que tenho um novo endereco. Simples.
Dessa lista ai acima, ate agora, eu so preenchi uma ficha de mudanca de endereco no trabalho (que eh muito facil porque o escritorio da diretora de RH eh colado no meu), mudei o endereco do Netflix online porque se nao meus DVDs nao estariam mais chegando, e fui ao banco onde tambem preenchi uma ficha rapidinho la no caixa mesmo. E hoje eu ia cuidar do resto.
Resolvi que ia fazer a maioria online porque nao estava mesmo a fim de passar o domingo ouvindo musiquinha no telefone enquanto esperava alguem me atender. Para isso eu so precisava de um papel em que tenho anotado todos os meus "user names" e senhas para ter acesso as minhas contas online. Um dia eu resolvi anotar tudo em papel porque sao tantos que nao tinha mais como memorizar. E a minha memoria nao eh la essas coisas, nao lembro se ja mencionei!!! :)
Agora claro que esse papel eh um documento importantissimo e por isso guardo num lugar seguro para ninguem ter acesso. Para a mudanca principalmente precisava pensar num lugar seguro onde ninguem encontrasse mas que eu pudesse pegar assim que me instalasse e pudesse informar todas essas empresas do meu novo endereco. Guardei mesmo bem guardado e ninguem tem acesso... inclusive eu!!! :) Nao tenho a menor ideia de onde meti isso!!!! Ja olhei em todo lugar possivel. Claro que ainda tem uma caixa com uns CDs e uma pilha de livros no canto da sala (que eu escondo quando tiro fotos, naturalmente) mas essa lista nao podia estar la!!! Mesmo assim olhei e nada! Entao procurei mais de uma vez nos arquivos onde guardo outros documentos importantes e estava tudo la, menos o tal pedaco de papel!
E, caso voce esteja se perguntando, NAO, eu nao tenho essa informacao num documento do WORD aqui no computador nem num flash drive, CD, nem no meu iPod ou celular, ou em nenhum outro arquivo eletronico!!! Esta tudo mesmo num pedaco de papel que resolveu se esconder de mim! :)
Entao eu comecei a entrar nos sites pra tentar mudar meu endereco assim mesmo. Comecei com a American Express. Chutei o nome do usuario e deu certo, mas a primeira senha que tentei era 2 caracteres mais longa do que o limite deles, tentei outra mas tambem nao era e resolvi pedir pra mudar minha senha. Ai comecou. Se voce eh desses que esquece senhas porque tem umas 30 diferentes, sabe como eh. Dei um monte de informacao pessoal, esperei eles me mandarem um e-mail, criei uma nova senha e anotei num pedaco de papel (que vou guardar num lugar super seguro) e voltei pro site pra reiniciar o processo. Depois de um tempinho o endereco estava devidamente mudado.
Entao fui ao VISA. Esse eu tinha certeza que ia lembrar porque pago a conta online com frequencia. Mas nao! Nem o user name eu sabia!!! Foi mais tempo ainda do que o primeiro, mais perguntas pra responder! Copiei minha nova senha e "user name" no mesmo papel que o outro.
Ai ja era hora de uma pausa e eu fui tomar um iogurte e checar meu facebook. Minha irma tinha escrito dizendo que ia ver se conseguia falar comigo pelo skype entao fui ligar pra ela. Quando ja era tarde em Genebra (depois de 1 hora e meia) nos desligamos. Ainda era cedo aqui e dava pra eu continuar o processo entao fui procurar o papel mais uma vez, em meio a envelopes e papel de carta (eu ainda escrevo cartas, daquelas que se coloca no correio!), e encontrei os meus tickets para o trenzinho do zoologico, mas nada do papel!!
Para me recuperar da decepcao, e porque eh domingo, liguei para os meus pais em Fortaleza. Falei com eles por mais de 1 hora e desligamos porque eu tinha que dar uma saidinha.
Quando voltei de repente lembrei de uma caixa onde guardei uns recibos e uns recortes de jornal antes de me mudar. Abri a caixa e achei muita coisa inutil (joguei a maioria fora), mas o papel tambem nao estava la.
Ja totalmente frustrada me convenci de que isso nao eh coisa pra se fazer no fim de semana (what was I thinking?), muito melhor retomar amanha!!
Entao vim escrever aqui no blog pra tirar essa historia desse papel da minha cabeca! :)
Obviamente nao deu certo, entao vou ter que parar por aqui e ver se arranjo outra coisa pra me distrair.
Mas pelo menos vou dormir tranquila porque sei que todas as minhas senhas e nomes de usuario estao guardados todos juntinhos num lugar super seguro, onde ninguem pode encontra-los e ter acesso as minhas contas para roubar meu dinheiro ou minha identidade, ou receber meus DVDs ou minhas revistas!!!
E quem sabe depois de uma boa noite de sono eu lembre? :)

4 comments:

  1. Adorei!!! Para isso adotei uma senha "universal" a mesma pra tudo!!!! Só a do banco é diferente pq eles fornecem e aí essa..... anotei em um papel!!! rs Mas do outro cartao eu nao lembro a senha e depois de pedir duas vezes pro banco me reenviar os numeros, achei que estava começando a ficar chato e tomei uma medida: só uso pra crédito pq nao preciso de senha!!!! Viu que prático?

    ReplyDelete
  2. Ah, quem dera eu poder ter uma senha universal!!!Mas o problema eh que ninguem quer facilitar a vida da gente!!! :) Eu tinha uma senha so com letras que uso pra todos os e-mails, blog, social networks e outras coisas do genero, mas nao posso usar com as empresas de cartao de credito, por exemplo, porque uma quer combinacao de numero e letras, outra quer que use uma letra maiuscula no minimo, outra tem o limite de 6 caracteres, e por ai vai. E os bancos, claro, querem 4 numeros, e eles que escolhem, e ainda mudam!!! Aahhh...
    Update: Dormi, acordei e ainda nao encontrei o papel!! :(

    ReplyDelete
  3. Tenho um macete pra senha também,além da senha universal que não pode ser pra tudo.Vc associa a "coisa" ao nome de alguém que vc conhece bem, por exemplo, um banco que se chamasse Chicagobank, lembra quem? O Chico, e aí vc bola uma senha com algum dado dele, aniversário, cor preferida,filme preferido, mentira preferida, etc, etc. Cartão AMEX, lembra de algum amigo meio americano, meio mexicano e coloca algo referente a ele. Tá vendo? Vai funcionar, não precisa nem anotar em papel.

    ReplyDelete
  4. Vou tentar essa dica ai da senha.
    Donaldson, cheio de ideias maravilhosas!!!! Thanks!:)
    Um dia vou escrever um post so com as tuas dicas!!! :)
    Beijao!

    ReplyDelete