Thursday, September 10, 2009

Quando eh muito util ser brasileira

Acabei de terminar uma reuniao de orientacao sobre o programa de habitacao.
A reuniao como sempre foi "uma animacao so" porque eu tenho que ler os contratos do programa e dizer aos meus clientes coisas obvias como que eles tem que lavar a louca, levar o lixo pra fora do apartamento em sacos, etc... Alguns precisam mesmo ouvir isso, mas na maioria dos casos eu fico com vergonha e tem gente que fica ofendida. Ai eu faco umas piadinhas mas nem sempre o pessoal ri. As vezes eh bem chato mesmo!!!
Enfim, sempre tem gente que tem aquela cara de que ta doido pra sair correndo dali!!!
Hoje um dos meus novos clientes passou a reuniao inteira olhando para algo por tras de mim, eu ate pensei que ele fosse tao timido que nao conseguia olhar diretamente nos olhos. E eu, que passo a reuniao inteira tentando fazer contato visual pra ler a expressao dos clientes e ver se eles estao me acompanhando (mania de professora), estava ficando frustrada.
Mas ele mal esperou a reuniao terminar e veio me perguntar porque eu tinha uma bandeira brasileira no meu escritorio. Era pra ela que ele tava olhando o tempo todo!!
Achei incrivel porque nao eh uma bandeira aberta. Eh na verdade uma canga de praia e ela esta pendurada so por uma ponta num ganchinho, caida, toda dobrada, e voce tem que conhecer mesmo a bandeira brasileira pra reconhece-la nesse estado.
Entao eu disse que tenho a bandeira porque sou brasileira mas nao tao nacionalista pra pendura-la de forma decente!!! :) Ai ele riu e me disse que eh capoeirista ha 3 anos, que tem um mestre brasileiro e que agora esta aprendendo portugues do Brasil (foi bem especifico)!
Depois desse breve dialogo, eu, que quase fiz a sala inteira dormir com os meus contratos, virei a pessoa mais "cool" que existe no planeta!!! Todos me fazendo mil perguntas e prestando atencao nas respostas!! Como eh que fiquei tao mais interessante de repente? Simplesmente porque descobriram que sou brasileira? Exatamente por isso! :) Nem pareciam as mesmas pessoas que ha poucos minutos me olhavam como se eu fosse a criatura mais chata e que eles estavam me aturando so porque precisam de ajuda com o aluguel!
Por conta disso estou pensando em, de agora em diante, iniciar minhas reunioes de orientacao me apresentando como sendo BRASILEIRA (antes de tudo) e gerente de habitacao. Depois mostro umas fotos de Fortaleza, coloco um sambinha pra tocar, sirvo um guaranazinho, falo um pouco sobre as praias, a comida, o futebol, o carnaval... Ai so depois de tudo isso, quando todos estiverem bem relaxados e me adorando, eu comeco a ler os contratos que eles tem que assinar!!! Que tal?
***
Eu ja sabia que revelar minha nacionalidade era super util em outras situacoes. Por exemplo, numa auditoria, voce faz, como quem nao quer nada, alguma referencia de "quando morava no Brasil" e la vem o auditor dizer que adora bossa nova, comecar a fazer perguntas, e esquece ate que esta aqui procurando alguma coisa errada na minha papelada. Simples assim.
Ou em qualquer evento social em que voce nao tem nada em comum com ninguem e nao sabe o que dizer, voce se salva facilmente. Solta qualquer coisa sobre as ferias no Brasil e pronto, ta tudo resolvido!!! Voce eh o centro das atencoes e nao precisa nem falar nada inteligente. Alias, qualquer coisa que voce disser ta valendo porque normalmente ninguem sabe nada sobre o pais, apenas tem um interesse inexplicavel por esse lugar exotico!!!
E qualquer coisa que voce disser sobre voce mesma tambem se torna interessante. Se eu disser que, por exemplo, tentei aprender a tocar violao aos 13 anos mas tenho um problema de coordenacao motora fina e tinha a maior dificuldade de pressionar as cordas, entao desisti, todos os meus ouvintes estaram prestando atencao, apesar de isso ser informacao extremamente irrelevante e sem graca. Mas notem que agora o meu sotaque (que ate entao ninguem notou que eu tinha) eh melodico, agradavel, sexy ate... Porque, afinal de contas, eu sou brasileira!!! :)
Ate os meus colegas de trabalho, que ja sabem de onde eu sou ha muito tempo, quando me ouvem dizer que vou viajar para o Brasil reajem como se fosse assim a coisa mais fantastica, e nao o equivalente a eles estarem indo visitar a familia numa cidadezinha de Wisconsin! Ta bom, ir a Fortaleza nunca vai ser o equivalente a ir pro interior de Wisconsin! Mas voces entenderam, ne?
***
Se nao acreditam em mim, experimentem uma vezinha fazer o mesmo. Mas atencao, isso nao tem o mesmo efeito em todos os lugares do mundo! Primeiro procure se informar sobre a fama dos brasileiros no local e o nivel de informacao do seu publico-alvo pra nao passar vergonha! Hehehe!

2 comments:

  1. Nossa, acho que ainda tenho muito trauma da Europa e evito dizer que sou brasileira. Passei poucas e boas na Itália por isso e levei muita cantada grosseira também. Mas o meu marido tem o maior orgulho de dizer que casou com uma italo-brasileira e diz isso pra todo mundo além de mostrar milhares de fotos do Rio pra todo mundo. Será que esse trauma passa com o tempo?

    ReplyDelete
  2. Se voce passar tempo suficiente longe dos centros urbanos que ja foram invadidos por turistas brasileiros (nem sempre muito educados) voce encontra essa admiracao. Aqui no Novo Mexico eu garanto que nao tem problema dizer que eh brasileira!! :)

    ReplyDelete