Wednesday, January 21, 2009

La Quiche Parisienne Bistro







Hoje foi um dia quase normal, depois de toda a agitacao dos ultimos dias.
E, como faco de vez em quando, fui almocar num bistro no centro da cidade, pertinho do trabalho. La Quiche Parisienne Bistro eh um lugar pequeno mas que tem sua propria padaria e o padeiro e dono, Bruno, eh frances. Ou seja, o pao, o croissant, o palmier, tudo feito por eles, eh maravilhoso!!! A esposa dele que trabalha de garconete e caixa eh a Sabine. Os dois sao daqueles franceses que moram aqui ha anos, falam ingles fluentemente mas o sotaque eh tao forte que parece que estao falando frances. Ela, na verdade, acho que as vezes diz umas palavras em frances no meio das frases.

Se voce sentar numa mesa perto do caixa vai ouvir varios dialogos interessantes com o americano que esta sendo atendido dizendo "Excuse me?" ou "What was that?" umas mil vezes. A Sabine nem liga. Se fosse eu no lugar dela estaria praticando ingles dia e noite pra evitar o problema de comunicacao. Mas eh porque eu nao sou francesa, sou brasileira. E brasileiro faz esforco pra ser entendido, acha que tem que aprender a lingua do turista gringo. Coisa de povo colonizado.

Enfim, tomei uma Orangina e comi um quiche loraine mravilhoso mas pequeno demais (queria mais). Coisa rara aqui nesse pais. Normalmente reclamo que eh comida demais e levo metade pra casa. Entao, como ainda tinha espaco no estomago, antes de voltar ao escritorio resolvi comprar um croissant de amendoas, um cafe e uma baguette pra levar pra casa. A Sabine, com toda naturalidade do mundo, pega o pao com a mao e coloca em cima do balcao enquanto passa meu cartao na maquina. Se eu estivesse pagando com dinheiro ela estaria pegando nas cedulas e moedas nojentas. Eu fiz de conta que estava em Paris e nao disse nada. Depois ela colocou num saquinho com metade do pao do lado de fora e me entregou. Continuei fazendo de conta que estava em Paris, coloquei o pao e o croissant na minha propria sacola (a que levo na bolsa), disse "merci" e sai.

Isso eh coisa que nao se ve aqui. Imagino se algum americano viciado em "hand sanitizer" ja reclamou. Vai ve que ela fez isso porque sabe que eu nao sou americana...

Mas o pao, que estou comendo agora, enquanto escrevo, esta delicioso! Deve ser o tempero especial das maos da Sabine e do balcao!!! :)




Nas fotos (que se voce estiver pensando que nao tem nada a ver com historia, engano seu!) eu, a Thelminha e o Ary (meus pais) comemos pao feito pelo Bruno (La Quiche!) que eles vendem nessa feira (Farmer's Market) dos sabados de manha de abril a outubro. As fotos foram tiradas no inicio de outubro de 2008, quando meus pais me visitaram. As barraquinhas da feira estao ao fundo na terceira foto. Nos fizemos um piquenique no parque. Compramos pao, croissant de amendoas (que eu estou comendo na foto -o mesmo que comprei hoje) e queijo de cabra com tomate seco (no potinho na foto) diretamente do produtor. O Ary partiu o pao a francesa!!! E olha a Thelminha com o bone do Obama!!!!! :)



No comments:

Post a Comment