Thursday, January 15, 2009

Liberal conservadora radical de extrema esquerda


Ha um ano mais ou menos fiz uma cadeira super interessante num programa de mestrado em Servico Social. O nome da disciplina era "Social Work Practice with Diverse Populations".

O curso foi maravilhoso mas no primeiro dia de aula o professor trouxe um questionario pra gente responder e ver em que grupo se encaixava: liberal, conservador, radical, sei la o que mais. Parecia aqueles testes da revista Capricho (ainda existe isso?). Americano adora essas coisas.

As perguntas eram as mais variadas e o resultado era baseado no numero de respostas a), b), c) ou d). Bom, como minhas respostas eram ben diferentes dependendo do assunto o meu resultado foi meio baguncado e eu sou mais ou menos isso ai: liberal conservadora radical (e de extrema esquerda, mas isso nao estava no teste). Eu passei metade da aula tentando explicar pro professor que tentar encaixar pessoas nessas "labels" nao faz sentido. Por exemplo, uma pessoa pode ser a favor da socializacao da saude como principio moral e contra casamento gay por respeitar um dogma religioso. Entao essa pessoa teria uma posicao conservadora e outra liberal, o que parece esquisito pras pessoas aqui.

Mas estou escrevendo tudo isso so pra dizer que eu sou mesmo isso tudo ai e vou dar um exemplo.
Na semana passada eu estava lendo o jornal "The Guardian" (considerado de esquerda) e fiquei muito chateada quando soube que a empresa inglesa Waterford/Wedgewood (que inclui Royal Doulton e Royal Albert) esta falida.
Sao 250 anos de tradicao em porcelana fina!!
Fiquei chocada e o Bryan mais ainda, olhando pra mim incredulo, sem entender porque eu ligaria pra isso. Who cares?, ele disse.
Well, guess what? I do!!! Porque tenho um enorme respeito por certas coisas tradicionais.
E um bom exemplo eh porcelana fina. Nao tenho uma colecao enorme porque nao tenho coragem de gastar muito dinheiro nisso. Ou melhor, porque nao tenho o dinheiro pra comprar mesmo. :)Mas depois mostro umas coisinhas que eu tenho.
A foto acima eh um conjunto de cha da Royal Albert (Old Country Roses) com que venho paquerando ha muito tempo. Mas isso eh da linha mais barata deles. Essas 3 pecas so custam $200!!!
E pensar que essas coisas nao vao mais ser fabricadas. Como eh que pode? Onde vamos parar???? Essa empresa sobreviveu inumeras guerras na Inglaterra nos ultimos 250 anos e vem essa crise financeira pra destrui-la...
Eh claro que enquanto tem gente morrendo de fome pelo mundo inteiro parece ridiculo eu me preocupar com a Waterford/Wedgewood. Mas nao vou mentir, ainda estou arrasada!
Porque, afinal de contas, o mundo tambem precisa de objetos belos.
E acho que vou ter que comprar o conjunto de cha da foto antes que vire peca de antiquario porque ai vai ficar mais caro ainda!!!! :)

1 comment:

  1. Esse foi um dos posts mais engraçados que já li. Eu fiquei imaginando a cara do Brian e a tua...

    ReplyDelete