Friday, January 30, 2009

Pra voces que pensam que tem maos limpas...

O predio da administracao da ONG onde trabalho eh numa casa convertida em escritorios. Todos os comodos (menos o banheiro) viraram escritorio, inclusive a cozinha. Adivinha onde eh meu escritorio? Isso mesmo, na cozinha! Ou melhor, em dois tercos dela. O resto ainda eh cozinha. Tem uma pia, uma geladeira pequena, micro-ondas e alguns armarios. Eu passo o dia tomando cafe por isso, porque eu vejo a cafeteira da minha mesa e sinto o cheiro o dia inteiro.
A outra "vantagem" de trabalhar dentro da cozinha eh que a nossa faxineira, Dolores, acaba passando mais tempo la que no resto do predio e nao para de falar comigo nenhum segundo. Ela fala quando eu estou no telefone com um cliente. Ela fala comigo ate quando esta usando o aspirador de po e nao da pra eu ouvir nada!!!
A Dolores trabalha segunda, quarta e sexta de manha. Ela vem limpar o banheiro, a cozinha, lava os pratos e passa o aspirador de po nos escritorios. De vez em quando ela tambem quer limpar as mesas, coisa que me deixa louca porque ela tira tudo do lugar. Mas eu acabo aprendendo muita coisa com ela. Um dia desses eu tive uma licao de higiene. Ate entao eu achava que essa obcecao por agua quente pra lavar mao, pratos, roupas, fosse coisa do Bryan, que toma banho com a agua tao quente que eu nao sei como nao arranca a pele dele!!! Mas aparentemente ele nao eh o unico. Existe uma crenca generalizada nesse pais que agua fria nao limpa!!! Se vc lavar as maos com agua fria elas continuam sujas, e os pratos ou roupas tambem!!!! Voces sabiam?
Eu (bem como a maioria dos meus leitores) passei a vida inteira de mao suja e comendo em prato sujo, com talheres sujos, usando roupa suja.
Entao eu, que so uso agua morna quando eh o jeito (no inverno), falei pra Dolores um dia desses que ia lavar as maos na pia da cozinha porque a torneira de agua quente do banheiro estava com defeito e a agua estava gelada demais. Ai ela complementou: e agua fria nao limpa nada!!! Ai eu resolvi explicar pra ela que la no pais exotico de onde eu venho praticamente so se usa agua fria pra lavar tudo. Ela ficou horrorizada. Disse mais uma vez que a sujeira nao sai, as bacterias nao morrem com a agua fria e nao adianta nada lavar mao, pratos ou roupas assim! Eh a mesma coisa que nao lavar!!! Ate roupa, gente!!
E ela me deu essa "licao" de civilizacao e desenvolvimento com um prazer enorme , como se estivesse salvando minha vida, e eu fiquei com a minha cara de terceiro-mundista sem ter mais como argumentar. :)
Ai fui fazer uma enquete entre alguns colegas de trabalh0 pra ver se eles tambem concordavam com a Dolores e com o Bryan. Pois todos, com excecao da minha colega do Equador, repetiram a mesma historia. A mesma coisa que o Bryan ja tinha me dito muitas vezes e eu achava que era uma das excentricidades dele. O povo todo eh apavorado com germes e bacterias, quer viver num mundo esterilizado. Que loucura coletiva!!!! Sera que els nao sabem que tem germe e bacteria em todo lugar e eles nunca vao conseguir se livrar de todos, a nao ser que resolvam viver em bolhas??? :)
Mas, enfim, ninguem me converteu. Nunca vou fazer parte da "seita da agua quente". Se eu vivi esse tempo todo (nao sei se comentei que vou fazer 40 anos...) com mao "suja", vou continuar assim. E mal sabe o Bryan que no verao e na primavera eu lavo a lou'ca inteira com agua fria porque detesto agua quente nas minhas maos. Alem de ser um desperdicio de energia!
Por isso tambem minha maquina de lavar roupa so funciona com agua fria. E minhas roupas, limpas ou nao, duram muito mais.
Eu sei que toda cultura tem suas "esquisitices" e que padroes de higiene variam muito, mas isso eh quase patologico na minha opiniao.
E olha a seguinte contradicao. No Brasil fruta comprada em supermercado ou na rua a gente lava antes de comer, ne? Ou sou so eu? Pois aqui eles passam na roupa (de preferencia na calca jeans que usam a semana inteira) e metem na boca. Ah, a nao ser que as roupas lavadas em agua quente daqui tenham o poder de desinfetar as frutas... Ta explicado. :)
Esse povo tem cada uma!!!!!

PS: O Bryan tambem nao muda de ideia. Nem depois de sobreviver um mes lavando as maos em agua fria em Brasilia, Fortaleza, Crato, Nova Olinda, Juazeiro, Pacoti e Guaramiranga. Ele continua achando que so agua "pelando" limpa.

1 comment: