Tuesday, January 6, 2009

O Rail Runner


Eu tinha prometido um post sobre o Rail Runner, o novo trem que liga as cidades de Belen, Los Lunas, Albuquerque, Bernalillo e Santa Fe. Mas eu estava esperando a chance de andar no trem pra falar da minha propria experiencia.
De 17 de dezembro (quando o trecho ate Santa Fe foi inaugurado) ate o domingo passado, se podia andar no trem de graca no fim de semana. So que ouvi falar que estava uma loucura, claro, porque aqui, como em qualquer lugar do mundo, de graca ate injecao na testa!!!!
Enfim, perdi a chance de andar de graca. Nao fui nesse fim de semana nao porque tinha muita gente, porque as vezes ate sinto falta de lugares lotados (aqui tem espaco demais e gente de menos). Foi o frio e a neve em Santa Fe que me fez desistir. Neve eh lindo e tudo mais mas so e bom se voce for esquiar. Quem me conhece sabe o quanto eu adoro esquiar (hahaha) mas quando chega o meio do inverno eu ja estou de saco cheio, contando os dias ate marco quando (na minha cabeca) vai comecar a esquentar. So na minha cabeca mesmo porque as vezes ta nevando em abril.


Anyway, ontem pensei em escrever sobre o tal trem de novo porque meu pai sugeriu esse tema e por causa de uma noticia que ouvi no radio. Desde domingo o governador do Novo Mexico, Bill Richardson, esta em todos os jornais, TV e radio! A razao, pra quem nao sabe, eh que ele ia ser o Ministro do Comercio do governo Obama mas foi forcado a desistir da nomeacao por causa de uma investigacao federal contra ele que vem rolando desde agosto. Hoje eu ouvi no radio o proprio Richardson falando que achava que a investigacao ja teria sido finalizada em dezembro mas nao terminou e bla, bla, bla...Ele esta sendo acusado de ter dado um contrato de milhoes de dolares pra uma empresa da California (CDR) que tinha anteriormente feito doacoes pra uma campanha politica dele. O interessante eh que parece que o contrato tem a ver com o Rail Runner. Mas eu nao sei os detalhes.

O projeto do Rail Runner foi muito polemico desde o inicio. Os moradores do Novo Mexico chegaram a achar que era melhor usar o dinheiro pra alargar a highway I-25 ao inves de investir em transporte publico. Isso porque todo mundo aqui eh viciado em carro. Nao sei como acabaram aprovando $135 milhoes de dolares pra Fase I do projeto e mais $250 milhoes pra Fase II.

Deixa eu explicar. A fase I foi um trecho bem mais curto que liga Bernalillo, Albuquerque, Los Lunas e Belen. Essa parte vem funcionando ha um tempinho, o primeiro trecho desde julho de 2006. O que acabou de ser inaugurado em dezembro foi a segunda fase que chega ate Santa Fe. Ainda tem umas estacoes no caminho entre Bernalillo e Santa Fe que nao foram inauguradas.
A estacao mais ao Sul eh em Belen e no extremo norte eh Santa Fe Depot.
O nome Rail Runner eh um trocadilho com Road Runner (Papa Leguas) que eh o passaro do estado do Novo Mexico. Sabe que aqui todo estado tem que ter um passaro, uma flor, e nao sei o que mais!
Com ou sem polemica eu acho o projeto fantastico. So em pensar no numero de carros que vao ficar estacionados fico feliz!!! :) A expectativa eh de que 500 mil pessoas usem o trem no trecho entre Albuquerque e Santa Fe durante o primeiro ano. Tem muita gente que mora em Albuquerque e trabalha em Santa Fe porque la eh a sede do governo (eh a capital do Novo Mexico!) entao a ideia eh que esses funcionarios do estado parem de dirigir todo dia pro trabalho.
Como eu disse num post anterior sobre Albuquerque, acho que estamos ficando mais civilizados aqui no "Velho Oeste".
PS: Antes que alguem corrija meu espanhol vou esclarecer que eu sei que "luna" eh feminino, mas a cidade ao sul de Albuquerque eh Los Lunas mesmo, com o artigo masculino. Tem gente que se muda pra ca e resolve dizer Las Lunas achando que sabe mais espanhol que o resto da populacao de um estado em que muita gente eh bilingue (ingles/espanhol)! Da pena, como diria o Marcio. :)

1 comment:

  1. A inauguração do Rail Runner foi certamente o maior acontecimento de New Mexico, em 2008, porque tudo agora é bem mais fácil na dinâmica interdependência das cidades de Albuquerque e Santa Fé. No campo político, o fato mais destacado do ano, certamente, foi a vitoriosa campanha de OBAMA para a Presidência! Valeu a torcida e a campanha voluntária.

    ReplyDelete