Wednesday, January 28, 2009

Minhas bibliotecas publicas e a socializacao de bens culturais

Aqui nos Estados Unidos, desde a Guerra Fria, as pessoas aprenderam a temer a ideia de socialismo, e de socializacao de qualquer coisa, seja la o que for. Na campanha eleitoral do ano passado, quando os republicanos comecaram a se desesperar, apelaram pro ultimo recurso: acusar o Obama de ser socialista! Hahaha! Porque americano tem medo de socialista e nunca votaria nele. Isso, claro, porque ninguem tem a menor ideia do que seja socialismo, so se sabe que nao eh coisa boa, que destruiria o "sonho americano". O plano dos republicanos nao funcionou. Nao porque o pavor ao socialismo diminuiu, mas porque o Obama convenceu que nao tem nada a ver com isso.
Alem disso, existe a eterna discussao sobre "big government" que eh o grande pecado do partido democrata. Aparentemente, a maioria dos americanos eh contra a interferencia do governo nem que seja para, por exemplo, garantir que criancas de baixa renda tenham acesso a saude publica (que nao existe aqui!).
Mas apesar disso tudo, existe um exemplo excelente de socializacao aqui nesse pais que ninguem questiona: o sistema de bibliotecas publicas. As bibliotecas sao administradas e mantidas pelo governo e ninguem paga nenhum centavo por nenhum dos servicos. Eu abri uma "conta" no sistema de bibliotecas de Albuquerque e posso pegar livros, DVDs, CDs em qualquer uma das 12 bibliotecas da cidade e mante-los por 21 dias de cada vez. Se passar dos 21 dias voce pode renovar (por telefone, pelo site ou pessoalmente) a nao ser que alguem tenha reservado aquele item.
Se voce atrasar a devolucao voce nao paga nada. Eles mandam um e-mail ou telefonam pra pessoa lembrando que passou do prazo. A unica ocasiao em que voce paga eh se voce perder alguma coisa. Ai voce precisa so repor o que perdeu, nao existe nenhuma multa absurda. Mas se a pessoa provar que a renda eh muito baixa nao precisa pagar.
Alem disso, as bibliotecas promovem tardes de leitura, pecas, teatrais e musica ao vivo, tudo de graca. Alem de ter computadores disponiveis pra qualquer pessoa e duas vezes por ano fazer uma venda de livros usados pra renovar o estoque. Os livros sao praticamente dados, os precos abaixo de 1 dolar. E as pessoas vao e participam.
Eu sei que eu acabei de descrever uma biblioteca publica como outro qualquer, que existe em qualquer lugar do mundo (ou algo parecido). O que eh impressionante eh isso ser normal nesse pais onde tudo tem que ser feito pela inciativa privada e nao se pode questionar o sistema do mercado livre.
Claro que servicos como seguranca publica (policia) e de emergencia (bombeiros) tambem sao gratuitos, mas nao completamente. Quando os bombeiros aparecem num acidente e ai vem uma ambulancia junto e toda aquela parafernalia exageradissima (nao eh so nos filmes e seriados!!!!) pode ter certeza que voce vai receber uma continha pelo passeio de ambulancia!
Por isso eu aprecio mais ainda as "minhas" bibliotecas.
Ontem fui na biblioteca San Pedro (que fica na San Pedro Road, pertinho da minha casa) e fiquei espantada com a selecao de DVDs. Eles receberam novos filmes e eu peguei "Brideshead Revisited" e "Persepolis" pra rever. E o acervo de documentarios e seriados da BBC ( que eu adoro) eh incrivel.
Mais tarde eu mostro umas fotos das bibliotecas que frequento mais: San Pedro e Wyoming (com um jardim de rosas lindo). Preciso encontrar as fotos em meio a centenas que meu pai tirou quando estava aqui. :)

No comments:

Post a Comment